O São Paulo conta com sua história na Libertadores para eliminar o Inter
Foto: Lucas Uebel/Vipcomm/Divulgação
O São Paulo enfrenta o Inter nesta quinta-feira, às 21h50, no Morumbi, contando com seu passado de viradas históricas na Copa Libertadores. Tradicional no torneio, o time tricolor conseguiu reverter o resultado adverso da partida de ida em quatro oportunidades ao longo dos anos.
A primeira delas foi na decisão do título de 1992. Na ocasião, o clube do Morumbi foi derrotado pelo Newells Old Boys por 1 a 0, em Rosário, na Argentina. No duelo de volta, devolveu o placar e triunfou na disputa por pênaltis por 3 a 2. Raí, Ivan e Cafu converteram para a equipe brasileira, e Berizzo, Mendoza e Gamboa desperdiçaram para o adversário. O meia Raí também fez o gol no tempo normal.
No ano seguinte, o mesmo Newell´s´foi o antagonista de uma nova virada do São Paulo. No confronto de ida, vitória dos argentinos por 2 a 0. O resultado poderia ter dificultado o bicampeonato do clube tricolor, se não fosse uma goleada por 4 a 0 no Morumbi e a passagem às quartas de final garantida. Depois disso, o time paulista seguiu rumo ao seu segundo troféu continental.
Outro clube da cidade de Rosário participou da terceira vez em que o São Paulo conseguiu reverter o resultado negativo do primeiro jogo. Em 2004, o time do Morumbi encarou o Rosario Central pelas oitavas de final, após ser derrotado por 1 a 0, e conseguiu vencer o segundo encontro por 2 a 1. Na disputa por penalidades, triunfo brasileiro por 5 a 4 e a vaga carimbada nas quartas.
Na última virada são-paulina na Libertadores, o time brasileiro fez outro clube argentino de vítima. O tradicional Estudiantes venceu em La Plata por 1 a 0 pelas quartas de final de 2006, mas acabou derrotado no Morumbi por 1 a 0. Em nova batalha nos pênaltis, a equipe paulistana fez valer o apoio de sua torcida e se classificou com uma vitória por 4 a 3.
As quedas após perder no primeiro jogo:
O São Paulo ainda foi derrotado na primeira partida de um jogo de mata-mata de Libertadores em três oportunidades. Em 1994, o clube brasileiro até devolveu o 1 a 0 sofrido pelo Vélez no embate inicial da decisão, mas sucumbiu na disputa por pênaltis e perdeu a chance de conquistar o tricampeonato continental.
Depois disso, encarou o próprio Internacional ¿ mesmo rival desta quinta-feira ¿ na edição de 2006, novamente na final do torneio. Uma surpreendente derrota no Morumbi por 2 a 1 foi fatal para a conquista do tetra, já que o time gaúcho segurou um heroico empate por 2 a 2 no Beira-Rio e conquistou sua primeira Libertadores na história.
A última queda são-paulina após um insucesso no confronto de ida foi justamente na edição passada, em 2009. O clube tricolor sofreu dois reveses para o Cruzeiro ¿ por 2 a 1 e por 2 a 0 ¿ e deu adeus da competição nas quartas de final. No entanto, se vingou do time mineiro nesse ano, também nas quartas, após duas vitórias por 2 a 0. Resta saber se a equipe paulista terá fôlego suficiente para despachar os algozes de 2006 e avançar rumo ao tetra.
VEJA TAMBÉM
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- River Plate de Gallardo interfere nos planos do São Paulo FC no mercado
- PROVOCAÇÃO? Milly alfineta o São Paulo e afirma que a camisa do tricolor tem menos valor que rival brasileiro