Crédito: Wagner Carmo/VIPCOMM
SÃO PAULO - Vitória, jejum aumentado e, de quebra, mais tranquilo no G-4. Sem sustos, o Corinthians venceu o rival São Paulo neste domingo, por 3 a 0, com dois de Elias e um de Jucilei, no Estádio do Pacaembu, pela 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro e, também graças ao tropeço do Fluminense diante do Vasco, se aproximou da liderança.
Com a vitória, a oitava em oito jogos como mandante no Pacaembu, o Corinthians chegou a 31 pontos, apenas dois atrás do líder Fluminense - que empatou no Rio com o Vasco por 2 a 2. O time de Adilson Batista agora também tem nove pontos de vantagem para o quinto colocado Avaí, o primeiro que poderia tirar a equipe da zona de classificação para a Libertadores.
Já o São Paulo, que novamente mostrou um futebol apagado, chega ao décimo jogo sem conseguir vencer o rival e permaneceu com 17 pontos, apenas dois a mais que o Grêmio, o melhor classificado entre as equipes que estão na zona do rebaixamento.
Na próxima rodada, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro, no Estádio João Havelange, em Uberlândia. Já o São Paulo, em busca de reabilitação no campeonato, encara o Vasco, no Morumbi. Os dois jogos estão marcados para quarta-feira, às 22h.
Abafa. Os primeiros minutos foram de intensa pressão do Corinthians sobre a zaga do São Paulo. No entanto, até os 20, o time só chutou uma vez ao gol, com William, meio desequilibrado na área, numa batida que exigiu grande defesa de Rogério Ceni.
Na segunda vez que conseguiu concluir na direção certa, o Corinthians abriu o placar. Aos 21, depois de boa tabela no ataque, Elias recebeu de Bruno Cesar na entrada da área e mandou no canto esquerdo de Rogério Ceni.
Depois do gol, o São Paulo acordou para o jogo, tocando a bola no ataque - por vezes excessivamente, sem arriscar um chute de longe, ou um cruzamento pelo alto para Ricardo Oliveira ou Fernandão.
Enquanto isto, apesar de não sofrer uma pressão tão intensa, o Corinthians recuou, se postando mais no campo defensivo, acreditando no contra-ataque, aproveitando as características de Jorge Henrique e Iarley.
A velocidade do ataque corintiano, aliás, foi a grande arma da equipe para o segundo gol. Aos 44, Bruno Cesar fez grande passe na área para Jorge Henrique, que entrou bem nas costas de Júnior Cesar para cruzar rasteiro e aproveitar a entrada de Elias, que livre pelo meio, só completou para o gol.
Ritmo lento. No segundo tempo, o São Paulo voltou mais aguerrido, mas ainda sofrendo com a instabilidade da zaga - nem mesmo a entrada de Richarlyson, no intervalo, conseguiu dar tranquilidade ao time do técnico Sérgio Baresi.
Já com vantagem confortável no placar, o Corinthians tratou de diminuir o ritmo, apenas administrando o resultado.
Mas mesmo em ritmo lento, o Corinthians conseguiu chegar ao terceiro. Aos 25, após batida curta de escanteio, Jorge Henrique levantou na área para Jucilei cabecear firme e fazer o seu primeiro gol no Brasileirão.
O terceiro gol foi um balde de água fria no São Paulo, que seguiu pressionando, mas esteve sempre mais perto de tomar o quarto em um contra-ataque do que diminuir o prejuízo. Mostra, foi a batida da altura da marca do pênalti de Alessandro, já aos 42, após passe de Bruno Cesar da direita, que Rogério milagrosamente pegou, no último lance importante do jogo.
Antigo chefe. Os corintianos reencontraram um velho conhecido neste domingo, no Pacaembu. Hoje técnico da seleção brasileira, Mano Menezes acompanhou a vitória dos ex-comandados das tribunas do estádio.
Ronaldo, ainda sem condições de jogo, foi outro espectador ilustre no Pacaembu. O Fênomemo poderá voltar a atuar pelo Coritnthians ainda em setembro.
Corinthians 3 - Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William, Roberto Carlos (Edu), Ralf, Elias (Paulinho), Jucilei , Bruno César, Jorge Henrique e Iarley (Souza). Técnico: Adilson Batista
São Paulo 0 - Rogério Ceni, Jean, Xandão, Miranda , Junior Cesar (Sérgio Mota), Casemiro, Rodrigo Souto (Richarlyson), Cléber Santana, Marlos (Marcelinho), Fernandão e Ricardo Oliveira. Técnico: Sérgio Baresi
Gols - Elias, aos 21 e aos 44 minutos do primeiro tempo. Jucilei, aos 25 minutos do segundo tempo; Árbitro - Wilson Luiz Seneme; Auxiliares - Emerson Augusto de Carvalho e Daniel Luis Marques; Público - 28159 pagantes / 30632 total; Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Crédito: Wagner Carmo/VIPCOMM
VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira