Em meio aos questionamentos da Fifa ao projeto do Morumbi e o crescimento do lobby de Belo Horizonte e BrasÃlia para organizarem a primeira partida da Copa do Mundo de 2014, São Paulo ganhou um importante apoio do governo federal. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, declarou seu desejo de que o jogo inaugural seja na capital paulista.
"Torço para que a abertura da Copa do Mundo de 2014 seja em São Paulo", disse o ministro diante de uma platéia repleta de dirigentes de clubes do estado de São Paulo durante a homenagem que ele recebeu da Federação Paulista de Futebol (FPF) no Museu do Futebol, no Pacaembu.
Em seu discurso, Orlando Silva garantiu que São Paulo "será um dos centros vitais da Copa" e ainda enumerou os lucros das OlimpÃadas de 2016 para os paulistas. "Os Jogos não serão só do Rio, mas de todo o Brasil. Mais da metade dos empregos gerados pelas OlimpÃadas serão fora do Rio de Janeiro, principalmente em São Paulo. E boa parte dos atletas que representam o paÃs vem daqui. São Paulo também foi beneficiado."
Pela reação dos espectadores do evento, a crença nas palavras do ministro é grande. Ao abrir a cerimônia, o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, pediu aplausos a Orlando Silva, que acabara de chegar de Copenhague, na Dinamarca, onde o Comitê OlÃmpico Internacional (COI) anunciou a vitória carioca. Todos superaram a recomendação e se levantaram para bater palmas.
Na sequência, o Secretário de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo, Walter Feldman, outro homenageado, também fez votos de agradecimento ao titular da pasta de Esportes do Governo Lula. "Gostaria de manifestar o orgulho dos paulistas pela vitória conquistada na Dinamarca. Estas OlimpÃadas serão importantes para recuperar o Rio de Janeiro. Se o Rio não vai bem, o Brasil não vai bem", apontou Feldman.
"Estes Jogos serão importantes não só pelo aspecto financeiro, mas por representarem um salto à frente. Com a Copa do Mundo e as OlimpÃadas, o esporte está no pódio das polÃticas prioritárias do paÃs, como nunca havia acontecido. É dada a oportunidade ao Brasil, e não vamos perdê-la", completou o secretário.
Diante de um cenário tão animado em relação aos Jogos de 2016, Orlando Silva, baiano e torcedor do Vitória, tratou de encerrar seu discurso de uma maneira que o aproximava ainda mais do público presente. "Viva o futebol de São Paulo", exaltou-se no palco.
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar