O elenco do São Paulo tem 35 jogadores, de acordo com o site oficial do clube. Ainda contando com James Rodríguez, que não deve ficar depois da Copa América, o Tricolor busca a contratação de um lateral-esquerdo e um volante para ter um grupo equilibrado, de acordo com a análise da diretoria e da comissão técnica. O objetivo é ter equilíbrio em todas as posições, com pelo menos três opções para cada lugar do campo.
Alguns setores já possuem o encaixe procurado pelo Tricolor. No gol, por exemplo, o clube tem um goleiro titular (Rafael), um reserva com experiência (Jandrei) e um jovem da base (Young). Em duas posições, porém, o técnico Luis Zubeldía ainda não tem três opções - e pode ainda pode perder uma delas. Na lateral esquerda, por exemplo, o São Paulo tem Welington (com contrato apenas até o fim do ano) e Patryck. No setor ocupado por Pablo Maia, o Tricolor tem apenas Bobadilla como substituto direto - apesar de ter outros volantes, o clube acredita que precisa de mais um jogador com características parecidas com a do titular para dar mais opções a Zubeldía.
Esse objetivo do São Paulo independe do técnico que estiver à frente da equipe. O Tricolor tem trabalhado com a meta de três jogadores por função nas últimas temporadas, apesar de nem sempre conseguir cumprir. Na visão do clube, esse método dá opções ao treinador e ajuda os jovens a serem formados com mais tranquilidade, porque chegam ao profissional com dois jogadores mais experientes à frente na hierarquia do elenco.
Neste momento, o São Paulo acredita ter três opções para quase todas as funções em campo. Por isso, na próxima janela de transferências, deve tentar apenas as contratações de um lateral-esquerdo e de um volante. A busca por Alex Sandro, por exemplo, para a lateral esquerda, não está ligada a uma possível saída de Welington, atual titular da posição. As partes negociam uma arrastada renovação de contrato. A diretoria entende que precisaria dos dois no elenco para fazerem companhia a Patryck, hoje único reserva. Se perder Welington, portanto, o Tricolor deve tentar contratar dois laterais.
No meio de campo, a busca por Thiago Mendes para se juntar aos demais volantes ainda está em compasso de espera. O Al-Rayyan, do Catar, não respondeu à proposta tricolor até agora. Veja, abaixo, as opções do São Paulo por função no elenco comandado por Luis Zubeldía: Goleiros: Rafael, Jandrei e Young; Lateral direita: Rafinha, Igor Vinicius e Moreira; Lateral esquerda: Welington e Patryck; Zaga pela direita: Arboleda, Ferraresi e Diego Costa; Zaga pela esquerda: Alan Franco, Sabino e Matheus Belém; Primeiro volante: Pablo Maia e Luiz Gustavo; Segundo volante: Alisson, Bobadilla e Iba Ly, além de Negrucci; Meia armador: Luciano, Galoppo, Rodriguinho, além de James Rodríguez (fora dos planos); Meia-atacante pela esquerda: Nestor, Michel Araújo e Ferreira; Meia-atacante pela direita: Lucas, Wellington Rato e William Gomes; Centroavante: Calleri, André Silva e Juan; Mais pontas: Erick e Henrique.
VEJA TAMBÉM
- REVIRAVOLTA? Rival pode superar São Paulo e garantir a contratação do lateral Wendell
- QUEM FICA? QUEM SAI? São Paulo planeja renovações e dispensas no elenco após o término do Brasileirão
- VAI FICAR? Rafinha perto da permanência pode levar Moreira a empréstimo pelo São Paulo