LEIA TAMBÉM: Escalação do SPFC: Luciano volta ao time titular contra o Coritiba, e Gabriel Sara é dúvida
O elenco são-paulino amarga um jejum de oito anos sem levantar um troféu sequer, sendo o último deles, a conquista da Copa Sul-Americana de 2012. Visto essa seca, a necessidade de vencer uma competição passa a ser a maior prioridade no calendário apertado dessa temporada. O caminho mais curto é a Copa do Brasil, mas o formato mata-mata voltará a assombrar o SPFC.
Ainda sem conquistar esse torneio, com a queda na Libertadores de 2020, a equipe acumula 22 eliminações em fases mata-mata após o título da Sul-Americana.
Especialmente nos últimos quatro anos, o Tricolor do Morumbi vem de eliminação dolorosas na competição nacional. Em 2016, caiu para o modesto Juventude, sendo a primeira vez que a queda foi para um time da Série C do Brasileiro na época. No ano seguinte, mesmo com intensa pressão e vitória em casa, foi eliminado pelo Cruzeiro depois de perder o primeiro duelo ainda pela fase classificatória.
Em 2018, o torcedor presenciou mais uma queda em casa, dessa vez para o Athetico Paranaense, ao empatar em 2 a 2 e perder o primeiro jogo por 2 a 1. O Tricolor até deu esperanças de que seguiria na Copa do Brasil ao abrir dois gols de vantagem sobre no Morumbi, mas o Furacão se aproveitou de apagão dos paulistas para buscar o placar.
Mais recente, em 2019, o Bahia foi o algoz são-paulino. A equipe baiana inclusive venceu o duelo em SP por 1 a 0, e pelo mesmo marcador em Salvador, eliminou o São Paulo mais uma vez da competição. Na época, o então treinador Cuca ficou ainda mais pressionado no cargo, já que meses antes, o time saiu precocemente na Pré-Libertadores para o Talleres, da Argentina.
Na atual temporada, o SPFC irá encarar o Fortaleza do ídolo Rogério Ceni, pelas oitavas de final. Para esses dois confrontos difíceis, o torcedor espera que as questões técnicas e táticas da equipe de Diniz estejam melhor para assim sonhar, e buscar o título inédito da Copa do Brasil.
"Temos a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, então temos que acreditar nisso e o São Paulo tem que vencer e pensar em melhorar para ter mais condições, capacidade, chance de conquistar os títulos. Temos que acreditar, ser persistentes e melhorar aquilo que precisamos. O São Paulo tem mais duas competições e tem chances reais de ganhar," projetou o diretor de futebol Raí.
O melhor resultado são-paulino em Copa do Brasil foi o vice-campeonato em 2000, quando o então campeão paulista foi batido por 2 a 1 pelo Cruzeiro na segunda partida da final, no Mineirão, após empate por 0 a 0, no jogo de ida, no Morumbi.
Cicatrizando as feridas da saída precoce da Liberta, os torcedores devem ser preparar para o que está por vir e sonhar (mais uma vez) com o sucesso do São Paulo no torneio mata-mata.
São Paulo, Copa do Brasil, Jejum, Título, Diniz, 2020, SPFC
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025