publicidade

Por que será? Comentaristas analisam por que o São Paulo consegue dar trabalho ao Palmeiras

Apesar de frustrações nos últimos clássicos, Tricolor tem números equilibrados contra o rival desde a chegada de Abel Ferreira

São Paulo e Palmeiras voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, no Morumbi, às 20h, mas desta vez pela Copa do Brasil. Os dois times duelam no jogo de ida das oitavas de final da competição.



O momento sugere favoritismo alviverde, mas o histórico do confronto desde a chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras mostra que o mata-mata pode ser equilibrado.


Apesar da forte frustração nos dois jogos mais recentes (goleada de 4 a 0 na final do Paulistão e virada nos acréscimos pelo Brasileirão), o São Paulo tem dado trabalho ao Palmeiras nos dois últimos anos, desde que Abel transformou o Palmeiras na equipe mais vencedora do país.

O retrospecto é de igualdade: em 12 jogos, são quatro vitórias pra cada lado e quatro empates – essa estatística era favorável ao São Paulo até a última segunda-feira, quando o Palmeiras venceu no Morumbi, pelo Brasileiro, e igualou o número de triunfos.

No banco do Palmeiras, Abel Ferreira enfrentou três treinadores diferentes do São Paulo: Marcos Vizolli, que era interino após a demissão de Fernando Diniz, Hernán Crespo e Rogério Ceni.

O argentino foi quem mais deu trabalho ao português, com duas vitórias (uma delas valeu o título do Paulista de 2021), três empate e uma derrota (que eliminou o São Paulo nas quartas de final da Libertadores de 2021).

Atual treinador tricolor, Ceni está em desvantagem: foram três derrotas e duas vitórias.

Leonardo Miranda, do blog Painel Tático

– O Palmeiras faz o ataque posicional. Significa que o time se posiciona para atacar. Não tem nada a ver com ficar estático no campo. Significa que o Palmeiras tem um jeito de se posicionar no ataque. (...) Esse desenho não muda desde que o Abel chegou ao Palmeiras. E aí o São Paulo foi enfrentando o Palmeiras e teve erros e acertos ao tentar jogar contra esse estilo. O Crespo, apesar do 3 a 0 que eliminou o São Paulo da Libertadores, teve importantes vitórias contra o Abel. O que o São Paulo do Crespo fazia para vencer? Primeiro de tudo, jogava com três zagueiros. E o Crespo adotava uma marcação quase individual, os encaixes de marcação. Isso fazia o Palmeiras ficar com a bola, mas não ter para quem passar.

– O São Paulo era uma pedra no sapato do Abel. Mas o Abel conseguiu, principalmente a partir de 2022, grandes vitórias. O que ele fez? Fez o São Paulo provar o próprio veneno. Naquele 3 a 0 da Libertadores, o Palmeiras faz o São Paulo ficar mais com a bola, e aí é o Palmeiras que devolve os encaixes para o São Paulo.

– O Ceni vem usando também essa estratégia de encaixes de marcação. Teve vezes que deu certo e teve vezes que não deu certo. Deu muito certo naquele jogo antes da final da Libertadores, aquela vitória de 2 a 0 muito importante para o São Paulo. Deu certo no primeiro jogo da final do Paulistão, vitória de 3 a 1. O São Paulo se impôs naquele jogo. E deu certo por alguns minutos no último confronto.

Alexandre Lozetti

– O São Paulo soube identificar o momento do adversário pra montar estratégias e tentar causar algum desconforto, encontrar algum ponto menos forte. O acerto é saber ler, ter bons profissionais, e mesmo nessa derrota frustrante de segunda-feira, houve acertos. Durante a maior parte do jogo, o São Paulo foi competitivo, e durante uma parte foi superior.

– O problema do São Paulo é que ele é como um carro em que o tanque de gasolina só vai até a metade. Quando os adversários começam a trocar, usar o banco de reservas, mexer, encontrar alternativas, o São Paulo sofre muito.

