Análise: São Paulo corre risco de vexame histórico

São Paulo, comandado por Hernán Crespo, perdeu no Piauí e precisa reagir na Copa do Brasil — Foto: Rubens Chiri

Os tropeços na Copa Libertadores, até com derrota no Morumbi, redirecionaram a atenção para o “expressinho” do São Paulo. Os questionamentos sobre o nível competitivo de uma formação majoritariamente reserva ganharam força na noite de terça-feira. A derrota por 3 a 2 para o 4 de Julho, time da Série D, faz a equipe correr o risco de um vexame histórico na Copa do Brasil.



A glória no torneio ainda surge como algo inédito para o clube tricolor. O São Paulo nunca levou o troféu da principal competição de mata-mata (e mais lucrativa atualmente) do país. Agora, após uma noite desastrosa do sistema defensivo e que traz novas dúvidas sobre o elenco, o clube vai precisar vencer por dois gols de diferença na volta, terça-feira, às 19h (de Brasília), no Morumbi, para avançar sem a necessidade de disputa por pênaltis.


LEIA TAMBÉM: Em jogo com duas viradas, São Paulo perde do 4 de Julho e sai atrás na Copa do Brasil


Além de Daniel Alves e Benítez, machucados, e Arboleda e Liziero servindo seleções, o São Paulo viajou ao Piauí sem Tiago Volpi, Igor Vinícius, Bruno Alves, Miranda, Léo, Reinaldo, Luan, Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Igor Gomes, Pablo, Luciano e Rojas. São 17 nomes fora que na terça-feira destruíram a organização da equipe, principalmente na defesa.

Sem opções, Hernán Crespo improvisou Orejuela no trio de zaga com Rodrigo Freitas e Diego Costa, que não vinham aproveitando as chances concedidas nos últimos jogos. No meio, o trio Shaylon, Hernanes e William funcionou em raros momentos, assim como Welington – Galeano, na direita, teve noite apagada.

O maior problema, contudo, deu-se no campo coletivo. As bolas paradas defensivas, um problema dessa formação com suplentes, reapareceram de maneira preocupante. Os três gols do 4 de Julho nasceram de bolas cruzadas para a área, tipo de jogada na qual o São Paulo se comportou como uma equipe muito aquém das próprias capacidades.

Mesmo diante de um competidor do quarto escalão do futebol brasileiro, o São Paulo se complicou com a formação majoritariamente reserva. Que pese os erros de arbitragem, como o gol anulado de Galeano no fim, a equipe de Hernán Crespo volta de Teresina repleta de questionamentos sobre o funcionamento coletivo e individual.

Com o calendário aliviando a partir desta terça, alguns nomes vão ver os minutos em campo diminuírem ainda mais. A possível última imagem deste “expressinho” foi a pior possível, com uma derrota inesperada e que antecipa a pressão por resultados para um clube que saiu da fila há pouco mais de uma semana.

O que deu errado

O sistema defensivo teve noite desastrosa (e não se fala apenas individualmente). Falta de concentração e falhas de posicionamento complicaram o São Paulo diante das bolas levantadas para a área de Lucas Perri, que também viveu noite ruim, embora tenha realizado duas defesas que evitaram um desastre ainda maior.

Orejuela esteve envolvido nos dois primeiros gols. No primeiro, levou azar de bola espalmada por Lucas Perri, que desviou no colombiano e entrou no gol. No segundo, os dois aspectos citados anteriormente (concentração e posicionamento) resultaram na chance bem aproveitada por Gilmar Bahia.

No terceiro gol, Vitor Bueno errou o cabeceio e cedeu a oportunidade para Rômulo cabecear sobre Lucas Perri. A sequência de erros também limitou o poder de reação do São Paulo. Psicologicamente, o gol que decretou o resultado derrubou o time.

Nem a presença de Hernanes, experiente e vencedor pelo clube, mudou o panorama. Aliás, a noite do veterano teve semelhanças com outras partidas: bons momentos, principalmente no começo, mas queda de ritmo e competitividade na parte final do jogo.

O que deu certo

Ofensivamente, Eder viveu a noite mais participativa no São Paulo. Além dos dois gols, o veterano chamou a responsabilidade e tentou individualmente tirar a equipe de uma noite ruim. Pela primeira vez, o camisa 23 atuou os 90 minutos com a camisa são-paulina.

