O Inter venceu o São Paulo por 1 a 0 na partida de ida no Beira-Rio
Foto: Marcos Nagelstein/Vipcomm/Divulgação
São Paulo e Inter se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h50, no Morumbi, em busca de uma vaga na decisão da Libertadores. O time tricolor terá pela frente não apenas o algoz da edição de 2006, mas também um verdadeiro tabu que assola os clubes paulistas na competição. Isso, porque os times do Estado foram eliminados todas as vezes que encontraram equipes gaúchas no torneio continental.
A primeira vez que ocorreu o choque foi em 1995. Na ocasião, um épico duelo entre Grêmio e Palmeiras nas quartas de final embalou o time tricolor rumo ao seu segundo título de Libertadores. O primeiro jogo terminou com massacre gremista por 5 a 0 no Sul, e no embate de volta quase a equipe alviverde deu o troco: 5 a 1, resultado insuficiente para eliminar o adversário e avançar no campeonato.
No ano seguinte, o mesmo Grêmio enfrentou o Corinthians, também pela fase de quartas de final. O clube alvinegro buscava seu primeiro título na competição, mas foi surpreendido em São Paulo e levou 3 a 0. No jogo de volta, reverter o resultado em pleno Olímpico era tratado como impossível e, de fato, não aconteceu. O time do Parque São Jorge venceu por 1 a 0 e acabou dando adeus ao certame.
Rio Grande do Sul e São Paulo se encontraram de novo apenas dez anos depois, em 2006. Na decisão do torneio continental, o time tricolor da capital paulista recebeu o Inter em casa acabou sendo derrotado por 2 a 1, em pleno Morumbi. Na segunda partida, precisava devolver a vitória fora de casa para levar para os pênaltis, mas o clube colorado foi consistente no Beira-Rio e empatou por 2 a 2, deixando o São Paulo com o vice.
Em 2007, novos confrontos entre paulistas e gaúchos fariam do Grêmio o maior carrasco do Estado. Primeiro, eliminou os são-paulinos nas quartas de final, após revés por 1 a 0 no Morumbi e triunfo por 2 a 0 no Olímpico. Depois, na semifinal, encarou o Santos, e despachou o time alvinegro com um 2 a 0 no duelo de ida, já que no jogo de volta o clube santista venceu por 3 a 1 na Vila Belmiro, placar que classificou a equipe gremista à decisão pelo número de gols marcados fora de casa.
Choques pela primeira fase:
Rio Grande do Sul e São Paulo também se enfrentaram em outras oportunidades pela competição continental, todas pela primeira fase. Em 1977, o Inter "eliminou" o Corinthians do Grupo 3 com um empate na capital paulista (1 a 1) e uma vitória no Beira-Rio (1 a 0). Se o time alvinegro tivesse triunfado nos dois jogos, teria se classificado na chave que também contou com El Nacional e Deportivo Cuenca, do Equador.
Além disso, os dois Estados se encontraram novamente na edição de 1982, mas não tiveram sorte. São Paulo e Grêmio empataram duas vezes (2 a 2 no Morumbi e 0 a 0 em Porto Alegre) e foram eliminados do Grupo 2, que também apresentava o uruguaio Peñarol (avançou à fase seguinte como primeiro colocado da chave) e o Defensor (ficou em último).
A última vez que o choque ocorreu no primeiro estágio da Libertadores foi em 1995, quando Palmeiras e Grêmio caíram no Grupo 4, se confrontaram em São Paulo (vitória do time alviverde por 3 a 2) e em Porto Alegre (empate por 0 a 0) e lideraram a etapa, em uma chave que contava com os equatorianos Emelec (se classificou em terceiro) e El Nacional (eliminado). Meses depois, gremistas e palmeirenses protagonizariam o inesquecível duelo das quartas de final já citado anteriormente.
No total, são 6 vitórias dos times do Sul, 5 dos times paulistas e 5 empates em Copas Libertadores. No entanto, as equipes gaúchas eliminaram os adversários do Sudeste em seis oportunidades na história da competição, se contarmos com os duelos entre Inter e Corinthians na primeira fase da edição de 1977. Por isso, se quiser avançar rumo ao seu tetracampeonato continental e mundial o São Paulo terá que "desengasgar" os carrascos de Porto Alegre de uma vez por todas.
Confira abaixo todos os duelos entre paulistas e gaúchos na Libertadores:
Libertadores de 1977
Grupo 3 - Primeira Fase
Corinthians 1 x 1 Internacional - 03/04
Internacional 1 x 0 Corinthians - 24/04
Libertadores de 1982
Grupo 2 - Primeira Fase
São Paulo 2 x 2 Grêmio - 13/08
Grêmio 0 x 0 São Paulo - 03/09
Libertadores de 1995
Grupo 4 - Primeira Fase
Palmeiras 3 x 2 Grêmio - 21/02
Grêmio 0 x 0 Palmeiras - 22/03
Quartas de Final
Grêmio 5 x 0 Palmeiras - 26/76
Palmeiras 5 x 1 Grêmio - 02/08
Libertadores de 1996
Quartas de Final
Corinthians 0 x 3 Grêmio - 15/05
Grêmio 0 x 1 Corinthians - 24/05
Libertadores de 2006
Final
São Paulo 1 x 2 Internacional - 09/08
Internacional 2 x 2 São Paulo - 16/08
Libertadores de 2007
Oitavas de Final
São Paulo 1 x 0 Grêmio - 02/05
Grêmio 2 x 0 São Paulo - 09/05
Semifinal
Grêmio 2 x 0 Santos - 30/05
Santos 3 x 1 Grêmio - 06/06
VEJA TAMBÉM
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- River Plate de Gallardo interfere nos planos do São Paulo FC no mercado
- PROVOCAÇÃO? Milly alfineta o São Paulo e afirma que a camisa do tricolor tem menos valor que rival brasileiro