Segundo a diretoria de futebol, o problema de preparo físico do jogador é antigo - Crespo enfrentou o mesmo problema - e Ceni tenta solucionar a questão conversando e estimulando o jogador no dia a dia.Veja mais detalhes abaixo
Benítez chegou ao São Paulo por empréstimo depois de atuar no Vasco. Lá era querido pela torcida por boas atuações mas considerado "de lua" por falta de regularidade. Antes de sequer assinar o contrato, o jogador se mudou para o São Paulo e começou a treinar no CT da Barra Funda pois dizia que tinha muita vontade de jogar pelo tricolor e conquistou a torcida pela atitude.
Logos na primeiras atuações, as estatísticas estavam a favor e Benítez agradou demais em campo sendo decisivos para alguns jogos, como é o caso da partida contra o Sporting Crystal pela Copa Libertadores em que o meia dominou a partida e ainda anotou o gol da vitória levando o prêmio demelhor jogador em campo.
Porém, conforme a temporada continuava, o jogador sofria com pequenos lesões e passou a desfalcar a equipe em jogos importantes como a final do campeonato paulista contra o Palmeiras e as quartas de final da Copa Libertadores da América também contra o Palmeiras, além de longas sequencias sem jogar.
A situação fez com que o torcedor passasse a culpar Hernán Crespo pela não titularidade do jogador quando não estava lesionado e o ex-treinador jamais falou publicamente sobre o assunto. Vale lembrar que um dia antes de Crespo ser demitido, o agente de Martin Benítez falou publicamente que o jogador não renovaria com o São Paulo se Crespo não fosse demitido exatamente porque ele ficava no banco quando se recuperava entre uma lesão e outra.
Ceni chegou e a situação continuou igual e a casa rodada a torcida e a imprensa começam a criticar o treinador que por não colocar o atleta. Porém, para o azar do jogador, Ceni falou abertamente sobre o caso e explicou a temporada de Benítez, veja abaixo.
Se ele se entregar mais fisicamente no dia a dia, tem condição de ganhar mais minutos. Eu prefiro colocá-lo no segundo tempo, com o adversário mais cansado. Hoje entrou mais 45 minutos e jogou bem com a bola, e nós conseguimos a vitória. Tenho vontade de vê-lo mais, é prazeroso quando vemos um jogador tão técnico. Mas essa história de deixar um jogador sem marcar ninguém, que os outros correm, é do futebol de muitos anos atrás. Quem pensa assim tem mentalidade pequena. Agora é fazer com que Benítez cresça fisicamente. Se ele crescer, vai jogar mais tempo. Pode começar o próximo jogo ou entrar no segundo tempo, depende do que entregar na semana nos treinos. Avalio o Benítez pelo dia a dia. Se aguentar mais tempo em campo, ficará mais tempo em campo. É uma decisão muito particular dele, do que ele quer para a vida dele. Gosto do Benítez e tenho interesse., disse Rogério Ceni em coletiva.
O jogador teve de aceitar de Rogério Ceni aquilo que não aceitou de Crespo: entrar apenas no segundo tempo até convencer nos treinos que aguenta jogar um jogo inteiro auxiliando na parte ofensiva e criação de jogadas e aguentando a voltar pra correr na defesa.
Falta comprometimento para essa evolução física acontecer e, como Rogério Ceni disse, só depende do jogador.
Comentarista dos canais DAZN, Fernando Campos informa que a condição física de Benítez não deveria ser surpresa ao São Paulo, principalmente pela maratona de jogos. "É talentoso e resolve várias vezes, mas em muitas oportunidades te deixa na mão por conta dos problemas físicos. Isso o atrapalha e faz parte do pacote da contratação", analisa.
MARTIN BENÍTEZ, SPFC,SÃO PAULO, TREINO, ROGÉRIO CENI, CRESPO, TITULARIDADE, TITULAR, BANCO DE RESERVAS,GRÊMIO, SPORT, PALMEIRAS, CAMPEONATO BRASILEIRO, ESTATÍSTICAS
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025