O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, está prestes a iniciar sua edição de 2024, e as expectativas já começam a tomar forma. Um dos aspectos que se destaca nesta próxima competição é a presença significativa de equipes paulistas, uma tendência que se tem consolidado nos últimos anos. Para a edição de 2025, a situação pode ser ainda mais emblemática, com a possibilidade de que quase a metade dos times participantes seja oriunda do estado de São Paulo.
Até o presente momento, três equipes estão garantidas na Série A: Palmeiras, São Paulo e Santos. O Palmeiras e o São Paulo garantiram suas vagas com base na performance na série principal, enquanto o Santos se assegurou como campeão da Série B. Outras duas equipes que buscam permanecer na elite do futebol brasileiro são o Corinthians e o Red Bull Bragantino. Para o Corinthians, a missão parece mais tranquila, dado os resultados favoráveis que a equipe conseguiu nas últimas rodadas.
Com a inclusão dessas cinco equipes, a possibilidade de um aumento no número de clubes paulistas se torna real com a provável ascensão de Mirassol e Novorizontino, que atualmente se encontram no G-4 da Série B. Esses dois times podem se confirmar na elite do futebol se o Ceará, atual 5º colocado, tiver um desempenho abaixo do esperado na rodada que acontece na segunda-feira (18). Caso todos avancem, o estado de São Paulo terá aproximadamente 35% das vagas na Série A em 2024.
O Rio de Janeiro é o segundo estado que promete um bom número de representantes, com quatro times participantes. Contudo, essa quantidade pode ser reduzida, pois o Fluminense ainda corre sérios riscos de rebaixamento. Vale ressaltar que a última vez que sete equipes paulistas estiveram juntas na primeira divisão foi em 2004, em uma edição que contava com 24 clubes, ao invés dos atuais 20. Naquela ocasião, os times eram São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Ponte Preta, Guarani e São Caetano.
No século XXI, o recorde de clubes paulistas na primeira divisão foi alcançado em 2001, quando nove equipes representaram São Paulo entre os 28 participantes do torneio, que ainda não seguia o formato de pontos corridos. Naquele ano, os clubes paulistas foram: São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Ponte Preta, Guarani, São Caetano, Portuguesa e Botafogo-SP.
VEJA TAMBÉM
- PEDIDO DA TORCIDA! Torcedores do Tricolor Paulista pedem a volta de peça importante na equipe
- REFORÇO DE PESO! Wendell tem preferência pelo São Paulo em negociações, revela Casares
- CAMPEÃO A CAMINHO DO RIVAL? Hernán Crespo é cotado para assumir adversário do São Paulo no Brasileiro