publicidade

Primeira Libertadores do Tricolor faz aniversário

Há 17 anos o São Paulo decidia em casa seu primeiro título da América

Após conquistar o Brasileiro de 1991, o São Paulo garantiu uma vaga para a Libertadores do ano seguinte e manteve a base do time campeão. Em 17 de junho de 1992, diante do Newell´s Old Boys (ARG), o Tricolor decidiu em casa e sagrou-se campeão da América, trazendo novamente para o Brasil o título de uma Libertadores.

O Tricolor fazia parte do grupo 2 na primeira fase, formado por dois time bolivianos (San José e Bolívar) e do compatriota Criciúma, então dirigido por Luis Felipe Scolari. Classificou-se em segundo lugar do grupo, com três vitórias, uma a menos que o time do sul.

Na segunda fase passou pelo Nacional (URU), com duas vitórias e foi encontrar novamente o time de Felipão nas quartas de final. Com uma vitória e um empate se classificou para as semifinais, passou pelo Barcelona (EQU), e chegou a grande final com Newell´s Old Boys (ARG).

O primeiro jogo da final foi tenso, com uma vitória dos argentinos em casa, só restava ao São Paulo vencer no Morumbi. Na segunda partida o Tricolor aproveitou que estava em casa e pressionou o tempo todo, com chutes na trave de Palhinha e pênalti não marcado sobre Muller. Porém, a estrela de Telê Santana brilhou naquela noite, o respondendo aos pedidos da torcida e colocou Macedo no lugar de Muller. Aposta certa, com menos de um minuto Macedo entrou na área e sofreu pênalti.

O pênalti foi batido pelo camisa 10, Raí. O craque do Tricolor não desperdiçou, bola de um lado e goleiro do outro e com o resultado de 1 a 0 a decisão foi para os pênaltis e o São Paulo se superou. Zetti pegou o último pênalti batido por Gamboa, o mesmo jogador que fez o pênalti em Macedo. O Tricolor venceu a disputa de penalidades por 3 a 2 e levou o primeiro título de uma Libertadores para o Morumbi.

A conquista da Libertadores de 1992 além de ser a primeira do São Paulo, marcou a volta dos clubes brasileiros ao cenário internacional. O último clube a ter uma conquista internacional foi o Grêmio, em 1983 levando a Libertadores e o Mundial de Clubes.

No mesmo ano, o São Paulo em Tóquio conquistou o seu primeiro Mundial vencendo o Barcelona da Espanha por 2 a 1. Foi a consagração de Telê Santana e a máquina tricolor comandada por Zetti, Cafú, Muller, Raí entre outros.


FICHA TÉCNICA

Data: 17 de junho de 1992
Local: Estádio do Morumbi
Juiz: José Torres
Público: 105.185 pagantes

São Paulo: Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ronaldo e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Muller, Palhinha (Macedo) e Elivélton. Técnico: Telê Santana.

Newell´s Old Boys: Scoponi, Saldaña, Gamboa, Pocchetino e Berizzo; Llop, Berti e Martino (Domizi); Zamora, Lunardi e Mendonza. Técnico: Marcelo Bielsa.

Artilheiros: O artilheiro do São Paulo e da Libertadores de 92 foi Palhinha, com 7 gols, seguido por Raí, Muller, Macedo e Antonio Carlos (2 cada), Elivélton e Ronaldo (1 cada).

1ª FASE
Criciúma 3 x 0 SPFC
San José 0 x 3 SPFC
Bolivar 1 x 1 SPFC
SPFC 4 x 0 Criciúma
SPFC 1 x 1 San José
SPFC 2 x 0 Bolivar

Oitavas de final
Nacional 0 x 1 SPFC
SPFC 2 x 0 Nacional

Quartas de final
SPFC 1 x 0 Criciúma
Criciúma 1 x 1 SPFC

Semifinal
SPFC 3 x 0 Barcelona
Barcelona 2 x 0 SPFC

Final
Newell´s Old 1 x 0 SPFC
SPFC 1 x 0 Newell´s Old
Vitória do São Paulo nos pênaltis por 3 a 2

VEJA TAMBÉM
- VAI LUCRAR! Oferta por Antony, do Manchester United, pode beneficiar São Paulo
- ELOGIADO! Em conversa com Lucas, volante da seleção brasileira elogia novo lateral tricolor
- REFORÇOS! Retorno de Pablo Maia e Alisson ao Tricolor: atualização sobre recuperação.


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 2

Comentários (11)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.