O técnico Muricy Ramalho apostou no rodízio de titulares neste início de temporada para aprimorar a parte física dos jogadores do São Paulo. Agora, o treinador reconhece que os atletas estão se aproximando do condicionamento ideal e, por isso, começa a demonstrar a ideia de repetir mais a base, abrindo mão do revezamento de titulares.
"Estamos repetindo uma base há algum tempo e mudando cada vez menos. Eu estava dando mais importância à parte física e foi o correto, porque nenhum jogador nosso está com problema muscular. Estamos quase no ponto físico ideal e definindo um time. Mas eles sabem que joga quem estiver bem. Se quem estiver ganhando sequência não jogar bem, vai dar lugar para outro. Mas a base está sendo mantida um pouco mais", ponderou.
Muricy precisou escalar os reservas na rodada passada do Campeonato Paulista porque, antes da partida contra o Mogi Mirim, o time teve uma desgastante viagem para Cali, onde atuou pela Copa Libertadores. "Nós fomos para Cali, tivemos um jogo duríssimo na quinta-feira e voltamos para casa no sábado às 9 horas da manhã. Era impossível ir para o jogo no domingo. Isso não existe".
Neste início de temporada, Muricy apostou no rodízio até mesmo no clássico contra o Corinthians, quando escalou uma equipe mista para evitar o desgaste dos titulares. O treinador, inclusive, admite que só pôde escalar os reservas porque já tem experiência para suportar a pressão.
"Cheguei a um ponto da carreira em que, para mim, é importante meu trabalho, e não meu emprego. O que fizemos no clássico contra o Corinthians é difícil de fazer. Se é um técnico que não está há muito tempo no mercado e não tem moral, ele não faz porque os caras o arrebentam por perder um clássico usando reservas. Mas eu não ligo para isso e faço o que acho bom para o time", comentou.
Neste momento do Paulistão, Muricy pretende mudar cada vez menos a equipe, mas explicou que a escalação ainda dependerá do desgaste dos atletas. A aposta é que, a partir de agora, os jogadores sintam menos o cansaço por já estarem com o físico próximo do ideal.
"O time está com a condição física melhor e o jogador pode suportar um pouco mais. Temos o jogo na quinta e vou sentir depois como estarão para a partida de domingo. Estamos fazendo a coisa correta", explicou.
O São Paulo se prepara para a sequência de dois jogos em casa no Campeonato Paulista. Na noite de quinta, o adversário será o Mirassol. Já no domingo, o Tricolor recebe o Marília. A ideia é manter o time nos dois compromissos, mas, se algum atleta se queixar de desgaste depois do jogo deste meio de semana, poderá ganhar descanso no domingo.
VEJA TAMBÉM
- NEGÓCIO FECHADO: Meia dá adeus ao São Paulo e fecha com rival
- AVANÇO NA CONTRATAÇÃO? Atualização de investida tricolor, por Wendell, lateral do Porto
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz