publicidade

São Paulo: Entre a convicção e a teimosia de diniz

Luciano em ação pelo São Paulo contra o Coritiba — Foto: Heuler Andrey/Estadão Conteúdo

No futebol e na vida a linha que separa a convicção da teimosia é tênue. Não há conceito perfeito, estratégia infalível ou sistema à prova de erros.

Discordo de quem pensa existir uma única forma de se praticar o jogo mais popular da Terra. Vejo beleza nas diferenças.



Infelizmente, vivi o suficiente para ver colegas batendo boca publicamente em rede social por causa de conceitos e ideias de futebol. Algo que deveria ser saudável e divertido está ficando virulento, chato.


LEIA TAMBÉM: Cicinho diz que o maior problema do São Paulo é Fernando Diniz: 'Sou a favor de uma troca urgente'


Boa parte desse quebra-pau virtual se deve a Fernando Diniz, o treinador do São Paulo, e sua ideia de futebol.

Diniz tem dez anos de carreira e chamou a atenção há cinco, com um trabalho muito legal no Audax. Sua ideia de jogo propõe algo que de novo nada tem, mas que tenta tirar a poeira da mesmice em que o futebol brasileiro se meteu. Muita movimentação, jogadores que não guardam posição, saída de bola utilizando o goleiro e evitando ao máximo aquele chutão grotesco que estoura músculo de goleiros e beques.

Repito: cada um tem o direito de pensar como quiser sobre qualquer coisa, inclusive o futebol.

Mas vejo um debate caloroso centralizado na questão da saída de bola do São Paulo. A impressão que fica é que só é moderno quem joga desta forma ou defende este conceito. Todo o resto cheira a mofo.

Ouso pensar de outra forma.

O problema maior do São Paulo de Diniz não me parece a saída de bola. O que tem impedido a materialização em resultado das ideias bacanas de Diniz, na minha visão, são outras coisas.

A primeira delas é a tal da movimentação. Parece que o São Paulo roda, roda e não sai do lugar. Porque o time toca para todo canto e na maioria das vezes levanta a bola para a área da intermediária. Recurso antigo de times, digamos, menos modernos na teoria. Mas não vou bater boca com meus colegas, a quem respeito e com que aprendo muito cotidianamente, sejam eles adeptos de qualquer tese e tenham chupado laranja em vestiário ou não.

Outro problema que eu vejo no Tricolor paulista: a movimentação às vezes é tamanha que os jogadores parecem nunca estar no lugar que precisam estar de acordo com suas características individuais. Porque nisso reside o fundamento básico de qualquer sistema de jogo e esquema tático: potencializar capacidades individuais através do trabalho coletivo.

Contra o Coritiba, mesmo com mais de 60% de posse de bola diante de um adversário que não quis jogar, o São Paulo teve 18 finalizações. A título de comparação e me permitindo uma leve provocada, o Palmeiras de Luxemburgo, treinador que para muita gente virou sinônimo de atraso, finalizou 28 vezes contra o Ceará, que é muito mais time que o Coritiba. O Tricolor abusa da posse estéril, sem objetividade.

Outro aspecto: o São Paulo de Diniz vai com tanta sede ao pote que derruba muita água a cada gole. Por isso, na maioria dos gols sofridos zagueiros, laterais e volantes estão correndo de frente para o goleiro. Retrato clássico da falta de equilíbrio entre ações ofensiva e defensiva.

Tchê Tchê é bom jogador. Mas seus grandes momentos foram com jogo apoiado e tendência de deslocamento para a direita. Sempre havia um outro meio-campista para fazer a cobertura e a recomposição central. Isso desde o Audax e, principalmente, no Palmeiras.

No São Paulo ele joga a maior parte do tempo centralizado à frente dos zagueiros para dar fluência à saída de bola. Trata-se de um jogador técnico, leve, mas de pouca intensidade física. Seu posicionamento provoca que os laterais joguem mais “espetados” no campo adversário, porque é esta a boa tese de Diniz: ocupar espaço em território inimigo e fazer a imposição através da troca de bola em velocidade.

