O São Paulo teve chance de negociar Léo Natel em definitivo com o Apoel, do Chipre, com o Ludogorets, da Bulgária, com o Videotom FC, da Hungria, ou de tê-lo emprestado ao Panathinaikos, da Grécia.
As propostas recusadas, consideradas baixas pelo clube tricolor, e uma longa inatividade do atacante no segundo semestre de 2019 fizeram com que seu estafe se irritasse e ele firmasse um pré-contrato com o Corinthians na virada do ano. Para sair de graça em menos de seis meses.
LEIA TAMBÉM: São Paulo inscreve 23 jogadores para iniciar o Paulistão; Veja a lista
Aos 22 anos, o jogador será integrado ao elenco do Corinthians em 1º de julho, um dia depois de encerrado seu contrato com o São Paulo.
Com o pré-contrato assinado, o Corinthians tentou ceder 20% dos direitos ao rival para que o atleta fosse liberado antes, mas o Tricolor, irritado, não topou. Léo Natel tem treinado em horários alternativos no CT da Barra Funda e não será utilizado pelo técnico Fernando Diniz.
– Fizeram (o Corinthians) oferta para carregar percentual. Preferimos que o jogador cumprisse contrato até junho. O São Paulo continua à disposição do atleta, caso ele mude de ideia. Não vamos liberar o jogador antes para ir para um rival nosso – disse Alexandre Pássaro, diretor do São Paulo.
Visto como uma aposta, o atacante assinará contrato de quatro temporadas com o Corinthians, que será dono de 70% dos seus direitos econômicos. O restante do percentual ficará com o próprio jogador, que tem no chute forte de direta e na precisão das assistências os seus pontos fortes.
E quem é Léo Natel?
Natural de Porto Alegre, Léo Natel iniciou a carreira nas categorias de base do Benfica, de Portugal, em 2015. Sem espaço no clube português, ele acertou empréstimo com o São Paulo no meio de 2016, para o time sub-20, com opção de compra fixada.
No meio de 2017, o São Paulo comprou 70% dos direitos do jogador por cerca de R$ 500 mil (na cotação da época). Chamado pelo técnico Rogério Ceni para treinar com o profissional, o jogador chegou a estrear contra a Ponte Preta, pelo Brasileirão.
Dois meses depois, com a demissão de Rogério Ceni e a posterior chegada do treinador ao Fortaleza em dezembro, Léo Natel foi o primeiro reforço contratado pela equipe nordestina.
Por lá, em 2018, fez 13 jogos, marcou dois gols e deu cinco assistências para Gustagol, que faria 30 gols naquela temporada. Léo deixou o clube em abril para um reempréstimo, desta vez ao Apoel.
Cedido ao time do Chipre com preço fixado em 2,5 milhões de euros (R$ 11,6 milhões na cotação atual), Léo Natel fez nove gols em 31 jogos, disputou jogos na Liga dos Campeões e se destacou, principalmente, na bola parada. Atacante pela direita, só não foi vendido ao Apoel, pois o Conselho do São Paulo vetou o negócio.
De volta ao Brasil em maio de 2019, ficou entre julho e dezembro treinando no CFA de Cotia. Neste período, seu estafe fez o negócio com o Corinthians.
Ficha técnica
Nome: Leonardo Natel Vieira
Altura: 1,79m
Nascimento: 14/03/1997
Naturalidade: Porto Alegre-RS
São Paulo, Léo Natel, Trocar, Mudança, SPFC
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025