Próximos passos

Crespo e a comissão técnica certamente vão refletir sobre a estratégia de alterar tanto a equipe para os jogos de meio de semana. O calendário dará maior folga (nem tanta) para as próximas semanas, incluindo o duelo que pode ressignificar a temporada do São Paulo.



No sábado, a partir das 19h (de Brasília), a equipe deve ir com os titulares para o confronto diante do Atlético-GO, fora de casa, em busca da primeira vitória no Brasileirão. O duelo decisivo contra o 4 de Julho está marcado para terça-feira, no mesmo horário, no Morumbi.

Análise, São Paulo, corre, risco, vexame, histórico

VEJA TAMBÉM
- Herói da vitória, Alan Franco celebra vitória e primeiro gol: "Muito contente"
- Alan Franco faz seu primeiro gol, e São Paulo vence o Santo André nos acréscimos
- Tricolor escalado para o confronto contra o Santo André; confira


CONFIRA:Jornalista revela proposta 'na mesa' de clube por Gabriel Neves; saiba detalhes

VEJA TAMBÉM:Novo reforço do São Paulo, Erison não revela metas para a temporada e explica motivo

E MAIS:Por R$ 140 milhões: jornalista revela jogadores a serem negociados para atingir meta do São Paulo

Avalie esta notícia: 11 8

Comentários (49)

02/06/2021 17:34:19 Rian Santoos

CRESPO usa a Cabeça! O São Paulo não tem time Reserva!!!

02/06/2021 14:10:52 Carlos Henrique

Foi uma vergonha história.... Mais cabe reflexão, Vitor Bueno não é jogador para vestir a camisa tricolor, Hernandes já fez muito pro São Paulo mais agora está mais é atrapalhando... Entamos falando do São Paulo perder pro time com todo respeito com uma folha salarial de 140 mil, ... Vergonha, vergonha e vergonha, Só o Vitor Bueno paga o time todo 3 meses e naquela disposição

02/06/2021 12:22:28 ruanperondi

Esse resultado de ontem foi complicado, não pelo resultado, mas sim pra algumas constatações:

São Paulo jogou contra três adversarios:
- 4 de Julho
- Campo. Além da grama alta, o que pesa muito pra quem joga, parecia um pasto.
- Arbitragem

Mesmo assim, em relação a alguns jogadores:
William, mesmo um dos melhores da partida, é tenebroso. Precisamos de um primeiro volante.
Eder e Wellington foram os únicos que jogaram sem salto alto, aliás, Eder ja tem que entrar no lugar do Pablo. Ataque com mobilidade do Luciano e Eder fica ótimo.
Hernanes, obrigado, mas não dá, sua parte fisica sofre com qualquer jogo.
Orejuela, espero que tenha sido um lapso ontem, pq se for assim, estamos no sal. Ele viria pra ser titular com o Daniel no meio, e tá sendo reserva do Igor Vinicius.

Ainda precisamos de um Centro Avante, um Zagueiro e um Volante.
O zagueiro pode ser de casa: Walce.
O volante é que o bixo pega, talvez alguém sulamericano.
De ataque temos três opções livres no mercado: Tiquinho (31 anos, 0.53 gol/partida), Alex Teixeira (31 anos, 0.57 gols/partida) e Diego Costa (32 anos, 0.53 gols/partida). Pensando em custo/beneficio, Tiquinho seria a melhor opção pensando em salário para o clube.

02/06/2021 12:22:02 josemar souza

A derrota foi bom pra baixar a bola e entrar com mais atenção

02/06/2021 11:16:57 Santos Gomes

Esse Orejuela até o momento nao jogou nada, os caras tiveram a oportunidade de mostrar que podem se tornar titulares e jogaram fora, apenas o Eder mostrou vontade, esse Vitor Bueno é uma piada.

ouro
02/06/2021 11:14:43 Lemonz

Vexame histórico foi perder em casa pro catadão do Mirassol com os titulares em um jogo decisivo. Esse jogo valia muito pouco, vamos ter que jogar no Morumbi e seremos cobrados pela vitória em casa de qualquer jeito.

Já perdemos fora na Copa do Brasil na PQP antes, contra um time da Paraíba que nem tinha divisão, isso que jogamos com o time titular com Kaka, Ceni e Luis Fabiano e tomamos 1 a 0, e depois revertemos facilmente com goleada em casa.

Imprensa adora criar um drama.

02/06/2021 10:51:23 Lourival Colamego

Ja ficaram no vexame! O defesinha ruim em? Ate o Pica Pau deitou e rolou! Esse grupo do Sao Paulo, deveria voltar a pe de la!

