Acostumado a lidar com as jovens promessas das categorias de base do São Paulo, Sérgio Baresi manteve o estilo didático de trabalho na equipe principal. Na manhã desta sexta-feira, comandou treino tático no qual não parou de falar, explicando meticulosamente desde o posicionamento dos atletas até forma como deveriam bater na bola para fazer um cruzamento. Um legítimo professor.
"Acho isso bom. Ele está sempre dando atenção, parando tudo para conversar com o elenco, explicar a parte tática. É muito participativo", opinou o lateral esquerdo Junior César, aprovando o rótulo de "professor" depois de passar a manhã atendendo a pedidos de Baresi. Ele insistiu para que os laterais alçassem a bola na área de diferentes formas (na segunda trave, aberta, fechada, em cima do goleiro).
Como bom mestre, o treinador interino já passou uma 'lição de casa' ao elenco do São Paulo. Para a partida deste domingo, contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, os jogadores terão de ler uma espécie de "dossiê" sobre a Raposa, preparado pela comissão técnica. Além de cinco páginas de informações, o Briefing inclui um dvd com 7 minutos de imagens.
"Trabalhamos isso paralelamente. É uma forma de acrescentar informação. O atleta bem informado se torna diferente", defendeu o comandante. Junior Cesar admite que a entrega de dossiês a cada um dos atletas não é prática comum no Tricolor: "Estamos acostumados a ver vídeos, mas essa é uma situação interessante. Mostra o interesse do grande profissional. É algo legal".
Baresi se animou ao falar sobre a lição de casa e já foi cobrado por isso. Ao cruzar com Rogério Ceni na saída dos vestiários do CT da Barra Funda, ouviu reclamação sobre a falta de informação quanto aos batedores de pênalti do Cruzeiro. "Nós temos essa informação. Não coloquei isso porque ia aumentar em duas páginas e sei que, às vezes, tem jogador que não gosta muito de ler", respondeu ao capitão.
No dia seguinte, o interino entregou ao camisa 1 o complemento do dossiê cruzeirense. Agora, espera que todos os atletas estejam bem informados antes da preleção para a partida no Morumbi. Baresi ainda admitiu que a angariação das informações tem ajudado a controlar a ansiedade pela estreia no cargo: "Tenho ocupado a cabeça com isso, porque não dá tempo de pensar em mais nada".
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar