publicidade

Tchê Tchê revela depressão no São Paulo e detalha luta nos bastidores do futebol: 'Só afundava e chorava'

Meia Tchê Tchê em treino do São Paulo MARCELLO FIM/O Fotografico/Gazeta Press

Um dos destaques da equipe do Botafogo, o meio-campista Tchê Tchê fez importantes revelações sobre uma grave depressão sofrida na época que defendeu o São Paulo, entre 2019 e 2021, quando voltou ao Brasil após período de empréstimo concedido pelo Dínamo de Kiev.



Em depoimento ao The Players Tribune, Tchê Tchê contou que tinha dificuldades para sair da cama e ir treinar com o time do Morumbi, que passava boa parte do dia chorando sem parar e que tinha dificuldade até mesmo em tomar banho.



LEIA TAMBÉM: Veja o que falta para o São Paulo anunciar seu próximo reforço ainda esta semana


Tchê Tchê fez questão de explicar que o período no qual sofreu com depressão não teve relação com o histórico conflito com o técnico Fernando Diniz na derrota por 4 a 2 para o Red Bull Bragantino, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2020.

“Fui ficando sem ânimo para fazer as coisas, não queria sair de casa. O sofá e o colchão da cama me sugavam como se fossem areia movediça. Eu só afundava e chorava. Chorava o tempo todo. Mas, a minha vida estava toda certinha, eu tinha tudo que precisava. De onde vinha aquele sofrimento? Meu Deus do céu!”.

“A tristeza tinha se apoderado e esmagado as minhas outras emoções. Parecia uma ferrugem corroendo um pedaço de ferro. Não existia mais sol me aquecendo. Só existia noite e chuva. Uma chuvinha incessante que me enfraquecia todos os dias, me desfazia aos poucos. Cada minuto do dia me feria. Até tomar banho exigia um esforço descomunal”, contou o atleta.

Tchê Tchê relatou que na época não procurou ajuda no São Paulo por vergonha de seu estado mental e revelou que buscava forças em boas memórias da infância, quando assistia o próprio pai disputando partidas como meia em times de várzea da capital paulista.

“Eu vivi cinco meses nessa amargura, nesses extremos opostos: eu era um ser humano triste se obrigando a parecer um profissional feliz e sendo julgado por milhões de pessoas a cada três dias. E não é que eu estivesse passando a noite na farra, bebendo e tal. Não era isso. Eu estava deprimido. E me sentia culpado por estar”.

“Ficava com o pessoal no vestiário, na resenha e tudo mais, fingindo estar tudo normal. Só eu tinha noção do tamanho do vazio na minha alma. Quando terminava a partida, eu voltava para casa chorando, sozinho, dirigindo meu carro, tentando entender o que estava acontecendo”.

Tchê Tchê relatou ainda que acredita que os gatilhos para o início de uma depressão tenham se iniciado ainda no período no qual esteve na Ucrânia. O frio em excesso, a saudade de casa e as poucas oportunidades em casa podem ter sido decisivos para o início da doença.

“O São Paulo me trouxe de volta, e eu passei a me cobrar demais. Me obrigava a ser um jogador que correspondesse às expectativas que eu acreditava que o clube tinha”.

“ELES APOSTARAM ALTO EM MIM, NÃO POSSO DECEPCIONÁ-LOS, eu me pressionava internamente”.

“Acho que isso foi sobrecarregando a minha mente e o meu espírito. E nada na vida precisa ser assim. O negócio é viver um dia de cada vez, fazendo o melhor possível para acertar e sabendo que é impossível acertar o tempo todo. De boa. No dia que você errar, precisa se perdoar e ir dormir pensando: Beleza, hoje não foi bom, mas amanhã eu vou me esforçar ao máximo para tentar fazer melhor”, revelou.

“Foi assim que, com a ajuda da minha esposa, do meu filho e dos meus pais, eu agarrei a corda e aos poucos fui voltando do abismo”.