02/06/2021 10:51:14 Jair Klein

Vitor bueno é muito ruim, muito sem vontade, preguiçoso, nao corre, nao da carrinho, não busca a bola para fazer gol, e atrapalha o time, chega deste pereba

02/06/2021 10:47:44 Jair Klein

Este expressinho nem de longe lembra o expressinho vomandado por juninho Paulista e outros garotos de Cotia, aquele tempo os garotos dacam o ssngue para se firmarem, estes, são um bando de vadios, descomprimissados e pouco competitivos, muitis sem futuro no futebol, vao peranbukar por times da serie C e sere D.

02/06/2021 10:43:17 Thiago Martins

Com esses dois contratantes vamos sim pablo e Vitor bueno n vamos ganhar nads

prata
02/06/2021 10:42:09 regulation

Se for com o mesmo time, será eliminado, não tenha dúvidas.

Vai ter que jogar com os titulares.

02/06/2021 10:41:28 Marcos Barros

VERGONHOSO o que aconteceu ontem, perder para um tkme da 4° divisao nao tem perdão.

Esqueci do shaylon e galeano. PEREBAS

02/06/2021 10:34:20 Andre Miranda

Conversa furada.. O jogo de terca vai ser um treino para o time titular ja entra com o Eder e Luciano no ataque, Benitez na armação.. 5x0 fácil.. Coloca o pablo e Igor gomes no time reserva..

02/06/2021 10:33:54 otavio Alves Bezerra

aí Crespo tá de brincadeira a diretoria não te falou sobre a importância da copa do Brasil o único título que o são Paulo não ganhou que merda é essa não pense que o paulista vai aliviar alguma coisa não o torcedor são Paulino está acostumado a grandes títulos então fica esperto que se for eliminado terça feira a torcida vai começar a cobrança você menosprezou o adversário colocando esse time medíocre para jogar para que poupar todos os jogadores se o próximo jogo ainda é sábado e olha o vexame que passamos chega de insistir com Galeano,shaylon, orejuela

Temos que nos desfazer desses Perebas: Diego Costa, Perri, Orejuela, Vitor Bueno, William, Sara, Igor Gomes, Pablo. Agradecer o Hernanes pelos serviços prestados mas tbm manda embora.

02/06/2021 10:30:20 Uelinton Santana

Histórico? Esqueceram o Mirassol?.Somos assim, adoramos dar vexames

02/06/2021 10:29:58 Lourival Colamego

Nao poderia acontecer isso com o Sao Paulo! Dos grandes, e o unico que nao tem esse titulo! Deveria ter levado pelo menos uma defesa melhor! Passaram sufoco com o 4 de Julho! Vitor Bueno nao da pra jogar nem no banco! Arujuela, mudaram ele de lugar e nao avisaram ele pra que lado atacar! Estava perdido! Defeza bem ruim! Vergonha!

02/06/2021 10:27:04 Fabio Oliveira

Sera que na base não tem uma zaga melhor que essa reserva precisamos de um goleiro para o lugar do volpi na reserva e parar de inventar time reserva que vai dar merda ainda nos campeonatos

02/06/2021 10:22:28 Elson Gonçalves

Time horrível, não dá pra contar mais com Diego Costa, Rodrigo na zaga, nem na varzea joga São bancos, Vítor Bueno e hernanes, sahailon jesuisssss pode parar

02/06/2021 10:22:14 NANDO Lima

DEPOIS DO TITULO NÃO JOGO MAIS NADA CRESPO QUEBRO O JEJUM DE TITULOS MAIS ELE E TREINADO PARA TIME PEQUENOS DA ARGENTINA SE CONTINUAR ASSIM PERDE EMPATE MANDA EM BORA TEM QUE TRAZER TREINADO BOM PRA CONSIGUI GANHAR TITULOS DA COPA DO BRASIL E NÃO POUPA JOGADOR

No Morumbi é três a zero

02/06/2021 10:17:03 Anilson Silva

Professor pardal só quer inventar colocar lateral de zagueiro começou com Léo Pelé

02/06/2021 10:12:46 Jailton Alves

A verdade é essa: Em 01/06 São Paulo perde para 04/07 e ficam com cara de O "zé roela"".

ouro
02/06/2021 10:09:00 1983SPFC

estratégia do Crespo foi correta.

Se os titulares vão mal, aí nego fica pedindo Diego Costa, Shaylon e outras merdas.

