publicidade

Curiosidades de Flamengo x São Paulo no Maracanã

Confira parte do material de imprensa que será entregue aos jornalistas neste domingo à tarde

DESFALQUES (4): Alex Silva (tendinite no joelho direito), Renato Silva (cumpre suspensão por ter sido expulso contra o Sport, na última rodada do Brasileiro de 2009), Carleto (estiramento no reto femoral da coxa esquerda) e Dagoberto (dores musculares na coxa esquerda).


 



RETORNO: Richarlyson está novamente à disposição após cumprir suspensão no jogo contra o Universitário, pela Libertadores.


 


ROGÉRIO: Maior goleiro artilheiro do mundo, o camisa 1 são-paulino nunca marcou gol (durante o tempo normal) no estádio do Maracanã. Rogério fez um em disputa de pênalti contra o Fluminense, no Rio São Paulo de 2001, quando o time venceu por 7 a 6 após vitória no tempo normal por 2 a 1.


 


ROGÉRIO 2: Herói do confronto com o Universitário, quando defendeu dois pênaltis e viu um ser cobrado pra fora, Rogério já defendeu cinco pênaltis no Maracanã, sendo quatro em decisões e um durante o jogo, todos contra o Fluminense. No ano passado defendeu cobrança de Petkovic, contra o Flamengo, mas o árbitro mandou voltar e na sequência o sérvio marcou para o time carioca.


 


RICARDO GOMES: O São Paulo é o 11º clube que o técnico, aos 45 anos, dirige. Ele começou no PSG em 1996. Pelo Vitória (BA) ele conquistou o Baiano e a Copa do Nordeste (99), pelo PSG a Copa da França e a Copa da Liga Francesa (98), além de ter sido vice da Uefa um ano antes. Pelo Mônaco ele foi campeão da Copa da França (2007). Gomes também comandou a seleção sub-23 (2003).



 


JUNIOR CESAR: O lateral-esquerdo foi o atleta do elenco que mais atuou no BR/09. Ele esteve em campo em 36 das 38 rodadas da competição. Jorge Wagner, Hernanes e Washington atuaram 33 vezes.


 


RG: O técnico estreou dia 27/06/09, pela 8ª rodada do Brasileiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Náutico, no Morumbi. Ele levou o time da 16ª até a 3ª posição, classificando o Tricolor para disputar a Libertadores pela 7ª vez seguida. Ricardo Gomes já comandou o time em 57 jogos, obtendo 31 vitórias, 12 empates e 14 derrotas: aproveitamento de 61%.


 



DEFESA: Em três dos últimos quatro anos a equipe teve a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Foram 42 gols sofridos em 2009, 19 em 2007 e 32 em 2006. Em 2008 o time teve a segunda melhor média, com 36 gols, um a mais do que o Grêmio.


 



FORÇA: O jogo reúne os dois clubes que menos perderam no Brasileiro de 2009. O São Paulo, terceiro colocado, e o Flamengo, campeão, sofreram apenas nove derrotas.


 


 ARTILHEIRO: Maior artilheiro em atividade do Brasileiro, com 116 gols, duas vezes goleador do nacional, 2004 e 2008, recordista de gols numa só edição (34 em 2004), Washington é também o dono da maior média de gols da era por pontos corridos com 72 gols em três edições, média de 24 gols por ano. Ele Só perde em números gerais para Paulo Baier, do Atlético-PR, que marcou 77, em sete edições.


 


DUPLA: A dupla Washington e Marcelinho marcou 31 gols no último brasileiro. O "Coração Valente" fez 17 gols pelo São Paulo e o "Paraíba" marcou 14 vezes pelo Coritiba.


 


VISITANTE: Na edição de 2009, em 19 jogos fora de casa, o Tricolor venceu seis, empatou cinco e sofreu oito derrotas, um aproveitamento de 40%.



 


MARACANÃ: A estreia do São Paulo no Brasileiro do ano passado foi justamente no Maracanã: dia 10 de maio, derrota por 1 a 0 para o Fluminense.


 


MARACANÃ 2: O São Paulo estreou pelo nacional no Maracanã quatro vezes: vitórias sobre Vasco (3x2 em 84) e Flamengo (2x0 em 87) e derrotas para o Fluminense (2x1 em 2005 e 1x0 em 2009).


 


ESTREIAS: Contra o Flamengo, o São Paulo sempre estreou com vitória no nacional:  2 a 0 em 1987, pela Copa União, no Maracanã e 1 a 0 em 2008, pelo Brasileiro, no Morumbi.


 


SOBERANO: Na história do Brasileiro, o São Paulo é o clube que mais venceu (470 vezes) e pontuou (1512) e marcou gols (1602).



 


LIBERTADORES: O São Paulo enfrenta o Cruzeiro na próxima quarta (12), às 21h50, no Mineirão, no primeiro jogo das quartas de final. A volta será dia 19, no Morumbi.


 


FERNANDINHO: Eleito a revelação do último nacional, Fernandinho reencontra o Campeonato Brasileiro. Ele disputa sua segunda edição. No ano passado, pelo Barueri, anotou quatro gols e terminou em 11º lugar.


 



VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 14 5

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.