A delegação do São Paulo viajou à Assunção, no Paraguai, nesta quarta-feira, sonhando com uma rodada ideal na Copa Libertadores. O objetivo é obter uma combinação de resultados que coloque o time na liderança do Grupo 2, aumentando as chances de classificação para as oitavas de final e evitando o 'drama da segunda colocação'. Os riscos são altos, no entanto.
"A combinação dos jogos nesta rodada pode ser significativa. Podemos assumir a liderança, mas também há o risco de perder posição. Por causa do ano passado, ficou perigoso tentar terminar com a segunda vaga do grupo", disse o técnico Ricardo Gomes, em referência ao Chivas e ao San LuÃs, times que se classificaram na Libertadores de 2009, mas foram eliminados por conta do surto de Gripe SuÃna no México.
Como compensação, a Conmebol garantiu a ambos os times a entrada direto na segunda fase da edição 2010 da competição. Desta forma, apenas os seis melhores entre os oito vice- lÃderes se classificarão. "Temos que brigar logo para chegar à liderança e ficar com ela até o fim, senão pode ficar meio perigoso", reforçou Ricardo Gomes, ao idealizar a rodada ideal para o São Paulo.
Isso ocorreria se o lÃder Once Caldas-COL empatasse com o terceiro colocado Monterrey-MEX nesta quarta-feira, o que daria condições ao Tricolor de chegar à primeira colocação com uma vitória sobre o Nacional-PAR na quinta-feira, à s 19 horas (de BrasÃlia), no Estádio Defensores del Chaco. Por outro lado, a equipe pode cair para o terceiro lugar se for derrotado no Paraguai e os mexicanos vencerem os colombianos.
"Apesar de esta ser a terceira rodada, já é a metade da primeira fase. Não digo que é decisiva porque ainda há mais jogos para disputar, mas é estratégica para sabermos o que vamos almejar. Dependendo dos resultados, saberemos por qual posição vamos brigar e podemos buscar a primeira até com certa vantagem", complementou Ricardo Gomes, depois de imaginar as possibilidades.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DE GALOPPO! São Paulo negocia troca de jogadores com o River Plate
- APALAVRADO! Com acerto nas bases salariais, São Paulo acelera para ter Wendell na pré-temporada!
- São Paulo retém Rodriguinho e garante oportunidades no início do Paulistão