publicidade

Impacto da saída de clubes da Série B na divisão do dinheiro de TV no Brasileirão

Quatro clubes da Série B planejam deixar Libra e formar novo bloco na LFU.

Quatro clubes da Série B do Campeonato Brasileiro estão próximos de deixar a Libra e formar um novo bloco único dentro da LFU , que compõe os times da Liga Forte Futebol e do Grupo União. A informação foi noticiada pela “Folha de S.Paulo” e confirmada pela ESPN. As equipes em questão são Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta. Eles ainda não oficializaram a saída da Libra, mas tudo caminha para o rompimento, algo que pode, inclusive, impactar no acordo que os clubes da Série A da liga já fecharam com a Globo por venda de direitos.

Na prática, o quarteto hoje na segunda divisão não fez parte diretamente do acerto da Libra com a emissora carioca, já que se refere apenas à Série A do Brasileiro, de 2025 a 2029. Contudo, há um ponto importante: na prática, a Libra tem oito clubes na Série A hoje, Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória. O Corinthians está na Libra, mas não fez parte do acordo; e o Santos, ao contrário, assinou, mas está na Série B.

Duas cláusulas no contrato podem fazer com que a Globo pague menos do que o R$ 1,3 bilhão previstos por ano aos times da Libra. É que, se o Corinthians não assinar a venda de seus direitos com o bloco, há a previsão de um desconto automático de 10%. Caso o bloco não tenha nove clubes na Série A, como é o caso hoje, pode haver ainda um novo decréscimo, de 11%.

No cenário atual, a Libra precisa torcer para que nenhum dos “seus” clubes hoje na Série A seja rebaixado e que o Santos consiga retornar à primeira divisão para 2025. Ou que o Corinthians assine o contrato e também não haja queda para Série B de nenhuma equipe.

Por que Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta devem deixar a Libra? Há um bastidor importante que antecedeu a saída dos quatro clubes da Libra, que acaba retratando mais um insucesso na tentativa de aproximação entre os diferentes blocos que discutem vendas de direitos de transmissão e a criação de uma liga única no futebol brasileiro.

É que, segundo apurou a ESPN, nas últimas semanas, houve uma aproximação entre a Livemode, agência parceira da LFU, e a Libra com os times da Série B da Libra, o que poderia representar um passo para uma possível união entre as partes – começando pela segunda divisão. Acontece que, dias depois, os quatro clubes do interior de São Paulo optaram pela ruptura e criação de um novo bloco. A reportagem também apurou que há insatisfação entre Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte com o tratamento que têm recebido na Libra.

Eles reclamam de pouco acesso aos contratos, explicações de valores e até mesmo às mesas de negociações, em uma irritação que foi crescendo. A migração dos clubes para a LFU fará com que esse quarteto receba um empréstimo, que deverá ser quitado até 2027. Os valores não foram revelados. A princípio, não há venda de direitos de transmissão atrelados a essa mudança de lado nos bastidores das discussões por uma liga.


VEJA TAMBÉM
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação
- Brilho de Ferreirinha e grandes defesas de Rafael. Confira os destaques da atuação do São Paulo na Libertadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 0

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.