publicidade

Pênalti? Expulsão justa? Ex-árbitros analisam polêmicas de SPFC x Cuiabá

A vitória de 2 a 1 do São Paulo sobre o Cuiabá, em jogo realizado na tarde de hoje dentro do Morumbi e válido pelo Campeonato Brasileiro, ficou marcada por duas polêmicas envolvendo a arbitragem de Alexandre Vargas Tavares, que trabalhou no seu 1° duelo da Série A no ano.



LEIA TAMBÉM: NOTAS DA PARTIDA: Nikão volta ao time e garante virada


Durante o 2° tempo da partida, quando o placar estava em 1 a 0 para o time visitante, André Anderson, meia do time paulista, conduziu a bola dentro da área rival e caiu após um contato do zagueiro Marllon.

O árbitro confirmou o pênalti e não foi chamado pelo VAR para uma possível revisão — Calleri converteu a cobrança e empatou para os paulistas, que viraram minutos depois e saíram com a vitória.

Com a palavra, os especialistas

Entrevistados pelo UOL Esporte, três ex-árbitros discordaram da marcação de Tavares. Para Alfredo Loebeling, Renato Marsiglia e José Aparecido de Oliveira, o choque entre os jogadores não é suficiente para paralisar o jogo.

"Eu não marcaria. Acho que o Alexandre Vargas sentiu a pressão de muitos jogadores experientes e também a pressão da torcida. Mesmo ele sendo de um estado forte [Rio de Janeiro] no futebol, ele foi muito mal. O jogador do São Paulo já vem desequilibrado. Tem o toque? Tem, mas aquele toque não é suficiente para derrubar. Ele [André] já vem desequilibrado para a jogada. Eu não marcaria", iniciou Loebeling, que explicou a ausência da tecnologia no lance.

"O VAR não interfere porque é um lance interpretativo, não é um erro grosseiro", finalizou o ex-juiz.

Para Marsiglia, a queda do jogador do São Paulo foi "espalhafatosa" e acabou enganando o árbitro da partida.

"No lance do pênalti, o jogador Marllon, do Cuiabá, engancha a mão direita na camisa do André Anderson, do São Paulo, que se atira ao solo de forma espalhafatosa. Não houve por parte do Marllon nenhum movimento que justificasse a queda do adversário como ocorreu. Não houve o pênalti".

"Importante frisar que o VAR também errou ao não recomendar a revisão do lance pelo árbitro de campo", complementou Marsiglia.

Já José Aparecido citou que jogadas parecidas com a de André Anderson e Marllon ocorreram no duelo — e que não houve qualquer tipo de infração assinalada.

"Considerando os lances do jogo, tivemos lances semelhantes e que não foram marcados faltas para ambas as equipes. Sendo assim, o árbitro não deveria ter marcado o pênalti", falou.

Expulsão de Jonathan Cafu

Os ex-árbitros também avaliaram a expulsão de Jonathan Cafu, do Cuiabá, minutos após o empate do São Paulo. Em um lance ofensivo do time visitante, o atacante acabou errando o chute e acertou, com as travas da chuteira, a canela do zagueiro Arboleda.

"A expulsão do Jonathan Cafu é justa. Ele vem com o pé por cima. Aí você pode falar: 'ele pegou o tornozelo porque o Arboleda tirou a bola', mas não é isso, não. É porque ele [Arboleda] tira a bola, mas o Cafu vem com o pé por cima e tem a questão da intensidade da falta. Eu expulsaria, acho o cartão vermelho justo", disse Loebeling.

Marsiglia seguiu a mesma linha do ex-parceiro de profissão. "O Cafu deixa a bola escapar e, quando avança para a 'dividida' com o Arboleda, perde o tempo da bola, erra o bote e vai direto na canela do jogador do São Paulo. O pé do Jonathan Cafu não passa nem perto da bola. É o que a regra estabelece como 'jogo brusco grave'. A expulsão foi justa".

Este lance, no entanto, não foi unânime entre os entrevistados. José Aparecido mostrou uma opinião diferente e considerou a aplicação do cartão vermelho como atitude incorreta de Tavares.

"Penso que a decisão foi um pouco rigorosa, uma vez que os dois estavam disputando a bola. Acho que um cartão amarelo cairia bem".

Carlos Eugênio Simon, árbitro que trabalhou em duas Copas do Mundo, também avaliou as jogadas. Em comentário dentro do Sportscenter, da ESPN, ele acredita que Tavares se equivocou nos dois lances: tanto no pênalti, em que o contato é insuficiente para uma infração, quanto na expulsão, em que não há "jogo brusco".



Sálvio Spinola, comentarista do Grupo Globo que estava na transmissão do duelo, tem opinião idêntica à de Simon. "Não foi nada [em relação ao pênalti]. Tem o contato de jogo, mas nada faltoso", disse ele, que também considerou um erro a aplicação do cartão vermelho para Cafu.