O atleta revelou que, aos poucos, com ajuda da família, conseguiu voltar a sorrir e que, após uma ida ao cinema, passou a sentir que estava sendo o ‘antigo Danilo’ de novo.



“Só depois que o pior passou eu procurei a psicóloga do São Paulo. Ela disse que eu tinha sido muito forte de ter conseguido atravessar uma depressão sem ajuda especializada. Mas não foi porque eu quis, foi porque eu não consegui gritar socorro”.

“Finalmente eu melhorei. Me firmei como titular no São Paulo, fui para o Atlético, ganhei cinco títulos em Minas e nunca mais me senti daquele jeito”, finalizou.

Tchê Tchê, revela, depressão, São Paulo, detalha, luta, bastidores, futebol

VEJA TAMBÉM
- Meia argentino é oferecido ao São Paulo e tem preferência declarada
- Calleri e Rafinha processam empresa dona do jogo FIFA
- Zubeldía reforça torcida por renovação de lateral do São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 0

Comentários (28)
bronze
01/02/2023 05:45:01 GOISSILVA

Foda-se, viadinho!
Mascaradinho, perninha

31/01/2023 23:39:44 Ali Tatah

Agora ele coloca a culpa no tricolor ele teve um problema na justiça por causa de um imóvel pq não fala a verdade caraio

31/01/2023 19:57:30 Rodrigo Marques

Eu devo estar com depressão. Toda a vez que vejo um jogo do São Paulo também tenho vontade de AFUNDAR minha cara em um buraco e CHORAR!kkk

31/01/2023 19:04:36 PauloFC

Sr Marcelo Quirino. Todos tem uma verdade. O que falta é respeitar a verdade dos outros.

31/01/2023 18:58:37 ALAIDE santos

Imagina milhões de pessoas quw existem por ai sem ter o que comer,sem ter uma moradia,e sem yer uma vida social para os filhos um emprego seja ele qual for ....e muitas vezes deprimidos...e não tem condições nenhuma de se tratar com um proficional da saúde....isso sim é lamentável!!!

31/01/2023 18:41:25 Elton Amaral

Depressão ficou a torcida de ver vc jogando fdp

31/01/2023 18:15:24 Carlos António leite

DIMHEIRO NAO E'' TUDO NE''....GANHAVA 350 MIL....FALTOU FOI BOLA.

Paulofc ...fala serio o cara só falou a verdade ??

Chorava o coitado puta de um salário e ficar chorando fala sério

31/01/2023 17:07:52 Sergio Gandini

A depressão é a doença do século, todos estão sujeitos independente de classe social. Temos que se apegar em Deus que norteia os nossos caminhos.

31/01/2023 17:00:43 PauloFC

Sr Fabio Souza. Dinheiro não é tudo na vida. Pessoas também tem problemas de outras origens e só estando na pele destas pessoas ou vivendo o mesmo problema para poder entender um pouco. Ao invés de ofender o cidadão, procure amadurecer e aprender a ajudar e não criticar negativamente. O homem se abriu a todos explicando um problema e o que recebe é um comentário desses. Sinto muito

31/01/2023 16:32:24 Fábio Leis de Souza

Depressão? Qual carro vc tem Tche Tche? Porsche, BMW, Audi? Imagine se vc doasse o carro que vc ia chorando para casa para um pai desses milhões de brasileiros que não tem onde morar. O cara compraria uma casa, mobiliaria e ainda sobraria, só com seu carro. Chorava o tempo todo pq não entendia? Imagine quantos pais de família brasileiros estão chorando e entendendo a situação não podendo fazer nada. Tinha dificuldades até para tomar banho? O que é mais difícil? Tomar banho ou estar desempregado e ver seu filho chorando de fome? Tinha dificuldade de procurar ajuda? Imaginem quantos milhares de pessoas estão em depressão e não tem grana para ir num psicólogo e nem pagar um convênio médico enquanto vc ganha uma fortuna e ainda tem os melhores de graça. E sabe o que é pior? É que vc deve ter visto seu pai sentir tudo isso quando vc ainda era criança e ele devia dar duro para sustentar sua família. Então Tche Tche. Só tenho uma coisa para te dizer. Vai se foder. Vai fazer drama na casa do caralho, pq a vida que vc tem é merecimento seu, sim é, o que deveria ser mais um motivo para vc não vir com essa historinha triste. Por causa dessa sua tristeza, vc foi um dos maiores responsáveis pela tristeza de milhares de São Paulino, país de família que tem no futebol a única alegria e quando passa na TV aberta pq nem condições de irem ao estádio tem. É uma doença difícil? É, mas vá se foder. Teve tudo na mão.

