apostas São Paulo só voltará aos trilhos quando quebrar a maldição do 'soberano'
publicidade

São Paulo só voltará aos trilhos quando quebrar a maldição do 'soberano'

0 0 0
Estádio Morumbi, do São Paulo (Reprodução) (Imagem: Reprodução / Internet)

O tempo é implacável com quem acha que ele parou. E o São Paulo tinha certeza que o tempo havia parado. Neste momento em que a Terra não mais girava, o São Paulo era soberano. Maior campeão da Libertadores, maior campeão mundial, maior brasileiro, o suprassumo, o rei da cocada, o... soberano.



Mas a Terra continuou girando. Enquanto isso, o São Paulo continuava achando que só ele tinha e teria um baita CT. Que só ele tinha e teria um baita departamento físico e de recuperação de lesionados. Que só ele tinha e teria um estádio grande na cidade para abrigar os principais jogos de todos os clubes e receber eventos. Que só o Morumbi poderia receber a Copa do Mundo. Que só ele poderia liderar sem os outros grandes do país as negociações de TV. E continuava achando que era um clube de elite, que poderia se aproveitar e manobrar as massas que agora torciam pelo clube, olhando para essa turma de cima para baixo.



LEIA TAMBÉM: Veja técnicos livres no mercado que podem assumir o São Paulo



"Entre os grandes, és o primeiro". Isso é apenas uma letra bonita de hino, não se pode acreditar na frase como verdade absoluta. O São Paulo é vítima de uma arrogância que talvez nunca tenha existido com tal força no futebol brasileiro - exceto, claro, a arrogância do próprio brasileiro em si quando o assunto é futebol.

O Santos não se autodenominou soberano quando pôde. O Flamengo não se autodenominou soberano quando pôde. O Palmeiras não se autodenominou soberano quando pôde. O Corinthians não se autodenominou soberano quando pôde. Já o São Paulo tinha certeza absoluta que era e seguiria sendo soberano.

Torcer pelo São Paulo não é mais uma "grande moleza", como dizia Milton Neves nos anos 90. Lá se vão 15 para 16 anos desde a última Libertadores e do Mundial, 16 do último Paulista, 12 anos sem Brasileirão, 8 anos sem qualquer título. O torcedor está atônito. Fazia mais de cinco décadas que o São Paulo não ficava afastado dos títulos. O são-paulino sub-60 não sabia o que era sofrer.

O dinheiro que pingava com show ou jogos de Corinthians e Palmeiras já não pinga mais. Há CTs e estádios mais modernos. O futebol não tem qualquer linha coerente. E o São Paulo não sabe até agora como fazer para integrar uma torcida que mudou de perfil. Há um certo nojo de virar um clube verdadeiramente popular.

Agora o clube entrou numa espiral sem fim por causa da fila e do sucesso dos maiores rivais. Já ficou muito para trás de Palmeiras e Flamengo em termos de equilíbrio financeiro e organização. Já não pode mais tirar sarro dos "Paulistinhas" ganhos pelos outros. Já não é mais o destino preferido dos jogadores - até pela já citada pressão que a seca de títulos gera.

Um amigo meu, são-paulino, tenta explicar o caótico mês de janeiro com o seguinte termo: "DNA pipoqueiro do clube". Na hora em que se viu 7 pontos à frente e tão perto do título nacional, sucumbiu em vez de crescer.

Acho difícil conectar as coisas de forma tão direta. É óbvio que as mudanças pontuais promovidas no futebol pela nova gestão (saída de Pássaro, principalmente) não ajudaram. É óbvio que Fernando Diniz xingar Tchê Tchê daquele jeito não ajudou. É óbvio que faltaram soluções táticas. Mas também é óbvio que a instituição como um todo não aguentou o tranco da reta final.

O São Paulo não sabe mais ganhar. É inacreditável, mas é a realidade. É a maldição do "soberano".

Em plena crise, ainda vemos conversas sobre "se o São Paulo deveria esperar o fim do campeonato para tirar Rogério Ceni do Flamengo". Mas oras bolas. Quem disse que Ceni quer sair do Flamengo?? Por que cargas d'água é melhor trabalhar hoje no São Paulo do que no Flamengo??



O clube precisa de uma enorme injeção de humildade e correr para alcançar o tempo que passou. Compreender o novo perfil de sua torcida, integrá-la aos processos políticos e decisórios, reconhecer que sua grandeza, seu maior ativo, está nisso. As glórias do passado serviram justamente para criar esse gigantesco capital humano. Mas é necessário valorizá-lo, não apenas explorá-lo.

O São Paulo nunca foi soberano e possivelmente nenhum clube de futebol do Brasil poderá presumir isso um dia. Certamente voltará a ganhar, sairá da fila e conquistará grandes títulos. Mas antes é preciso quebrar a maldição da petulância.

São Paulo, Trilhos, Maldição, Soberano, SPFC

VEJA: Suposto novo terceiro uniforme do São Paulo vaza na internet


CONFIRA:
SPFC estima aumento de 80% em novo acordo de patrocínio










Comentários (30)

03/02/2021 09:10:20 Gstv Lz

Que viagem essa matéria .... Soberano é simplesmente porque desse aqueles tempos e até hoje ninguém neste país tem 3 mundiais, 3 libertadores e 6 brasileiros (legítimos, sem empresas que compra times e somem, sem arbitragem, sem CBF, sem Globo, sem tapetão, etc ) .... O Soberano não é nenhum ato de arrogância, são apenas os fatos até hoje.

02/02/2021 15:21:18 Fabricio Atadani

So voltara quando mudar essa mentalidade dos tempos passados.. qnd se modernizar.

02/02/2021 12:04:31 Paschoal Fortunato

Vamos deixar a arrogância de lado... humildade pessoal... estamos na merda e queremos arrotar caviar...

02/02/2021 12:02:10 Paschoal Fortunato

Esse texto é perfeito... Não ha grandeza sem humildade... So os cegas nao enxergam que so comemoramos nao cair...

02/02/2021 11:44:51 Dj Allee

Ainda somos grandes. Esse é o resultado de uma má gestao de 8 anos. Aidar e leco... O que aconteceu com o Corinthians na crise? O que aconteceu com palmeiras na crise? E o que esta acontecendo com o Cruzeiro ( esse que junto com o são paulo ostentava o titulo de nunca ter caido) todos foras para segunda divisão. O sao Paulo nao precisou de terceiros para subir( Corinthians contruiu um estadio com o dinheiro do governo, palmeiras tem uma empresa que banca as contas) quero ver quando a crefisa sair senao vai ser que nem a Parmalat. Mas isso tudo é gestao. Teve um presidente, diretoria que correram atras. No sao paulo ficou essa mesmice. Por isso sou a favor do clube ser uma empresa. Não compare sao Paulo com palmeiras, Corinthians muito menos flamengo (aquele que a cbf sempre ajudou) tomara que esse CASARES sejam um São paulino com sangue nos olhos para por o nosso tricolor nos trilhos novamente. PRA QUEM ESCREVEU ESSE TEXTO NAO SABE COMO ESSA CAMISA PESA.!!!!

02/02/2021 11:40:16 Sergio Ricardo Torquato

Gostaria de saber quem foi o fdp que escreveu esse lixo desse texto !!! Deve ser um torcedor de um time mediocre de massa !!! Pior é alguem colocar esse texto aqui no aplicativo do SP !!! O Desgracado do Leco fez uma pessima gestão e acabou apequenando o time do SP !!!! Mais perguta pra esse infeliz que escreveu essa merda quem no Brasil tem mais titulos importantes do que o SP ??? Somos tri-mundial, tri-libertadores !!! Ninguém tem isso no Brasil mesmo o SP não ganhando nada importante a 12 anos e não ganhando titulos nenhum a 8 anos !!! O SP vai dar a volta por cima, vamos conseguir novamente estabilidade financeira e montar um grande elenco competitivo !!! Somos os campeões dos titulos que pareciam ser impossíveis, todos os clubes brasileiros sonham em atingir um dia o auge que o SP atingiu !!! Aqui e SP que assim como a cidade de SP é soberano sobre o Brasil. Vamos voltar a sermos quem sempre fomos o time da elite, das vitorias e da otima administração!!! E voltaremos a ganhar tudo !!!! Aqui e SP !!!