Mas e sem a bola? Parece ser este o grande problema do São Paulo atual. Muricy Ramalho sempre destaca isso: também se joga futebol sem a bola. Mas o jogador brasileiro não presta muita atenção nisso.



Acho a pressão em cima de Diniz exagerada. Gosto da cobrança de quem pode fazer com critério e observação, buscando objetivo comum. Raí e Lugano, por exemplo. Não cardeais tomando chá às 17h e evocando falta de padrão de jogo que eles não conseguiriam explicar.

Mas antes de tudo isso e sem que colegas me chamem de Matusalém da opinião, há algo que a gente precisa aprender na vida: convicção e teimosia caminham muito próximas.

São Paulo, Convicção, Teimosia, Diniz, SPFC

VEJA TAMBÉM
- TOMOU DECISÃO: Zubeldía comunica ao São Paulo sobre negociação com Seleção Equatoriana
- Zubeldía esclarece sobre proposta do Equador e opinião sobre James Rodríguez
- REVOLTANTE! Análise da polêmica entre Atlético-MG e São Paulo em sequência do Brasileirão!


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 21 1

Comentários (28)
06/10/2020 14:02:22 Jorge Rocha de Souza

Deveria gastar dinheiro e trazer o Sampaoli ele sim faz time campeão.

06/10/2020 14:01:12 Jorge Rocha de Souza

A teoria é teoria. A verdade é que o professor pardal em 10 anos nunca foi campeão. O resto é teoria.

06/10/2020 08:22:17 Fabio Barbosa

Comentário lúcido e certeiro.

05/10/2020 16:32:34 Pereira Nascimento

O que o sao paulo precisa e adotar outra forma tatica de jogar no 3 5 2 quando murici usou esse esquema fomos campeões por varias vezes e o time jogava bem uma defesa solida meio campo compacto e atque que fazia gol

05/10/2020 15:44:40 Paulo Monteiro de Mello

A permanência do Diniz é a prova que eles estão dando a mínima para o SP.

05/10/2020 15:43:54 Paulo Monteiro de Mello

É a pior diretoria de todos os tempos, Rai, Leco, pássaro... A única forma de mudança é fora Casares!!!

05/10/2020 15:28:41 Batista Reis

Que técnico mas burro do mundo

05/10/2020 15:22:04 genivaldo silva

O me parece é que o Diniz extraiu tudo dos jogadores mas tudo o que cada um tinha de pior ,nao é possível que esqueceram como se joga bola ,as vezes me parece um bando de amadores correndo em campo !

05/10/2020 15:16:33 Paulo Camargo

Ele não É mal técnico, so não saber ser técnico

05/10/2020 15:05:19 Jailton Alves

Tudo que já foi dito aqui é a voz do torcedor, mas essa diretoria, esse presidente, esse Raí de uma figa nem dá ouvidos ao que nós falamos. Ninguém se manifesta, ninguém. Nem mesmo a oposição aparece para nos apoiar, isso significa que estamos a deriva com essa gestão e também com a próxima e que o mandato que começa em janeiro será igual ou pior que essa.

05/10/2020 14:59:41 Samuel Vilar

Pablo Sofrência nao acertou um chute no gol em toda Libertadores.

05/10/2020 14:55:25 Jonas Rocha

Aguirre eo melhor nome pro são Paulo, lógico que ele vai olhada no elenco pra pode ver quem fica e quem vaza do time, no meu cazo tchê tchê , ruanfran ja ta velho cansado ,Tiago volp tem que esquenta banco um poco e da umas chances pro Lucas perri ,Daniel e alves tem que jogar na lateral, e volta bruno alves e arboleda pronto sem quere enventa técnico de série c ,Aguirre pra ontem fora professor pardal