São Paulo, Polêmicas, Árbitros, Pênalti, Expulsão, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 11

Comentários (19)
16/05/2022 18:24:04 Delmiro Galdino

Esperar o que desses caras que sempre prejudicaram o SP já entravam PRA apitar mal intencionado. José aparecido é aquele árbitro QUE roubou o SP na mão grande EM 93 na semifinal do Paulista contra OS galinhas anulou gol legítimo do SP e deu um gol QUE tinha uns 3 jogadores das galinhas impedido. Que moral um cara desse tem .

16/05/2022 10:06:33 Sergio Gandini

Em várias partidas em que o São Paulo foi penalizado por falhas da arbitragem ninguém comentou. Agora ficam enchendo o saco quando o São Paulo leva vantagem..

ouro
16/05/2022 09:35:40 Tricolaço7

Não é pênalti!!! Se isso fosse pênalti teríamos 5 por jogo.

O cara nem chegou trombando no corpo (que seria legal tbm), ele só bota o braço. Vejam nessa câmera que mostraram nesse video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=qeE_zJcoSbo

O SP não tem nada a ver com isso. Tbm já fomos prejudicados, mas não é nenhum pecado falar que não foi pênalti a favor do seu próprio time.

16/05/2022 07:20:36 Carlos Grattão

Falta sem querer tambem é falta, entrada daquela com os cravos no meio da canela, que por muito pouco nao quebra a perna e sem querer, tambem merece expulsão. Foi no minimo imprudente...

16/05/2022 07:16:33 Carlos Grattão

Sao especialista? Em que ?? Nao conseguem ver nem pelo replay... ha um anglo por tras do lance onde nota-se um pisao no calcanhar do Anderson, travando a passada, por isso ele cai daquela maneira. Foi penalt em baixo e nao em cima como estao alegando...

16/05/2022 07:07:55 Jocival Bomfim

Fora Léo fora Alisson

Sálvio Spínola, como de praxe, errando. Dizer que nem falta foi no lance da expulsão, pqp. A vdd é que Sálvio sempre odiou o SP quando apitava e, principalmente, do Ceni, agora tá apenas prorrogando o rancor. Deve ser corintiano.

16/05/2022 03:48:06 Ali Tatah

A expulsão foi justo mesmo q foi sem querer podia ter quebrado a canela do arboleda

15/05/2022 23:49:14 Helio da Silva Nascimento

Pênalti, pênalti, pênalti absurdo dizerem que não foi pênalti, o atleta do SPFC correndo em direção ao gol com braço direito é desequilibrado e a perna direita do adversário obstrui a rota natural da perna-esquerda do atleta do São Paulo que não percebe nem a presença do marcador resumindo, pênalti legal...

15/05/2022 23:45:18 Juan Ben

Foi pênalti!

15/05/2022 22:16:18 No pain no gain

O São Paulo mereceu a vitória. O goleiro estava o Satanás pegando tudo. Foi pênalti o cara usa o braço para desequilibrar o jogador. A expulsão foi justa. Já meteram a mão no São Paulo altas vezes agora vem com essa novela

15/05/2022 21:38:40 Fredie Shimizu

Não foi pênalti. A expulsão até é aceitável.

15/05/2022 21:37:08 Irineu Supino

Tem que falar pro Simon pir a perna dele lá e depois dar um parecer. Um grande imbecil

prata
15/05/2022 21:35:51 C@RLOSSPFC

Pênalti e expulsão correta,o pênalti foi 2em 1 mão na bola ou empurrão na minha opinião mão na bola pênalti mais claro, no caso da expulsão é bom salientar que por pouco não quebrou a perna do Arboleda, intencional ou não ao meu ver não pôde mudar a cor do cartão.

15/05/2022 21:14:59 Jair Antonio da silva

Sim , foi pênalti, sim expulsão merecida....Guando e contra nós..pode... sobre o jogo .precisa melhorar muito . Mais

15/05/2022 21:01:29 Brayan Deyvison

O tricolor tem que jogar muito mais para deixar de ficar dependendo de arbitragem para ganhar jogos, o futebolzinho apreswntado ainda é muito pouco...

15/05/2022 20:56:07 Jose Carlos Machado

No entendimento desses anti são Paulo é preciso fratura exposta para ser falta, sangue jorrando, coisas do tipo. A mão do Marlon segura a camisae dá um empurrão nas costas do Anderson, e o pé alto do Canfusio visando a perna do Arboleta

15/05/2022 20:55:03 Airsoft Sport Club

Primeiro, quantos pênaltis interpretativos já marcaram para outros times grandes (principalmente Galo e Flamerda) e ninguém fez todo esse Carnaval? Segundo, o Calleri tb foi expulso contra o Flamerda num lance sem querer e valeu a regra, então Foda-se! Mais 3 pontos na conta e fim de papo!

15/05/2022 19:47:19 Pedro Moares

O que vale é a nossa vitória, o time jogou melhor e fez por merecer a vitória, o choro é livre ! Segue o baile , pra cima meu tricolor!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.