02/02/2021 11:32:43 Pereiral Durval

Quando a situação de um time está ruim, todos querem tirar uma casquinha. O São Paulo foi e sempre será o time mais vencedor e mais querido do estado brsileiro, quiçá do mundo!o

02/02/2021 11:18:57 Efeso

É e sempre será a maior vitrine do futebol Brasileiro,esse gigante adormecido ainda vai acorda,tenham bom ânimo esperança e fé por que nao há males que durem para sempre

02/02/2021 11:03:54 Renato Bustamante

Esse merda que escreveu esse texto deveria colocar seu nome na matéria e nao se esconder atras do nome da Uol pra falar esse monte de bobagem. So estamos nesse patamar gracas a era Juvenal Juvêncio e seus cupinchas que sinda reinam até os dias de hj. Pq esse Casares também é dessa turma.

02/02/2021 10:56:21 Elvira Cecília Polli

Voces jogadores ou impostores, fica até melhor, deveriam ter hombridade e vazarem todos do clube, com exceções para Luciano, Arboleda , King e Volpi!.... fora! seus perninhas descompromissados, sem alma, bando de picaretas e mercenários!!... quanta decepção com vcs!

02/02/2021 10:54:05 Gilvan Ferreira

Mesmo sem ganhar um título à oito anos, não fomos ultrapassado por nem um clube no brasil por tanto somo sim soberanos, quando algum clube no brasil ganhar todos os títulos internacionais que temos ai sim pode diminuir o maior clube do Brasil, obs: a inveja é foda

02/02/2021 10:52:35 Elvira Cecília Polli

Aeee!.... jogadores safados, cambada de vagabundos sem compromisso com a instituição e principalmente conosco, torcedores cansados de tanta vergonha que vcs nos impõem!... conseguiram defenestrar mais um técnico, que cometeu seus erros, sim, mas não merecia ser apunhalado

02/02/2021 10:46:13 Marcelo santos

Temos que subir degrau por degrau.concordo com a materia , ex: 6.3.3 virou passado. Se Flamengo ganha o Brasileiro vai pra 8 títulos e nos paramos. Nao da mais. Mudancas para o bem da nacao tricolor,caso contrário vai ficar 20 anos sem títulos. Paulista ja faz 16, brasileiro faz 13 .....alguma coisa está errada. Começa de baixo, arruma jogadores com vontade de ganhar, que nao tira o corpo fora. Melhor 11 desconhecidos e que correm atras do que 5 estrelas e nao fazem nada para ajudar ......

02/02/2021 10:46:13 Carlos Joao Cruz Joao Cruz

Quanta merda essa materia . os outros pode se intular o todo poderoso . outro pode se colocar em outro patamar , ouvi muitas asneiras nessa materia , o sao paulo ainda sim tem um centro de treinamento eçde excelencia sim . temos um bom estadio sim . entao muita besteira sim..outros clubes grandes no brasil ja viveu esta fase isso acontece e sempre acontecera sao coisas do futebol. Sacudir a poeira e se preparar para a proxima temporada..

02/02/2021 10:44:03 Ana SAlves

Nossa quanta bobagem junta....affff.....esse pessoal me parece muito ressentido! Usamos o termo SOBERANO porque há epoca era isso mesmo, eram titulos e desempenho de time campeão. Afff...o que mais tem por ai é time SOBERBO, daqueles que ganham um titulo aqui outro acolá, depois de anos, e acham que inventaram o futebol.

02/02/2021 10:30:32 LP.87

É facil comparar São paulo com palmeiras e Flamengo atualmente , os dois têm investidores o São Paulo não têm. O São Paulo procurou investidor pra pagar o d.alves e NÃO conseguiu. Agora esse apelido aí eu nunca fui de acordo .

02/02/2021 10:12:40 Matheus Oliveira

Swmpre falei isso, a soberba antecede a queda.

02/02/2021 10:03:11 Marcus Pinheiro

Blá blá blá

02/02/2021 10:01:06 kanuara42

Que texto de merda.

"se aproveitar e manobrar as massas que agora torciam pelo clube, olhando para essa turma de cima para baixo"

Como se antes disso o São Paulo não fosse um clube de massa, como se só passou a ter torcida no meio dos anos 2000. Falando de um clube que em plenos anos 50/60 pagou do próprio bolso pra construir o até então maior Estádio particular do mundo.

Na cabeça do filho da puta que escreve um negócio desses o clube ergueu esse projeto simplesmente pq podia, um mero exercício de poder. A pior parte é ver são-paulino concordando com uma bosta dessas. Entendam, a imprensa esportiva tem raiva do SPFC pq nós fomos o primeiro clube paulistano de fato fundado por brasileiros, para brasileiros, sem distinção alguma entre seus associados, sempre tivemos nos nossos quadros, desde os anos 30, pretos, brancos, homens, mulheres, brasileiros e estrangeiros. Nenhuma dessas coisas pode ser dita do Corinthians, do Palmeiras, do Juventus, mas eles não fazem questão de lembrar das origens podres deles.

Mas a imprensa precisava rotular esses clubes. O Palmeiras era o time dos imigrantes, o Corinthians o time das massas, o São Paulo então só poderia ser o time das elites paulistanas. Deveria ser obrigação nossa lembrar esses jornalistas que insistem a 60 anos nessa narrativa fantasiosa de que o São Paulo nasceu justamente pq nossos fundadores buscavam a profissionalização do futebol, quebrando com o amadorismo, onde só os filhinhos da elite paulistana podiam jogar futebol nos finais de semana no Pacaembu

02/02/2021 09:53:17 José Roberto Baenas Thereza

Não adianta mexer só com o técnico, que achei necessário... precisa mexer também com os jogadores, que fazem o que querem, mexer com a estrutura de comando, desde diretores, conselheiros, e esses são os maiores culpados pelo time ter parado no tempo, enfim... muita coisa errada!

Fácil é só contar um técnico de ponta e montar um elenco decente chega de aposta e jogador meia boca

02/02/2021 09:43:37 Marco Antonio Seabra Júnior

O único soberano é Deus, e nunca existirá outro. Pois ele é único

02/02/2021 09:28:46 Filipe Vasconcelos Sacca

Sabem o que é curioso? O Casares era diretor de marketing do clube na gestão do JJ quando surgiu esse apelido... o SPFC parou no tempo achando que os almofadinhas que comandam o clube social conseguiriam gerir tambem o futebol... ou a direção de futebol se profissionaliza de verdade ou almofadinhas como aidar, leco, casares e belmonte continuarão deixando o SPFC na fila

02/02/2021 09:23:48 DonPedrito

Por isto que o FDP não pedia demissão para não perder os 40%. Vai tarde lazarento, assim como o Nenê, você também deixou um campeonato fácil escapar.

02/02/2021 09:10:17 Jean Thiago

Primeiro tira esse nome soberano so quem é soberano é deus pode ta ai a maldição de acharcque é maior deus é soberano.

02/02/2021 09:07:59 Tatanka

Eu não que o termo soberano seja improprio, afinal, no Brasil ele foi sim o melhor de todos por vários anos.
Claro, que se quer ser soberano novamente tem que abaixar a cabeça e se reinventar, se modernizar, se atualizar.

02/02/2021 09:03:25 Rafael Scher

No meu ponto de vista, o São Paulo errou muito nas contratações jogadores que vieram e não renderam, gatou um rio de dinheiro pelo Pablo que acho que não deveria

02/02/2021 09:02:47 Gedeir Machado

Esse "Apelido" é desnecessário, é coisa do passado. A mídia e os torcedores rivais que ficam remoendo isso e causando esse mal estar por conta desse "Título" de Soberano que na minha opinião não se aplica a nenhum time do mundo. Não faz sentido nenhum ostentar esse título. Quem é "Soberano" não precisa ter adversários, não disputaria nada seria campeão de tudo, perderia a graça torcer.

02/02/2021 09:00:47 Claudio Katz

Esse termo arrogante "soberano" foi a pior coisa que criaram no SPFC. Simplesmente detestável!

02/02/2021 08:51:43 Lemonz

São Paulo volta aos trilhos depois que acertar as finanças para voltar a ter capacidade de investimento compatível com um dos maiores clubes do Brasil e quando passar a errar menos nas contratações.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Ter - 21:30 - Nacional de Lima -
    Sporting Cristal
    Sporting Cristal
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Paulista

    Sex - 22:00 - Allianz Parque
    https://media.api-sports.io/football/teams/121.png
    Palmeiras
    0 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
20/04/2021 23:33:57