Crédito: Gaspar Nóbrega
O São Paulo já usou o Cruzeiro para se restabelecer nesta temporada uma vez e agora quer fazê-lo de novo. Em crise após a eliminação na Copa Libertadores e a saída do técnico Ricardo Gomes, a equipe pega a Raposa às 16 horas (de Brasília) deste domingo, no Morumbi, com Sérgio Baresi interinamente no comando para aplacar as críticas e reagir no Campeonato Brasileiro.
Antes do primeiro encontro entre os times, em maio, a situação do Tricolor Paulista era semelhante à vivida atualmente. Às vésperas das quartas de final da Libertadores, estava desacreditado e extremamente contestado pelos recentes tropeços. As duas vitórias obtidas com boas atuações foram o suficiente para dar ânimo novo ao elenco, passando a ser favorito à conquista continental.
As expectativas da torcida não se confirmaram e, após a queda diante do Inter, na semifinal, o Tricolor ainda trabalha para reunir os cacos. Após o empate por 1 a 1 com o Atlético-PR obtido sob o comando de Milton Cruz, Sérgio Baresi foi chamado das categorias de base para dar jeito ao time. Ele acredita que, em sua estreia, o Tricolor terá força para reagir.
"O torcedor por esperar uma equipe aguerrida e comprometida com a vitória, porque esse é o sentimento. Sabemos que é um momento de transição e a saída da Libertadores demora um pouco para ser absorvida, mas o comprometimento do time é visível. Estamos altamente confiantes", afirmou o treinador. O elenco do Tricolor projeta uma partida difícil, mas não vê possível revanche da Libertadores,.
"Não acho que os jogadores do Cruzeiro virão com o pensamento vingativo. Eles vêm querendo vencer, mas nós também esperamos ganhar. Temos a responsabilidade de jogar em casa. Será um jogo complicado e bem disputado, mas não tem nada a ver com Libertadores", opinou o zagueiro Renato Silva, que será titular da zaga por conta dos desfalques que a equipe tem.
Miranda está suspenso e Alex Silva e Xandão foram vetados pelo departamento médico, assim como Richarlyson. Rodrigo Souto é dúvida, com entorse no tornozelo esquerdo. Caso não tenha condições de jogo, Carlinhos Paraíba deve ser a novidade no meio-campo. Na zaga, o jovem Samuel atuará ao lado de Renato Silva. Dagoberto voltou a ser relacionado, mas permanecerá na reserva.
Os cruzeirenses confiam que neste domingo colocarão fim ao jejum diante do São Paulo, em partidas pelo Campeonato Brasileiro, jogando no Morumbi. Desde abril de 2003, quando superou os anfitriões por 4 a 2, a Raposa não sai com três pontos da capital paulista. Desde então, foram três empates e quatro derrotas. No ano passado, porém, o Cruzeiro venceu por 2 a 0, mas a partida era válida pela Copa Libertadores.
Para ter sua missão facilitada, o técnico Cuca conta com a estreia do armador Montillo. O jogador foi contratado junto ao Universidad de Chile e, desde que chegou à Toca II, o treinador não disfarçou sua intenção em dar a camisa 10 celeste ao argentino. Já o atacante Thiago Ribeiro retorna à equipe, depois de cumprir suspensão na partida contra o Grêmio Prudente.
O zagueiro Gil, outro que estava suspenso, espera manter o bom nível do setor que, desde a chegada do técnico Cuca, sofreu apenas três gols em seis jogos. O jogador sabe que terá pela frente uma parada dura para anular jogadores como Fernandão e Ricardo Oliveira. "São dois excelentes jogadores, mas nós sabemos como pará-los. Nas duas partidas anteriores, não tomamos gols e queremos levar isso pra lá também", assegura.
Autor de um dos gols da vitória celeste no último duelo, o volante Henrique rechaça o tom de vingança. "São dois times grandes, é um confronto muito difícil. Novo jogo, uma nova história. O Cruzeiro está preparado para fazer seu papel e trazer uma boa vitória. São jogadores novos, muda muito de um jogo para outro. A gente não pode levar pra esse lado de revanche", desconversa.
Mesmo não se importando com revanche, o meio-campo se inspira no golaço que marcou no ano passado, para triunfar novamente no Morumbi. " Aquele gol sempre fica como uma lembrança boa. A gente tem condições de chegar lá e vencer", aposta.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x CRUZEIRO
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 15 de agosto de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Júlio César Rodrigues Santos (RS) e Fabio Pereira (TO)
SÃO PAULO:
Rogério Ceni;
Jean,
Samuel,
Renato Silva e
Junior Cesar;
Casemiro,
Cleber Santana,
Carlinhos Paraíba (Rodrigo Souto) e Marlos;
Fernandão e
Ricardo Oliveira
Técnico: Sérgio Baresi (interino)
CRUZEIRO:
Fábio;
Jonathan (Rômulo),
Gil,
Edcarlos e
Diego Renan;
Fabrício,
Henrique,
Éverton e
Montillo;
Thiago Ribeiro e
Wellington Paulista
Técnico: Cuca
Crédito: Gaspar Nóbrega
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar