Pela primeira vez, Rogério Ceni voltará ao MorumBis como adversário diante da torcida do São Paulo. Sete anos depois de iniciar a carreira como treinador, o ex-goleiro e ídolo do time paulista visita o estádio neste domingo, 30, como treinador do Bahia, para o duelo das equipes válido pela 13ª rodada do Brasileirão. O dono da casa ocupa o sétimo lugar, com 18 pontos, enquanto os visitantes estão na segunda colocação, empatados com o líder Flamengo, com 24 pontos.
O confronto das equipes impõe ao técnico do Bahia uma série de tabus que podem ser quebrados no estádio onde fez história com a camisa do São Paulo. Vale destacar que, em 2019, Ceni já enfrentou seu ex-clube como treinador adversário, na época no Fortaleza, mas a partida foi disputada no Pacaembu. O jogo terminou com vitória paulista por 2 a 1.
Assim como o duelo marca a estreia de Ceni como rival sob os olhares dos são-paulinos no estádio, o técnico também busca sua primeira vitória contra o São Paulo desde que começou a carreira de treinador. Após a primeira passagem pelo seu ex-clube, em 2017, Ceni enfrentou o São Paulo em nove oportunidades.
Além disso, os times do ex-goleiro balançaram as redes oito vezes e tomaram 17 gols. O período ainda inclui duas eliminações na Copa do Brasil, com o Fortaleza com o clube rubro-negro, ambas na edição de 2020.
Agora, Ceni tem a chance de colocar abaixo a marca negativa e dar sequência à boa fase que vive como treinador do Bahia. Até aqui, o time de Salvador vive sua melhor largada na era dos pontos corridos na elite do Brasileirão.
No geral, são 49 jogos, com 18 vitórias são-paulinas e 16 para o lado do conjunto baiano, além de 15 empates. Mas, no MorumBis, a vantagem do mandante cresce, com 11 vitórias em 22 jogos e apenas quatro derrotas.
No recorte dos últimos cinco jogos entre as equipes no estádio, são três empates e um triunfo para cada lado. A última vez que o São Paulo perdeu para o Bahia em casa foi em 2019, quando o jogo terminou 1 a 0 para os visitantes pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
VEJA TAMBÉM
- REVIRAVOLTA? Rival pode superar São Paulo e garantir a contratação do lateral Wendell
- QUEM FICA? QUEM SAI? São Paulo planeja renovações e dispensas no elenco após o término do Brasileirão
- VAI FICAR? Rafinha perto da permanência pode levar Moreira a empréstimo pelo São Paulo