publicidade

São Paulo ganhou quatro Brasileiros fora de casa

Clube tem histórico vencedor em decisões longe do Morumbi

Com a perda do mando de campo da partida contra o Sport, pela última rodada do Nacional, o São Paulo vê bem próxima a possibilidade de decidir a competição fora do Morumbi. O departamento jurídico do Tricolor já disse que vai recorrer da decisão, mas, se a punição se mantiver, o são-paulino não precisa se preocupar. Dos seus seis títulos Brasileiros, quatro deles foram conquistados longe de casa.

Os três primeiros foram vencidos fora da capital paulista. Antes de se consolidar como o maior vencedor da competição nesta década, o Tricolor foi a Belo Horizonte, Campinas e Bragança Paulista para arrancar a taça da mais importante competição nacional.

Em 1977, num campeonato que só terminou em 1978, o São Paulo encarou o Atlético-MG na decisão. A equipe mineira estava invicta e Waldir Peres, Chicão e Cia. calaram um Mineirão com mais de 100 mil pessoas. Depois de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, vitória por 3 a 2 nos pênaltis.

Já em 1986, a vítima foi o Guarani e outra vitória épica, em mais um Brasileirão que só foi decidido no ano seguinte. No Estádio Brinco de Ouro da Princesa, no dia 25 de fevereiro, Careca fez um gol no fim da prorrogação, que terminou empatada em 3 a 3. Nos pênaltis, 4 a 3 e o segundo título tricolor.

Em 1991, contra o Bragantino, o São Paulo de Raí e Telê Santana venceu a primeira partida no Morumbi e decidiu em Bragança Paulista, contra o Bragantino: 0 a 0 e título. Só nesta década, quando alcançou a hegemonia nacional com o tricampeonato na era dos pontos corridos, que o clube teve o sabor de vencer um Brasileirão dentro de casa.

Foi em 2006, no empate por 1 a 1 contra o Atlético-PR, faltando duas rodadas para o campeonato acabar. No ano seguinte, o Sampa tomou gosto pela coisa e voltou a levantar o caneco no Morumbi. Com o 3 a 0 diante do América-RN, o clube conquistou seu primeiro Brasileirão com uma vitória. E, ano passado, pela última rodada da competição, a equipe de Muricy Ramalho derrotou o Goiás por 1 a 0 na cidade satélite do Gama, conquistando o hexa.

- Criou-se no São Paulo, ao longo dos anos, uma cultura vencedora. Vivenciei, mesmo não estando no clube, isso aqui. Parece fácil, mas começa lá na portaria, com os seguranças. E o jogador quando é contratado entende a mentalidade de time grande, para ganhar sempre. Nem sempre dá resultados, mas a longo prazo... É uma cultura do clube - analisou o técnico Ricardo Gomes, ciente de que pode entrar para a História do clube.

Agora, podendo mais uma vez sair de casa para se firmar de vez como o forasteiro vencedor, o Tricolor também pode se apoiar a outros títulos conseguidos jogando fora de casa, como os três Mundiais (92-93-2005), conquistados no Japão, por exemplo. Motivos não faltam para o torcedor são-paulino acreditar que o hepta pode vir mesmo com tal punição.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo quer contratação de novo volante para reforçar o elenco no meio-campo
- ALVO DE MUITAS CRÍTICAS! Ex-São Paulo tem saída decretada por torcedores após derrota para o Tricolor
- VITÓRIA DO TRICOLOR! São Paulo supera o Grêmio e retorna ao G-4, mantendo gaúchos na degola


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 1

Comentários (5)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.