publicidade

Entenda algumas medidas do Pacote Antiviolência

Projeto será assinado nesta sexta. Violência nos estádios é o alvo

O presidente Luis Inácio Lula da Silva assinará na tarde desta sexta-feira um pacote antiviolência para o esporte. A medida pretende se unir ao Estatuto do Torcedor e irá criminalizar a desordem e o vandalismo.

O governo brasileiro em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça, Ministérios do Esporte e da Justiça, CBF e Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, quer banir os torcedores que causam desordem nos estádios de futebol.

Lula ainda ratificará as punições e fará outras imposições para o fim dos baderneiros: proibição de permanecerem embriagados dentro dos estádios ou prisão por até dois anos para aqueles que cometerem atos violentos ou portarem objetos que propiciem à violência em um perímetro de cinco metros ao redor das instalações esportivas.

Torcedores cadastrados para entrar no estádio
Outro ponto destacado pelo programa é que somente pessoas cadastradas em um programa nacional de torcedores poderão entrar em estádios. Esse é um projeto que terá início a partir de 2010 e valerá para assistir às partidas da primeira e segunda divisões do campeonato Brasileiro. Neste caso, tanto integrantes de torcidas organizadas e torcedores comuns receberão um cartão eletrônico com o registro de suas digitais no momento do cadastramento.

O programa será direcionado aos estádios com capacidade maior do que dez mil pessoas. Ao passar pelas catracas, os torcedores só terão a entrada permitida caso a sua digital coincida com a que consta no cartão. Esse ponto deverá colaborar com a inibição da atuação dos cambistas.

O processo de cadastramento terá início no segundo semestre deste ano e poderá ser feito via Internet. O governo federal planeja fazer uma ampla campanha para divulgar o sistema.

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 2

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.