publicidade

Departamento médico lotado faz Cruzeiro e São Paulo correrem contra o tempo

Clubes trabalham para recuperar jogadores machucados para as quartas de final da Libertadores

Rogério Ceni; Thiago Heleno, Renato Silva e Rodrigo (Aislan na reserva); André Dias (improvisado na ala direita), Henrique, Jean, Wagner e Sorín; Soares e Dagoberto. Gostou do time? Com esta escalação ele bem que poderia fazer bonito em qualquer campeonato que disputasse, mas no momento os jogadores formam o DESFALQUES F.C..

Adversários nas quartas de final da Taça Libertadores, Cruzeiro e São Paulo correm contra o tempo para ter a maior parte de elenco à disposição no primeiro duelo, no próximo dia 27, no Mineirão. Algumas ausências estão confirmadas. No Tricolor Paulista, o goleiro Rogério Ceni se recupera de uma fratura no tornozelo esquerdo e só volta a jogar em seis meses. O zagueiro Rodrigo sofreu uma embolia pulmonar e poderá treinar apenas em 90 dias, mas o contrato dele termina antes deste prazo. Na Raposa, o atacante Soares fraturou o tornozelo direito. Precisa do mesmo tempo de recuperação do defensor são-paulino.

Sem ter muito o que fazer, os técnicos Adilson Batista e Muricy Ramalho torcem pelas recuperações e pensam em alternativas.

- A gente lamenta as lesões. Temos Wagner, Henrique, Soares, Sorín e Thiago Heleno no departamento médico. Está cheio. Vamos por etapa. Descansar, consultar sempre o departamento de fisiologia e controlar bem – disse o comandante celeste.

Além de Rogério e Rodrigo, os zagueiros André Dias, Renato Silva e Aislan, o volante Jean e o atacante Dagoberto tiram o sono de Muricy. No entanto, como o primeiro jogo das quartas passou da semana que vem para a seguinte, há tempo de recuperá-los.

- O fato de o primeiro jogo não ter sido marcado para o dia 20 foi muito bom para nós, porque nossos jogadores terão tempo para recuperação. Estamos tranquilos por isso. Vamos sofrer um pouco agora no domingo, pelo Brasileiro, porque não sobrou zagueiro. Só tenho o Miranda e precisarei improvisar. Ainda bem que os problemas aconteceram na hora certa. Se fosse um pouco mais para a frente, seria complicado - ressaltou Muricy Ramalho, que enfrenta o Atlético-PR neste domingo, no Morumbi.

Se Muricy terá praticamente todos de volta, Adilson não deve ter a mesma sorte. Nessa sexta-feira, o departamento médico do Cruzeiro informou que o meia Wagner está com uma lesão de grau um no músculo porterior da coxa direita. Serão necessárias três ou quatro semanas para voltar a jogar. Existe uma chance remota de estar apto para o jogo de ida, mas tudo vai depender da evolução do atleta com o tratamento intensivo em dois ou até três períodos diários. O zagueiro Thiago Heleno, o lateral-esquerdo Sorín e o volante Henrique não terão problemas. Os quatro devem desfalcar o time neste domingo, contra o Náutico.

O médico do Cruzeiro Sérgio Freire Júnior explica que esta série de lesões é causada pela sequência de jogos intensa dos times.

- É normal. Essa fase aumenta o índice de lesão, pois coincide com final dos regionais, transição de fase da Libertadores, ou da Copa do brasil para os times que estão disputando, e o começo de Brasileiro – explicou, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Segundo ele, é o momento em que os clubes redobram os cuidados e intensificam a prevenção.

- O essencial é primeiro orientar os atletas após os treinos e partidas em relação ao descanso, recuperação, alimentação e energia perdida. Segundo, sobre a parte médica, informando ao técnico quais são os atletas com indício de fadiga, alguma dor ou cansaço. Um trabalho feito junto com a preparação técnica, física e fisiológica. Isso ajuda como fator de proteção. Mesmo que o técnico não poupe em jogos, poupa nos treinos. E eventualmente tira ou não de alguma partida. Alguns jogadores fazem, além do trabalho de grupo, atividades individuais – afirmou.


Confira a situação de cada atleta para o primeiro jogo das quartas:

SÃO PAULO SITUAÇÃO PARA 27/05
Rogério Ceni - fratura e operação no tornozelo esquerdo, até seis meses de recuperação Desfalque
Aislan - dores na região lombar, dúvida para este domingo Apto
André Dias - lesão na coxa esquerda. Prazo inicial de duas semanas a contar a partir do último dia 7 Apto
Renato Silva - dores na coxa direita. Não joga domingo Apto
Rodrigo - embolia pulmonar, até três meses sem atividades físicas Desfalque
Jean - trauma lombar após queda no treino, na semana passada. Não joga domingo Apto
Dagoberto - contratura no adutor da perna direita. Não joga domingo Apto

CRUZEIRO SITUAÇÃO PARA 27/05
Thiago Heleno – lesão no pé direito. Dúvida para domingo Apto
Sorín – lesão muscular na coxa direita. Já voltou aos treinos, mas não joga domingo Apto
Henrique – pancada no tornozelo direito. Não joga domingo Apto
Wagner – lesão muscular na coxa direita, três a quatro meses de recuperação Dúvida
Soares – fratura no tornozelo direito, até três meses de recuperação Desfalque

VEJA TAMBÉM
- ADEUS DE GALOPPO! São Paulo negocia troca de jogadores com o River Plate
- APALAVRADO! Com acerto nas bases salariais, São Paulo acelera para ter Wendell na pré-temporada!
- São Paulo retém Rodriguinho e garante oportunidades no início do Paulistão


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 2

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Paulista

    Ter - 21:00 - MorumBIS -
    São Paulo
    São Paulo
    Inter De Limeira
    Inter De Limeira

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Nilton Santos
    https://media.api-sports.io/football/teams/120.png
    Botafogo
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade