Como se não bastasse o impacto da derrota no clássico contra o Palmeiras, o São Paulo tem um problema ainda maior para seu próximo jogo na Copa Libertadores da América. Depois de sofrer uma leve alteração vascular cerebral, o técnico Ricardo Gomes está afastado dos trabalhos e deixará o Tricolor sob o comando interino de Milton Cruz no duelo com o algoz Once Caldas, na noite desta quinta-feira, na Colômbia.
Com o desfalque pouco comum do treinador, o elenco tenta se reerguer para derrotar a equipe colombiana, que também luta pela liderança do grupo 2 do torneio continental. "O adversário venceu uma partida fora e já esperávamos um jogo dificÃlimo. As últimas coisas complicaram um pouco mais, mas temos que estar juntos, pois este vai ser o remédio na busca pela vitória", receitou o meio-campista Hernanes.
E os problemas do Tricolor vão além. Como cada clube só pôde inscrever 25 atletas no torneio, o desfalque de vários jogadores obrigou o treinador interino a relacionar Alex Silva e Rodrigo Souto, que, apesar de liberados pelos médicos, ainda não estão com o condicionamento fÃsico ideal.
Mesmo com os percalços, Milton Cruz tem a confiança de que o São Paulo apresenta condições de vencer o clube colombiano. "Na Libertadores, teoricamente não é ruim empatar fora de casa. Mas o São Paulo sempre joga em função de vitória e nunca pensou em sair para empatar. Vamos para ganhar o jogo".
O Once Caldas, porém, não traz boas recordações aos tricolores, já que eliminou a equipe brasileira na semifinal da edição de 2004, quando se sagrou campeão. Rogério Ceni e Cicinho estavam naquele duelo e esperam a revanche nesta quinta-feira.
"Tenho a expectativa de recuperar parte do que perdi há seis anos. Aquela partida também não daria tÃtulo, pois ainda terÃamos de jogar uma final. Mas, hoje, com um time mais completo, temos merecimento maior de conseguir uma vitória", analisou o capitão são-paulino.
Apesar de ter recebido carta branca de Ricardo Gomes para montar o time, Milton Cruz não deve promover muitas alterações. A única mudança será para suprir a ausência de Renato Silva, que foi vetado pelo departamento médico. Desta forma, Xandão e Miranda formam a dupla de zaga, e Richarlyson entra para reforçar o meio-campo.
Ainda sem contar com Dagoberto, lesionado, a linha de frente continua com Marcelinho ParaÃba e Washington. Nas laterais, a responsabilidade fica com Cicinho e Jorge Wagner.
Ao contrário do Tricolor, o Once Caldas não tem problemas para a partida desta quinta-feira. O clube colombiano defende uma invencibilidade de 19 jogos no estádio Palogrande, em Manizales, que fica a uma altitude de 2.153 metros.
Além disso, o técnico Juan Carlos Osorio planeja promover a reestreia do atacante Dayro Moreno, que volta ao clube em que ganhou projeção depois de passagem pelo futebol da Romênia.
O jogo em Manizales vale a liderança da chave no torneio, já que o São Paulo estreou na Libertadores com triunfo sobre o Monterrey (do México), enquanto o Once Caldas derrotou fora de casa o Nacional (do Paraguai).
FICHA TÉCNICA:
ONCE CALDAS-COL X SÃO PAULO
Local: Estádio Palogrande, em Manizales (Colômbia)
Data: 25 de fevereiro de 2010, quinta-feira
Horário: 21h10 (de BrasÃlia)
Ãrbitro: Pablo Pozo (CHI)
Assistentes: PatrÃcio Basualto e Francisco Mondria, ambos chilenos
ONCE CALDAS: Luis MartÃnez; Iván Vélez, Oswaldo Vizcarrondo, Alexis EnrÃquez e Luis Núñez; Diego Arias, Jaime Castrillón, Dayron Pérez e Fernando Cárdenas; Dayro Moreno e Dany Santoya
Técnico: Juan Carlos Osorio
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Jorge Wagner; Jean, Richarlyson, Hernanes e Cléber Santana; Marcelinho ParaÃba e Washington
Técnico: Milton Cruz
VEJA TAMBÉM
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- River Plate de Gallardo interfere nos planos do São Paulo FC no mercado
- PROVOCAÇÃO? Milly alfineta o São Paulo e afirma que a camisa do tricolor tem menos valor que rival brasileiro