Richarlyson

– Tem sido uma das partidas muito mais interessantes na questão tática. O São Paulo é uma das equipes que consegue dificultar pro time do Abel, que é um grande time, o melhor do Brasil. O São Paulo consegue minar algumas coisas que fazem essa engrenagem do Palmeiras ser tão positiva.


– Uma é a saída de bola com o Danilo, o São Paulo conseguiu tirar essa saída no último jogo com uma marcação muito forte. A outra foi a marcação quase individual do Gabriel Neves no Gustavo Scarpa, um cara que consegue articular.

– O São Paulo conseguiu desestruturar essa parte poderosa do Palmeiras, mas faltou outra que tem sido decisiva na temporada: bola parada. Foi onde, no fim do jogo, o São Paulo não teve a concentração necessária.

Caio Dominguez, representante do São Paulo na Voz da Torcida

– Que o Palmeiras hoje é melhor time do Brasil, acho que não resta dúvida a nenhuma torcida. Mas se é ruim pro São Paulo pegar os caras, é ruim pros caras pegar o São Paulo.

– Se pega os dois jogos das finais do Paulista (2022), pra mim a diferença entre os dois times foi tão grande no primeiro jogo a favor do São Paulo como foi grande pro Palmeiras na segunda final. A diferença foi no detalhe, as bolas dos caras entraram mais do que as nossas no primeiro jogo. A gente teve oportunidade de fazer quatro ou até cinco. E acabamos tomando um gol que deixou os caras vivos.



– Ao olhar só o papel, eu diria que eles são amplamente favoritos. Mas se a gente analisar a história, a honra, o peso da camisa, o São Paulo tem condições, como tem jogado de igual para igual. Temos condições de passar, sim.


VEJA TAMBÉM
- Baixas: São Paulo perde Igor Vinicius, Nestor e Calleri para jogo de volta da Sul-Americana
- Autor de dois gols contra a Católica, Luciano comemora placar: “A gente ficou bem”
- Com três expulsos, São Paulo goleia a Universidad Católica e abre vantagem na Sul-Americana


LEO SENA + TETE + FERREIRINHA + ESCALAÇÃO + JORGE JESUS PEDE WELLINTON + 6 MESES MARCOS GUILHERME


CONFIRA:Quem é Léo Sena? Conheça o volante brasileiro que é alvo do São Paulo

VEJA TAMBÉM:Uma bolada: De olho no dinheiro, São Paulo esfrega as mãos por venda de Antony ao Manchester United

E MAIS:São Paulo define valor para vender Welington ao Fenerbahçe, de Jorge Jesus, informa jornalista


Avalie esta notícia: 8 3

Comentários (13)

23/06/2022 15:48:58 Julio nascimento mazei

Falou os professores de Deus sabe tudo de futebol vai se foder comentarista de merda

23/06/2022 11:33:39 Aguinaldo Gui santos

Foram duas finais de paulista . Uma nos ganhamos e outra eles ganharam.a torcida tem mwmoria curta filhos da puta

23/06/2022 11:25:19 Jailton Alves

O Rogério está perdido, ontem apareceu aqui mesmo ele pedindo para o presidente para poupar jogador querendo se livrar da responsabilidade. Qualquer um percebe que ele é um fracasso como treinador do São Paulo. Esxala errado e faz mudanças horríveis, desmonta i time no segundo tempo, mas deve ter aquela multa conhecida dos torcedores e assim, o Casares segura o quase interino.

23/06/2022 11:18:01 Jailton Alves

Me poupe estagiário, dá trabalho? Sendo que no final arrega, entrega do mesmo jeito?

23/06/2022 10:54:25 Lorival Junior

Concordo tem que mais agressivos por mais tempo

23/06/2022 10:36:12 Arley de Ramos Souto

Nestes últimos 12 anos temos quebrado todos os recordes negativos do clube. Perdendo novamente hoje à noite, quebraremos mais um. Perder 3 jogos para o Palmerda no mesmo ano no Morumbi

23/06/2022 10:16:31 Jose Barros Barros

Nao vejo o Palmeiras tao forte assim. Ganhou duas libertadores o de a sorte ajudou demais. No ultimo jogo contra o Athetico ficiu no 0 x0 jogando mal. E um bom time. Nada mais.

