publicidade

Além de camisa 9 e goleador, Washington é dono de livraria e amante da boa leitura

Atacante possui loja em Caxias do Sul e recomenda obras ao torcedores

O torcedor que vê Washington em campo fazendo gols pelo São Paulo e extravasando tanta euforia nas comemorações nem imagina que o atacante tem como hobby uma atividade bastante tranquila e silenciosa nas horas de lazer. Os livros são companheiros do jogador, que gosta tanto de ler que abriu uma livraria em Caxias do Sul (RS) na época em que ainda não sabia se voltaria a jogar bola, por causa dos problemas cardíacos. Hoje, ele brilha nos campos, mas não deixa o bom hábito de lado. Para incentivar os torcedores, o camisa 9 mostrou ao Globoesporte.com quais são suas obras preferidas (assista ao vídeo com a entrevista completa de Washington).

- Sei que não é comum ser um jogador e ter uma livraria. Abri a loja na época em que não estava jogando, por causa dos problemas no coração, e analisei o que não tinha em Caxias do Sul. Percebi que a cidade precisava de uma livraria. Deu certo, e no último dia 8 a loja fez cinco anos - comemorou o atacante, que também investiu em uma construtora.

AS INDICAÇÕES DE LEITURA DE WASHINGTON
"O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini
"O Código da Vinci", de Dan Brown
"Vale Tudo: O Som e A Fúria de Tim Maia", de Nelson Mota
"Michael Jordan: A Biography", de David Porter

Os livros que estão em alta com o são-paulino no momento são: "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini, "O Código da Vinci", de Dan Brown, e biografias, como a de Tim Maia (Vale Tudo), escrita por Nelson Motta, e de Michael Jordan (Biography), de David Porter.

- Gosto muito de biografias, porque contam a vitória das pessoas, que lutaram e cresceram. Estou lendo a do Tim Maia, que ganhei autografada do próprio Nelson Motta. Já dá para perceber no começo do livro que o Tim era um cara maluco (risos), mas fantástico e com uma voz inconfundível, que eu sempre gostei de ouvir - descreveu o camisa 9.

Apesar de ter identificação com a torcida do Atlético-PR pelo tempo que defendeu o clube, Washington vai ler também um pouco mais sobre a ascensão do Coritiba à Primeira Divisão (Do Caos ao Topo: Uma Odisséia Coxa-branca). Afinal, o livro foi um presente de Renê Simões, que foi seu técnico no Fluminense, no ano passado, e o responsável por levar o Coxa de volta à elite.

- O Renê é um cara que eu ganhei com o futebol. Só tive alegrias, e uma delas foi ter trabalhado com ele. Ganhei o livro de presente e apesar de ter jogado no Furacão e ser torcedor também do clube, vou ler só por causa do amigo (risos).

Na fila, mais um livro para Washington ler: "São Paulo Campeão", escrito por Ingo Ostrovsky, por meio de depoimentos do técnico Muricy Ramalho sobre o título brasileiro de 2006.

- Agora vou ter que ler o livro do Muricy, senão vou tomar dura dele (risos). .É muito bom trabalhar com ele, que é bem diferente do que a gente vê nas entrevistas e no campo. No convívio é amigo, gente boa demais, parceiro, fala a língua do jogador - elogiou o atacante.


Em breve, Washington nas páginas de um livro


Apaixonado por leitura e com uma trajetória bastante marcada por sucessos e dificuldades, Washington já está planejando a sua própria biografia. O Coração Valente quer colocar nas páginas de um livro a história que construiu dentro e fora dos campos.

- O projeto de fazer um livro sobre a minha vida já existe, está encaminhado, e tenho certeza de que vai ter bastante conteúdo - completou o jogador que, por enquanto, escreve a cada jogo uma letra do nome na história do São Paulo.

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 5

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.