Mesmo chegando em circunstâncias e fases diferentes da Libertadores, o torcedor são-paulino vê com esperança a boa estreia de Fernandão com a camisa do São Paulo, na vitória por 2 a 0 diante do Cruzeiro, na partida de ida das quartas de final. A analogia é com a chegada do Amoroso ao clube paulista, na fase semifinal da Libertadores de 2005.
Na oportunidade, o ex-atacante do Guarani - que foi inscrito para suprir a ausência de Grafite, contundido - fez ótima partida diante do River Plate, na qual o São Paulo abriu vantagem ao bater os argentinos por 2 a 0 nas semifinais, jogando em casa - na partida de volta, Amoroso deixaria sua marca, ajudando a levar a equipe à final, onde o São Paulo se sagrou campeão da competição continental pela última vez.
Na partida desta quarta-feira, no Estádio do Mineirão, o recém chegado Fernandão não marcou gols, mas ajudou o São Paulo a quebrar uma marca incômoda nesta edição da Libertadores: a de ajudar o São Paulo a marcar dois gols em uma partida, fato que não acontecia desde a vitória sobre o Nacional do Paraguai, no dia 18 de março, por 3 a 0. Depois do resultado positivo diante dos paraguaios, a equipe de Ricardo Gomes havia marcado apenas um gol nas outras quatro partidas da competição continental.
O camisa 15 iniciou a jogada do primeiro gol, marcado por Dagoberto. Já na segunda etapa, deu belo passe de calcanhar, que deixou Hernanes livre para vencer o goleiro Fábio, ajudando a construir a boa vantagem do time tricolor para a partida de volta, na próxima semana, no Estádio do Morumbi.
Mesmo com 1,90 m, Fernandão caracteriza-se por ser um atacante mais técnico, menos fixo entre os zagueiros e que serve mais aos companheiros de equipe, ao contrário de Washington, que deu lugar ao ex-atacante de Inter e Goiás entre os titulares escalados por Ricardo Gomes contra o Cruzeiro. E Fernandão não fugiu de suas caracterÃsticas para ajudar na vitória da equipe tricolor, de acordo com os dados do Footstats. Sem oportunidades para finalizar ao gol, o atacante tentou dois cruzamentos, ficou impedido em três oportunidades e teve bom aproveitamento nos passes (dos 23 efetuados, errou apenas cinco).
Apesar da participação decisiva, o camisa 15 não reteve muito a posse de bola. Dos jogadores de linha, foi apenas o sétimo com mais tempo de posse de bola (44s), a menor entre os jogadores da linha ofensiva que iniciaram a partida no Mineirão.
Veja os números da estreia de Fernandão pelo São Paulo, segundo o Footstats:
Cruzamentos - 2
Desarmes - 0
Dribles - 0
Faltas cometidas - 1
Faltas recebidas - 1
Finalizações - 0
Assistências - 1
Impedimentos - 3
Passes certos - 18
Passes errados - 5
Posse de bola - 44s
VEJA TAMBÉM
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia contratação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- BAYERN CHAMOU! Rafinha deixa o São Paulo e retorna à Europa com negociações avançadas