Isso daí é bom para ver como tem um monte de perna de pau.

O time principal não está lá essas coisas, se os reservas perdem do 4 de Julho, como vao ajudar contra o Racing?!?!?

02/06/2021 10:06:27 Jose Natalino

Com este Victor Bueno está zaga não tem jeito

02/06/2021 09:55:19 Anilson Silva

Não sei porque essa palhaçada de poupar jogador para quê para ir para balada

02/06/2021 09:53:24 Danilo Mello

O conjunto zaga e meio de campo falhou, por que em bola parada um da suporte ao outro. Agora o que eu não me confomo e com as atualizações de Lucas Perez, para me ele sempre foi promissor, eu pensava quando o Jean era goleiro que o Perez podia ser ate o titular mais ae venho observando as atualizações dele e digo ser um pouco abaixo das expectativas em uma ou duas partidas e ate comum porem em todas? Fica difícil, todo jogo ele toma gol, pode olhar, ele tomou gol em toda partida que jogou esse ano, todo jogo ele sai mal. Dae eu pergunto, Por quê essa gestão que foi mais competente que a outra deixou o Jean que foi um investimento alto ir embora, ele teve seus problemas mais não deixa de ser um jogador bom. Seria um otimo reserva que uma hora (poderia) ate ser titular. Eu vejo o clube falando de aliviar as despesas e vejo alguns jogadores que ja tiveram dias de glória e hoje estão caidos na corda como ja tivessem disputado o 5 assalto. Po diretoria ja deu, vamos observar que tem muito menino bom na base e que tem muito jogador que ja não serve mais para nós ajudar nos planos que temos para o futuro. Só mais um torcedor São Paulino

02/06/2021 09:52:53 Cado_Negri

Gente, a mídia quer plantar crise de qualquer jeito.

O Crespo tem 3 derrotas, 2 delas com o time reserva e 1 com erros absurdos da arbitragem. Nenhuma delas valia nada.

Dessa vez foi ridícula mas era o terceiro time, a única coisa que serviu é pra vermos que tem jogadores que não tem condições de jogar no São Paulo.

Aí vem matéria: "São Paulo corre risco de vexame histórico". Todo mundo corre risco de vexame histórico sempre que pega um time pequeno, isso é ridículo.

Na volta vamo enfiar uns 6 e vai ficar tudo bem, a estratégia foi correta, era ida e volta, não tem porque levar o time titular pro Piauí no meio da semana.

02/06/2021 09:52:54 Adevaldo Vargas

A primeira parte da vergonha ja foi escrita agora so falta conclui que todo trabalho do crespo vai de agua abaixo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Paulista

    Dom - 16:00 - Bruno José Daniel -
    Santo André
    Santo André
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Paulista

    Dom - 18:30 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    1 2
    X
    Corinthians
    Corinthians
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Internacional
    3 Fluminense
    4 Corinthians
    5 Flamengo
    6 Atletico Paranaense
    7 Atletico-MG
    8 Fortaleza EC
    9 São Paulo
    10 America Mineiro
    11 Botafogo
    12 Santos
    13 Goiás
    14 RB Bragantino
    15 Coritiba
    16 Cuiaba
    17 Ceará
    18 Atletico Goianiense
    19 Avai
    20 Juventude
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    81 38 23 12 3 66 27 39 VVEVD
    73 38 20 13 5 58 31 27 VDVVV
    70 38 21 7 10 63 41 22 VVVVV
    65 38 18 11 9 44 36 8 EVVED
    62 38 18 8 12 60 39 21 VDDED
    58 38 16 10 12 48 48 0 DVDEV
    58 38 15 13 10 45 37 8 VEDVV
    55 38 15 10 13 46 39 7 VDEVV
    54 38 13 15 10 55 42 13 VEDDV
    53 38 15 8 15 40 40 0 EVVDE
    53 38 15 8 15 41 43 -2 VDVVD
    47 38 12 11 15 44 41 3 DVEDD
    46 38 11 13 14 40 53 -13 EDVDD
    44 38 11 11 16 49 59 -10 DVDDD
    42 38 12 6 20 39 60 -21 DVVED
    41 38 10 11 17 31 42 -11 VVEDV
    37 38 7 16 15 34 41 -7 DDDDV
    36 38 8 12 18 39 57 -18 DDEEE
    35 38 9 8 21 34 60 -26 DDEVV
    22 38 3 13 22 29 69 -40 DDDED
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
06/02/2023 08:56:21