Busquei inspiração na nova campanha da Kaiser, baseada em um teste cego de cervejas, para divagar sobre a pergunta do tÃtulo deste post: “Será que existe diferença entre os times que estão na ponta do Campeonato Brasileiro deste ano?â€
No comercial, o ator Humberto Martins divulga um teste realizado com marcas de cerveja populares no Brasil, sem revelar o rótulo de cada uma delas aos entrevistados. Segundo o resultado da pesquisa, há praticamente um empate técnico entre todas as marcas degustadas: Nova Schin, Brahma, Antarctica, Kaiser e Skol.
Transpondo isso ao universo do futebol, será que, se tirássemos os uniformes de todos os clubes da ponta do Brasileirão e colocássemos apenas camisas brancas, pretas, verdes e vermelhas, mudarÃamos o destino da ponta dos cinco clubes da parte de cima da tabela?
Num torneio em que neste ano o tÃtulo pode até mesmo ser disputado por outros critérios que não o de pontos corridos (como vitórias ou saldo de gols, sem contar o “critério STJDâ€), este é um tema bem pertinente para reflexão. Eu penso que, sem dúvida alguma, estrutura e camisa fazem uma grande diferença neste tipo de torneio, mas não podemos de forma alguma nos esquecer de contar com um elenco equilibrado, competitivo e cheio de opções táticas, além de jogadores que tenham experiência e poder de decisão.
O São Paulo tem estrutura de primeiro mundo, camisa pesadÃssima (a mais temida do Brasil), um elenco equilibrado e três jogadores que realmente desequilibram qualquer campeonato: Rogério Ceni, Miranda e Hernanes.
E vocês tricolores do clube que mais cresce no Brasil, o que acham?
Saudações tricolores!
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar