Crédito: Wagner Carmo/VIPCOMM
Símbolos das vitórias do Corinthians em Majestosos nos últimos anos, o técnico Mano Menezes e o atacante Ronaldo estiveram no Pacaembu para acompanhar o clássico contra o São Paulo e deram sorte à equipe de Adilson Batista. Com muita facilidade, o Alvinegro ganhou do rival por 3 a 0, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Elias marcou os dois gols, no primeiro tempo, e Jucilei fechou a goleada na etapa final.
Com o empate do Fluminense contra o Vasco, o Timão diminuiu a vantagem para apenas dois pontos, já que soma 31 pontos, contra 33 dos cariocas. A equipe volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Cruzeiro, em Uberlândia. Já o São Paulo caiu para o 15º lugar, com 17 pontos, e está muito próximo da zona de rebaixamento. O Tricolor recebe o Vasco na próxima quarta-feira, no Morumbi.
O Pacaembu lotado (30 mil torcedores) contou com presenças ilustres para acompanhar o Majestoso. O atacante Ronaldo assistiu o jogo ao lado do presidente Andrés Sanchez. Quem também esteve no estádio foi Mano Menezes, ex-técnico do Corinthians e atual comandante da Seleção Brasileira.
Para agradar ao ex-comandante, o time do Corinthians começou a partida sufocando o São Paulo. Antes do primeiro minuto, Jorge Henrique recebeu bola pelo lado direito e cruzou rasteiro para Iarley. Antes do camisa 21 completar para as redes, a zaga são-paulina afastou o perigo.
Jogando no campo de ataque do rival, o Corinthians perdeu mais oportunidade aos 6min. Bruno César chutou cruzado para o meio da área. O zagueiro William dominou e chutou. Rogério Ceni fez grande defesa e espalmou para escanteio. O gol poderia ter acontecido dois minutos depois, mas Jorge Henrique furou o cruzamento e atrapalhou o contra-ataque corintiano.
Tentando explorar os contra-ataques, o São Paulo respirou e quase abriu o placar aos 15min. William bobeou na entrada da área, Ricardo Oliveira aproveitou, invadiu a área e chutou cruzado. A bola passou em frente o gol com muito perigo. Sozinho no meio da área, Fernandão reclamou muito do companheiro.
Com muita movimentação, Jorge Henrique foi o destaque do Corinthians nos primeiros minutos. Sempre explorando as costas de Junior Cesar, o xodó da Fiel foi até a linha de fundo e cruzou para Iarley. O camisa 21 fez o peixinho e a bola passou rente à trave do gol defendido por Rogério Ceni.
Depois de tanto pressionar, o gol do Alvinegro amadureceu aos 21min. Elias recebeu passe na entrada da área e chutou rasteiro no cantinho esquerdo de Rogério Ceni, que não conseguiu alcançar a finalização do volante corintiano. O gol do jogador foi um recado para Mano Menezes, que assisitiu a mais um triunfo do Corinthians sobre o São Paulo.
Em sete partidas como treinador do Corinthians, Mano Menezes nunca perdeu do rival. Em confrontos no Pacaembu a vantagem é ainda maior. Em três jogos, três vitórias.
O São Paulo teve chance de empatar em cobrança de falta. Aos 25min, Rogério Ceni aventurou-se ao ataque e bateu a infração com muito veneno, mas a bola passou por cima do gol. O Corinthians continuou com o domínio da partida, mas por querer jogar sempre em ritmo alucinante, desperdiçou boas oportunidades no ataque para aumentar a vantagem.
Entregue, o Tricolor apenas assistia o ataque do Corinthians jogar. Aos 44min, Cléber Santana saiu jogando errado e lançou para Bruno César, que tocou para Jorge Henrique. O baixinho olhou para a área e apenas rolou para Elias completar para o gol vazio, fazer seu segundo gol na partida e levar a torcida corintiana à loucura no Pacaembu.
Ao sair para o intervalo, o atacante Ricardo Oliveira afirmou que tinha medo de perder o clássico de goleada. Para evitar uma tragédia no Pacaembu, o técnico Sérgio Baresi alterou o time no intervalo. Colocou Richarlyson e Marcelinho nos lugares de Rodrigo Souto e Marlos.
As alterações não deram certo no começo da etapa final. Na saída de bola, o Corinthians saiu jogando e ganhou em escanteio. Na cobrança, o pequenino Iarley ganhou no alto de Casemiro e cabeceou para fora. Tudo isso, com apenas cinquenta segundos.
A defesa do São Paulo continuou batendo cabeça. Aos 4min, Roberto Carlos cobrou falta para tentar sair em contra-ataque. Sem ninguém, Miranda se afobou e cabeceou para trás. A bola encobriu Rogério Ceni e quase que o zagueiro marca um golaço contra.
O segundo tempo começou como o primeiro, com o Corinthians sufocando. Alessandro saiu do meio-campo costurando a zaga adversária, tabelou com Bruno César, mas quando sairia na cara de Rogério Ceni, Miranda cortou de carrinho para
escanteio. A pressão não cessou e Iarley fez boa jogada pelo lado direito, só que cruzou em cima da zaga.
O São Paulo conseguiu segurar a bola apenas depois de 13min. Marcelinho recebeu passe de fora da área, e com espaço, o jogador chutou por cima do gol. No lance seguinte, o mesmo Marcelinho tabelou com Jean, que cruzou na boca do gol, mas Chicão afastou para escanteio.
No momento em que o adversário passava a ameaçar, o Corinthians voltou a ameaçar. Depois de trabalhar a bola no campo de ataque, Roberto Carlos tocou para Elias, que deixou para Jorge Henrique, que girou e chutou colocado para boa defesa de Rogério Ceni.
A goleada começou a ser construída aos 25min. Alessandro cruzou da direita, Bruno César acertou um belo sem pulo. A bola ia no ãngulo, mas Rogério Ceni fez mais bonito que o camisa 10 corintiano e espalmou para escanteio. Na cobrança de escanteio, Bruno César lançou no meio da área e Jucilei subiu sozinho para cabecear no canto direito de Rogério Ceni e aumentar a festa da Fiel Torcida no Estádio do Pacaembu.
O gol não diminuiu o ímpeto dos atletas corintianos. Aos 29min, Bruno César recebeu passe de Elias, se livrou do marcador e bateu no canto. Rogério Ceni apenas amorteceu a bola. No lance seguinte um fato inusitado. Jorge Henrique recebeu lançamento longo, tentou evitar a saída para a lateral e derrubou o assistente.
A chance de velha máxima do futebol de vira dois e termina quatro foi impedida pelo goleiro Rogério Ceni. Aos 43min, o goleiro fez defesa milagrosa em chute de Alessandro, que apareceu sozinho no meio da área.
Com o resultado deste domingo, o São Paulo está há dez partidas sem vencer o Corinthians, ou três anos e meio. No período foram seis vitórias do Alvinegro e quatro empates.
Crédito: Wagner Carmo/VIPCOMM
VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira