publicidade

Afinal, qual o problema do SPFC?

Essa pergunta não sai da minha cabeça.... um grande clube, um excelente elenco, a maior estrutura brasileira em se tratando de entidade desportiva, excelente saúde financeira, profissionais de ponta... Podemos elencar aqui vários adjetivos para descrever a grandeza do SPFC. Mas então, por quê o clube não vem obtendo bons resultados nos últimos 2 anos? Qual o problema afinal?

Confesso que venho pensando nisto deste o Paulistão do ano passado e vejo que o Tricolor vem recorrendo em vários erros nestes 2 últimos anos. Uma inconstância incrível na performance dentro de campo, nenhum campeonato ganho, incógnitas, oscilações. Muito embora seja o clube com a melhor infra-estrutura brasileira, isto não está se traduzindo em vitórias, em conquistas. Falta um craque? É o técnico o único culpado? Não creio que seja nem uma nem outra coisa.... penso que é uma série de fatores que estão levando o time a se comportar de maneira "morna" dentro de campo. Acredito que isto se deve principalmente à falta de mudanças significativas no modelo de gestão do clube bem como na maneira de treinar os jogadores. Podem observar, que mesmo mudando alguns jogadores, o SPFC não consegue grandes efeitos dentro de campo. Eis aí o exemplo do Washington (brilhante no Fluminense, aquém das expectativas no São Paulo), Dagoberto, idem... Cicinho, veio e não pôde mostrar seu futebol na posição que lhe fez ir à uma Copa do Mundo... O que está acontecendo então? Vou arriscar alguns palpites, fora os acima já mencionados:

1) Diretoria acomodada: penso que a diretoria e os conselheiros do clube estão mais interessados na Copa de 2014 do que em fazer o SPFC ganhar títulos. Não houve investimento em jogadores de peso. Não que o SPFC precise de um Ronaldo Fenômeno ou de um Robinho, pelo contrário, nosso clube não é movido por um só jogador, mas sim pelo conjunto. Mas é fato que embora tenha um bom elenco, falta alguns nomes de destaque para dar um novo ar ao clube.

2) Técnico: não posso deixar de falar do Ricardo Gomes. O que, afinal de contas, ele acrescentou ao SPFC neste 1 ano de clube? Sinceramente? Em minha opinião, NADA. Pelo contrário, eu percebo que o clube regrediu ao invés de progredir durante o seu comando. Culpa do Ricardo? Sim, quando pensamos que é dele a responsabilidade de extrair o melhor de cada jogador (coisa que ele simplesmente ignora e/ou não sabe fazer) e Não... culpa maior de quem o contratou. Posso estar sendo saudosista aqui ao falar em Muricy, mas ele sim é técnico com perfil são-paulino. E eu acredito que se ele ainda estivesse no comando, teríamos um time bem melhor em campo, mesmo com os mesmos jogadores.

3) Motivação do time: atenção! Não estou falando aqui que os jogadores recebem pouco e por isso estão jogando pouco. Muito pelo contrário!! Sabemos que ganham bem, afinal o SPFC é um grande clube! Estou falando aqui da auto-motivação, pois ninguém consegue motivar outra pessoa, a não ser ela mesma. É a auto-motivação que faz com que o jogador mude sua postura, seus instintos, inspira-se e finalmente, entre em campo com obstinação, ou seja, fatores internos que podem ser vistos quando assistimos a uma excelente partida.Os jogadores que são a nossa base (considero aqui Miranda, Hernanes, Jorge Wagner, Dagoberto e Rogério Ceni) não me parecem ávidos por vitória, com gana de vencer. O que vejo e observo é um time movido por qualquer outro ideal, menos pela motivação, que é o que leva cada um a levantar de manhã e dar o melhor de si no desempenho de suas funções. Não que estes não sejam jogadores exemplares, sim, eles são, mas nota-se no time uma falta de motivação generalizada e eu citei estes jogadores porque eles são referência quando falamos de nossa base e principlamente porque Hernanes não vem jogando um bom futebol. Como fica o meio de campo então? Vazio? sem criatividade? Sim.. é isto que estamos vendo em campo... 10 jogadores tocando curto, sem criar jogadas, vivendo à mercê da sorte de se jogar no erro do adversário ou, pior ainda, esperando como que por uma passe de mágica que o gol saia, sem jogada, sem esforço, sem nada. Impossível vencer assim, é óbvio. Por isso creio que os jogadores devem receber injeções de ânimo para que voltem a se motivar. Para isso, basta lembrarem-se de que representam o melhor time brasileiro da atualidade (e que continue assim perpetuamente!) e que precisam fazer juz à camisa que vestem. Resumindo, "em busca da motivação perdida". Querem prova de que a motivação pode mudar a história de um jogo? Vejam as duas excelentes apresentações que o SPFC fez frente ao Cruzeiro na Libertadores, e também frente ao Vitória no final do ano passado pelo Brasileirão no Morumbi... estamos falando praticamente do mesmo time que temos hoje, mas com comportamentos diferentes. Nestas 3 partidas, nós pudemos apreciar um veraddeiro show em campo. Time entrosado, jogadas ensaiadas, vontade de vencer. E isso faz - e fez - toda a diferença durante o jogo.

Bom, com estas linha, eu quero simplesmente dizer que a Diretoria deve focar no clube (pelo menos na Libertadores que seja!!), que o técnico, definitivamente deve ser demitido, e que o time, deve rever sua auto-motivação. Com estes ingredientes, não há dúvidas de que o SPFC encontrará novamente o caminho das vitórias e das conquistas, pois base para isso o clube possui, somente não está sabendo como usá-la.

Força TRICOLOR! Vamos mostrar a todos o nosso poder de superação na Libertadores!

Uma ótima semana a todos!

Beijos.

VEJA TAMBÉM
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação
- Brilho de Ferreirinha e grandes defesas de Rafael. Confira os destaques da atuação do São Paulo na Libertadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 2

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.