05/10/2020 14:53:45 Wender Santos

O mesmo cargo de fracassado fora esses jogadores perebas que nao joga nada esse reinaldo ja era pra ter saido fora junto com vitor bueno daniel alvez igor vinicios e daniel alvez e outro ai que nao faz bosta nem.uma talvez o time so vai anda pra frente depois que acaba 2020 e faser a reforma

05/10/2020 14:51:40 Wender Santos

Diretoria filha daputa nem e o tecnico e tudo diretoria leco rai passaro esses bosta que ta no sao paulo deis de quando eles assumiu esses cargos o sao paulo so vem caindo em tudo que joga ai arruma esse merda de tecnico lixo que tem o mesmo

05/10/2020 14:44:16 Paulo Bertin

Por que o Igor Gomes parou de chutar à gol ??

05/10/2020 14:43:00 Celso Fonseca

Realmente o Diniz tem boas idéias, boa intenção, só precisa combinar com os adversários

05/10/2020 14:33:01 Jorge Rocha de Souza

Uma vez pardal sempre pardal, por onde quer que ele vá.

05/10/2020 14:28:01 ALEX FERREIRA

Vaza Leco, Rai, Pássaro, Diniz, Daniel Alvez, Reinaldo, tchê tchê, Hernanez, Pablo e vitor Bueno. Esses trabalham contra o soberano.

05/10/2020 13:26:49 AGF85

Sabe aquele funcionário que fica dando trabalho e fazendo tudo errado só pra ser demitido ? é o Diniz ele está esperando ser demitido e ninguém toma uma atitude com esse lixo, como pode isso?

05/10/2020 14:25:45 Weslley Rodrigues

O principal problema esta na linha de meio campo , todas as bolas rebatidas pelas duas defesas nunca ficam com o sao Paulo , igor Gomes, Hernanes e vitor bueno nos últimos jogos nao conseguem ocupar os espaços na frente da area adversária e nao conseguem fazer a ligação para a bola chegar nos finalizadores , a bola nunca chega no pablo ou luciano em condições de finalizar , os únicos meias que tocam a bola pra frente sao daniel alves e sara o resto so toca pra traz , o meio nao preciona e nao recupera bolas no meio do campo , precisa de mais imposição física no meio campo e mais agressividade .

05/10/2020 14:24:08 davi marcovitch

se o Daniel Alves não gostar da saida deles ....vaze junto ....

05/10/2020 14:23:22 davi marcovitch

Diniz e Rai tem que sair juntos ...

05/10/2020 14:22:05 Rafael Melo

Rai comedo do daniel alves sem moral amundissa

05/10/2020 14:13:34 Amigos Das Criptomoedas

Eu estudando a cabeça dessa pessoa ai chamado de Diniz vou te falar uma coisa ele não é doido muito menos maluco é um aproveitador, primeira coisa um treinador que na maguinitude que é o SPFC cm jogadores que obedece a posição pq são profissionais o cara que se diz técnico me chega na beira do campo e só sabe falar vai são Paulo vai são Paulo já não botei fé nisso ai parece até que está treinando time dente de leite. Resumindo Diniz tá nem ai cm o SPFC um cidadão sem currículo de técnico sem postura de técnico sem diálogo de técnico pega logo um são Paulo pra ele oq vinher é lucro.. até pq se fosse outro técnico de verdade pensaria vou sair antes que manche o SP e minha carreira mais esse ai nem currículo tem que dirá carreira nó futebol.. resumindo a história Diniz pensa vou arriscar deu um tiro no escuro e virou técnico de araque mais virou dai no caminho encontra um presidente maluco cm uma diretoria que não tá nem ai para bagaça TD que o suposto técnico queria, nisso eles TD ganha só nós torcedores e o nome SPFC que perde

05/10/2020 14:13:07 Eduardo Alvino

Voces torcedores que pediram esse lixo cada voces

05/10/2020 14:12:28 Ana Cibele Galdino

Técnico de merda

05/10/2020 14:09:19 Joao Filho Campos

Esse Diniz é uma bosta teimosa

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.