23/06/2022 10:09:46 Jose Feitosa

Com o esquema de um atacante, quem vence?

23/06/2022 09:59:03 Benedicto marcos f Ff

O São Paulo está esfacelado financeira, administrativa e e tecnicmemte quanto ao futebol.Somente uma mudança radical na atual estrutura da Instituição poderá retornar o tricolor às suas glórias do passado.A tendência é o nosso adversário bde classificar, tranquilamente.Rigerio Ceni ja deu mostras que não é o técnico ideal para dirigir o tricolor.O time não tem variações táticas, padrão de jogo e vontade de vencer.Is principais culpados dessa situação vexatória é, sem dúvida, a atual diretoria, de capacidade e honestidade duvidosas.Reporto-me às péssimas contratações e à fakê ci financeira, sem sinais de recuperação.

23/06/2022 09:58:39 Marcelo De Oliveira Braz

Tá de brincadeira esses comentários. As peppas fizeram dois gols em 5 minutos e nós damos trabalho. Vão analisar na puta que pariu.

23/06/2022 09:57:23 mw rapper.oficial

trabalho onde??? com o crespo sim o Palmeiras sofreu saímos da fila em cima deles na libertadores se não fosse o volp e o Pablo seria outra história agora com RC kkkkk não tem como dar trabalho o próprio técnico joga contra o time

23/06/2022 09:44:39 paulo henrique areias mendes

Eu acredito que conseguiremos se pressionarmos obtempo todo e acertar todos cuhtese cabeçadas a gol. Rumo a vitória e nosso título inédito. Sem chororo todos times têm a mesma tabela de jogos absurda....

23/06/2022 09:42:28 paulo henrique areias mendes

Se não deixar palmeiras jogar nos 180 minutos e prorrogação venceremos. E não pide perder gols, tem que querer fazer mais e mais e mais.....

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Antônio Accioly -
    Atletico Goianiense
    Atletico Goianiense
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Sudamericana

    Qui - 21:30 - San Carlos de Apoquindo
    https://media.api-sports.io/football/teams/2994.png
    U. Catolica
    2 4
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Corinthians
    3 Atletico Paranaense
    4 Internacional
    5 Atletico-MG
    6 Fluminense
    7 Santos
    8 São Paulo
    9 Flamengo
    10 Botafogo
    11 Avai
    12 RB Bragantino
    13 Atletico Goianiense
    14 Goiás
    15 Ceará
    16 Coritiba
    17 America Mineiro
    18 Cuiaba
    19 Juventude
    20 Fortaleza EC
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    29 14 8 5 1 27 10 17 VVVVE
    26 14 7 5 2 17 10 7 DVEVE
    24 14 7 3 4 17 15 2 VEEVV
    24 14 6 6 2 21 14 7 EVVDV
    24 14 6 6 2 22 16 6 DEEVV
    21 14 6 3 5 16 14 2 VDEVV
    19 14 4 7 3 18 13 5 EEVEE
    19 14 4 7 3 18 15 3 EVDDE
    18 14 5 3 6 16 15 1 DDVDV
    18 14 5 3 6 16 19 -3 DDVVD
    18 14 5 3 6 17 21 -4 DVVDE
    18 14 4 6 4 20 19 1 VEVED
    17 14 4 5 5 16 19 -3 VVDVE
    17 14 4 5 5 14 17 -3 EEDDV
    17 14 3 8 3 14 14 0 VEEEE
    15 14 4 3 7 16 22 -6 EDDDD
    15 14 4 3 7 11 17 -6 DDEDD
    13 14 3 4 7 9 16 -7 VEDED
    11 14 2 5 7 12 24 -12 DDDDE
    10 14 2 4 8 12 19 -7 EEDVD
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
01/07/2022 11:44:09