publicidade

Fifa agora diz que estádio do Morumbi não tem capacidade ideal

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, avaliou ontem como "bom, mas insuficiente", o novo projeto do São Paulo para adaptar o Morumbi para a Copa do Mundo de 2014.

O cartola afirmou que, embora as mudanças acrescidas ao plano anterior ainda estejam sendo examinadas, elas não colocam o estádio paulistano "no nível que a Fifa precisa". Sustenta ainda que o Morumbi não poderia, mesmo com o novo projeto, receber um jogo importante do Mundial --"uma final, uma semifinal ou mesmo uma partida mais importante"--, exemplificou o dirigente.

Valcke não descartou, entretanto, que jogos da primeira fase possam ocorrer ali.

"Vimos o novo desenho, está bom, mas não podemos simplesmente endossar [todo o projeto] assim de pronto", disse a jornalistas em Zurique durante lançamento de uma campanha de marketing da Coca-Cola para a Copa-2014.

O São Paulo submeteu no início deste mês à Fifa ajustes no projeto de remodelamento do Morumbi dentro de um projeto assinado pelo escritório de arquitetura alemão GMP, especializado em estádios. Até então, a entidade máxima do futebol não havia dado parecer sobre as mudanças.

O secretário-geral vinha criticando as condições do estádio do clube nas últimas semanas, sobretudo a falta de espaço no entorno e sua capacidade. Ontem, mesmo elogiando as mudanças, o dirigente disse haver problemas que persistem.

Indagado pela reportagem se "adaptação" seria o suficiente, no caso de eventuais novas mudanças, ou se a Fifa exigiria a construção de um novo estádio --como a entidade chegou a colocar--, ele recuou.

"Não é isso que estamos pedindo [um estádio novo]. O que estamos dizendo é que o Morumbi não é perfeito para uma Copa do Mundo", respondeu.

A Fifa vem questionado há meses a capacidade de o Morumbi de ser sede da abertura da Copa de 2014, pretensão maior do presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio. Estão na briga com São Paulo pelo jogo inaugural Belo Horizonte e Brasília --a final, quase que seguramente, será no Rio.

Em entrevista anterior concedida na África do Sul, Valcke havia apontado como principal problema do Morumbi a falta de espaço no entorno do estádio para instalar estruturas necessárias para partidas de abertura e semifinal da competição. Na ocasião, a TV Globo disse que o cartola pediria ao governo federal e estadual a construção de nova arena na cidade.

Desde a escolha das 12 sedes da competição, Valcke vem fazendo críticas especificamente ao estádio são-paulino. Após os primeiros ataques, o São Paulo contratou o escritório de arquitetura alemão GMP, que trabalhou em estádios da Copa da Alemanha e da África do Sul.

VEJA TAMBÉM
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação
- Brilho de Ferreirinha e grandes defesas de Rafael. Confira os destaques da atuação do São Paulo na Libertadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 4 13

Comentários (11)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.