31/01/2023 16:27:22 durval pereira

REALMENTE A DEPRESSÃO PODE DAR EM QUALQUER UM, INDEPENDENTEMENTE COM REALAÇÃO A PARTE FINANCEIRA!

31/01/2023 16:14:23 Júlio César

Ôooo coitandinho, to morrendo de pena de um marmanjo que recebe 300 mil pra ficar deprimido e chorando pelos cantos. Vsf seu perninha, por tua causa o Sp perdeu o título brasileiro.

31/01/2023 15:15:24 Fkt10

se tava com depressão pedia afastamento. Quando jogava no meio campo ou na lateral só dava toquinho de lado e voltava andando na marcação, quando éramos líderes absolutos até em manifestação no meio da pandemia ele ia.

31/01/2023 15:13:57 Tiakenores

Michel, vai saber né

31/01/2023 15:09:04 MICHEL LIZZO

Tiakenores, o Diniz é psicólogo de formação rsrsrs

31/01/2023 15:00:37 Tiakenores

Bando de otários....

Só quem tem essa doença sabe o que é. O cara pode ser rico, pobre, estar com a vida toda "certa", enfim. Essa doença não escolhe... Que bom que ele conseguiu achar a ajuda necessária e hoje está mais estável.

Foi um azar, no sentido profissional, que ele esteve com o pior momento emocional enquanto jogava no São Paulo. Infelizmente afeta. Muito provavelmente o Diniz não sabia disso no episódio do "perninha"..

Lamentável ler esses posts... Torcedor de internet é a pior merda que tem...



ouro
31/01/2023 14:49:41 1983SPFC

Só mostra a importância de um psicólogo na comissão técnica.

Mas isso aqui é São Paulo, Rojegue, uma zona do caralho.

Ninguém liga para todos os aspectos do jogador. O que importa é a mentalidade de várzea. Joga a bola no campo, escolhe os 11 que faz mais embaixadinhas e que se foda.Esse negócio de esporte de alto nível, ciência, lógica, tática é tudo invenção.

Depois, ninguém entende a situação do clube.

31/01/2023 14:46:09 Toguro77

??Tchê Tchererê TcheTchê - perninha vai lá se fuder??

31/01/2023 14:33:09 Jailton Alves

Eu nem preciso dizer mais nada, vários colegas aqui já falaram por mim. Resumindo, todo torcedor sãopaulino precisa de um psicólogo então.

Outra vez essa história. Ele que se foda.

31/01/2023 14:09:07 LURISIL

MIMIZENTO E VITIMISTA DO CARAIO, GRAÇAS A VC PERDEMOS UM DOS TITULOS MAIS GANHOS DA HSTORIA.

31/01/2023 14:06:59 Heisemberg Sam

Depressão têm quem torce para o são Paulo time safado

31/01/2023 14:02:39 Renato7

Depressão o torcedor teve, quando viu um titulo na mão ir embora por vaidade de atletas mimados, que não podiam escutar um porr@.

31/01/2023 14:02:12 Paulo Carmo

Babaca perninha trouxa marcarado.

bronze
31/01/2023 13:57:16 DoBeSPFC

Os verdadeiros são-paulinos também ficaram depressivos com as inúmeras humilhações e vexames do "Dinizismo"

31/01/2023 13:52:44 Pet48

Depressão sou eu que tenho todo dia pegando condução lotada para trabalhar e ganhando 1500 por mês

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.