Promessa do São Paulo Transformava Costura em Futebol nos Treinos

Origens do talento: Ryan Francisco, a promessa do São Paulo nascida na garagem de casa.

Nem sempre os pais de Ryan Francisco conseguiam finalizar os trabalhos de costura quando ele era pequeno. O garoto, hoje atacante do São Paulo , usava cones de linha para fazer gols improvisados na garagem de casa, na Zona Leste da capital paulista. Os treinos surtiram efeito, e o jogador se tornou promessa no Morumbi. – Ele transformava tudo em futebol. Então, às vezes a gente estava costurando, levantava para tomar água, para ir ao banheiro, ele ia lá e arrancava da máquina o cone ainda com linha. Ele tirava e a gente não percebia. Quando olhava a peça, ela estava toda desmanchada porque o Ryan tinha pegado para fazer golzinhos – afirmou Raimundo, pai do jogador. – Ficava brincando sozinho com os cones, e brincava até fingindo que era dois times. Fazia uma jogada por um, uma jogada pra outro – disse Ryan, com um sorriso no rosto. Tanto Raimundo como a mãe de Ryan, Magda, trabalham há mais de trinta anos com costura. Sempre trabalharam no próprio ateliê dentro de casa, com especialização na finalização de calças jeans. A renda era utilizada para o cuidado de Ryan e outros quatro filhos do casal, com boa parte destinada ao custeamento de treinos, jogos e fardamentos do futuro jogador.

A gente trabalhava às vezes de 14 a 15 horas por dia. Era muito puxado. E a gente viveu a vida inteira disso, eu criei meus filhos costurando. Tanto eu, como ele. A gente trabalhava juntinho, somos um casal que sempre vivemos juntos – concluiu Magda, mãe do jogador. O esforço valeu a pena. Ryan Francisco passou a jogar aos seis anos de idade. Antes de chegar ao São Paulo , passou pela base de seis times, incluindo um breve período no Palmeiras. A dispensa no rival alviverde foi um divisor de águas. A negativa abriu brecha para outros clubes e, em 2022, o atacante recebeu proposta do São Paulo , e fez uma promessa aos pais da qual se lembra com orgulho. – Pai, eu quero ir para o São Paulo . É lá que eu vou vencer – disse o atleta aos 15 anos de idade – Ele entrou no quarto e falou: pai, confia em mim. Eu não vou decepcionar nenhum de vocês – completou Raimundo, emocionado.

O garoto só deu orgulho. Foi uma máquina de gols no ano passado, quando marcou 42 gols em 34 jogos pela base do São Paulo . Estreou na Copinha em 2024 e também deixou a marca três vezes. Devido ao desempenho assustador, seu contrato foi estendido até janeiro de 2026, com multa rescisória de R$ 322 milhões. Para Fabiano Costa, ex-jogador do São Paulo e empresário de Ryan, a joia de Cotia tem um estilo de jogo parecido com Dodô e França. Ryan voltou a usar os cones de costura na pandemia, durante o período de isolamento social. Foi o momento de relembrar os dias de criança e a capacidade lúdica de simular os gols do Morumbi na própria casa. O menino de origem simples viu a brincadeira virar profissão. Hoje, aos 17 anos, o objetivo é claro.

Espero fazer muitos gols e estrear no profissional esse ano. Família é tudo para mim, e espero dar orgulho a eles – completou o atacante.

Avalie esta notícia: 40 1
VEJA TAMBÉM
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano
- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta
- São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!
- São Paulo reage e entra na disputa por Pochettino, mas concorrência milionária complica negócio



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net