publicidade

Programa de Integridade Tricolor: O que é e para que serve o compliance para a recuperação das finanças do cube?

O São Paulo caminha para o futuro no esporte que condiz com a profissionalização de setores, planejamento de gastos e diretrizes de objetivo. O método compliance no esporte tem sido cada vez mais introduzido a clubes para resgatarem seus poderem econômicos, diminuírem as dívidas e se reestruturarem. O tricolor anunciou mês passado o Programa de Integridade Tricolor, entenda o que é abaixo.



Compliance é um método cada vez mais difundido em empresas dos mais diversos setores que tem como objetivo, principalmente, proporcionar uma gestão mais transparente e livre de infrações. Isso faz com que uma companhia ganhe mais credibilidade no mercado e atraia investidores. Sem dúvida, fatores extremamente necessários na realidade do futebol brasileiro.

No Brasil, alguns clubes já aderiram à prática, por diferentes razões. Um exemplo é o Cruzeiro que, após ter escândalos administrativos divulgados em 2019, precisou buscar uma reestruturação para começar a recuperar sua credibilidade. Com isso, o clube criou um Comitê de Governança, Gestão e Compliance, com a missão de assessorar os dirigentes e verificar se todos estão "agindo em conformidade aos processos, instruções normativas e leis internas ou externas".

O compliance ajuda a deixar claro os valores e as diretrizes que o clube espera de seus colaboradores, inclusive atletas e comissão técnica. Isso possibilita ter de forma mais objetiva um planejamento estratégico para atingirmos as metas estabelecidas. Em resumo, o compliance define valores, divide competências, organiza fluxos internos de despesas e até mesmo auxilia na averiguação e punição de desvios de conduta.

bn2][

A criação do PIT (Programa de Integridade Tricolor), conjunto de normas e políticas para orientação de conduta da instituição e de seus funcionários e colaboradores, sempre foi uma das prioridades da atual gestão.

O Diretor Jurídico do clube, Roberto Armelin, coordena os trabalhos, na função de Compliance Officer. Além dele, a equipe é composta por outros quatro membros, todos advogados com larga experiência em suas áreas de atuação. Roberta Codignoto é a responsável pelos pilares de cultura, treinamento e comunicação do Programa de Integridade Tricolor. Rodrigo Bertoccelli é o encarregado da estrutura normativa do Programa. André Fittipaldi cuidará das questões trabalhistas a serem tratadas pelo PIT. Daniella Caverni dará suporte ao grupo em assuntos que envolvam a Lei Geral de Proteção de Dados

Compliane, SPFC, espoete, futuro, profissionalização, dívidas, finanças, econômia


VEJA TAMBÉM
- REFORÇO IMPORTANTE! Zubeldía confirma reforço de atacante para a Libertadores
- Vai renovar? São Paulo abre conversas para renovação de Juan e recebe contraproposta
- São Paulo enfrenta Talleres pela Libertadores: saiba onde assistir ao jogo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 0

Comentários (2)
10/07/2021 16:15:15 Claudio Ribeiro

São Paulo vai ser potencia futuramente esse presidente esta indo caminho certo

10/07/2021 16:08:02 Gedeir Machado

Véi, na boa, em primeiro lugar, eu kero ver o tricolor vencer o Bahia hoje. Em segundo lugar, vencer o racing na libertadores terça feira. Em terceiro: vencer a próxima partida... agora esse negócio jurídico aí... tô nem aí véi...kkkkkkkkk

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.