publicidade

Site da Fifa: Semifinais de tirar o fôlego

A ação está de volta à 51ª edição da Copa Libertadores da América, que chega à reta final com os dois confrontos de ida das semifinais. De um lado, se enfrentam Internacional e São Paulo, dois clubes que já alcançaram a glória no continente. De outro, estão Universidad do Chile e Chivas Guadalajara, equipes que sonham com o primeiro título no torneio. A seguir, o FIFA.com analisa uma semana que promete esquentar o inverno sul-americano.

A rodada
Internacional x São Paulo
Quarta-feira, 28 de julho, 21h50 (hora local), Estádio Beira-Rio

A chave brasileira das semifinais conta com dois clubes experientes: tanto o Inter quanto o São Paulo já conquistaram o título mais importante do continente mostrando autoridade. Agora, os protagonistas da final de 2006 — quando o Colorado se sagrou campeão pela primeira e última vez — voltam a se encarar em um duelo que promete.

O Inter não conta mais com o técnico Jorge Fossati. Em compensação, voltaram Renan, Tinga e Rafael Sóbis — três jogadores fundamentais para que o clube levantasse a taça há quatro anos e que se juntaram a Índio e Bolívar, outros remanescentes do último confronto. Agora, sob o comando de Celso Roth, eles esperam chegar a outra vitória para ficar mais perto da vaga na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

No entanto, o São Paulo conta com a experiência e o poder ofensivo necessários para buscar a revanche e tentar superar a fase de incertezas que vive no Brasileirão. O Tricolor Paulista contratou Ricardo Oliveira para formar a dupla de ataque com Fernandão, que, há quatro anos, ganhou o título da Libertadores pelo Inter. No entanto, o atacante só deve mesmo estar pronto para a partida de volta no Morumbi. Nesta quarta-feira, o clube terá de elevar o nível em relação aos últimos quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro — em que somou apenas um ponto — e ainda controlar uma torcida e um time embalados — o Inter segue com 100% de aproveitamento após a Copa do Mundo da FIFA — para seguir sonhando com mais uma final.

Chivas Guadalajara x Universidad do Chile
Terça-feira, 27 de julho, 20h15 (hora local), Estádio Azteca


Mexicanos e chilenos buscam a primeira decisão de suas histórias em um duelo que pode surpreender. O Chivas, que entrou na competição nas oitavas de final, conseguiu avançar nos mata-matas sem cinco dos seus titulares, cedidos à seleção do México durante a preparação para a Copa do Mundo da FIFA. Agora com o elenco reforçado — apenas Javier Hernández, contratado pelo Manchester United, não voltou —, chega à semifinal renovado e com otimismo. O dado curioso fica por conta do local do jogo: será o mítico Estádio Azteca, cenário habitual dos jogos do América, o arquirrival do clube de Guadalajara.

Em compensação, na Universidad do Chile — que só chegou a uma única semifinal da Libertadores, em 1996 — a situação é oposta. Depois da África do Sul 2010, o clube perdeu o uruguaio Álvaro Fernández e o chileno Marco Estrada. No entanto, a confirmação de que Walter Montillo permanecerá até o fim da campanha do clube na competição trouxe tranquilidade ao técnico uruguaio Gerardo Pelusso, que no ano passado alcançou esta mesma fase com o Nacional do Uruguai.

Fique de olho
Fernandão (São Paulo)
O atacante de 32 anos será um dos protagonistas da semifinal brasileira. Em 2006, ele foi fundamental para que o Inter conquistasse o título, marcando um dos gols decisivos na partida de volta da final contra o São Paulo. Hoje, com a camisa do Tricolor Paulista, ele tentará estragar a festa da torcida adversária, que o considera um dos seus maiores ídolos. Vale lembrar que neste ano, antes da pausa para a Copa, ele balançou as redes no Beira-Rio na vitória do time de Ricardo Gomes por 2 a 0.

O número
100 — A porcentagem de aproveitamento do Chivas jogando em casa na atual edição da Libertadores. O clube ganhou as suas duas partidas anteriores, marcou seis gols e não sofreu nenhum. Sem dúvida, é um rendimento a se copiar fora do Estádio Jalisco.

A frase
"Nós nos sentiremos em casa onde quer que joguemos. Apesar de até hoje termos jogado como visitantes no Azteca, sempre contamos com uma torcida grande e desta vez teremos o estádio inteiro torcendo por nós. O Chivas é o clube do México."
Luis Michel, goleiro do Chivas Guadalajara

Jogos da rodada
Terça-feira, 27 de julho
Chivas Guadalajara (MEX) x Universidade do Chile (CHI)

Quarta-feira, 28 de julho
Internacional (BRA) x São Paulo (BRA)

VEJA TAMBÉM
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação
- Brilho de Ferreirinha e grandes defesas de Rafael. Confira os destaques da atuação do São Paulo na Libertadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 17 1

Comentários (12)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.