publicidade

Convocações de são-paulinos para a Copa do Mundo

No cenário internacional, o Tricolor se destaca em número de edições com atleta na competição

Por Reprodução - O gol de Careca que deu a vitória ao Brasil contra a Argélia na Copa do Mundo de 1986

É bem conhecida a relação de jogadores são-paulinos convocados para a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira e a comparação dessa lista com outros clubes nacionais, como vimos no artigo de ontem (18) desta série especial. Contudo, e quanto ao evento como um todo? Como ficam os rankings de times que mais cederam jogadores para o principal torneio de futebol do mundo, no geral, sem a restrição de nossa fronteira?



É o que veremos neste artigo.

METODOLOGIA

Para esse estudo, foram considerados os jogadores nos times em que estavam devidamente registrados na data da convocação e na "janela" válida, na época. Assim, Araken Patusca como jogador do Tricolor em 1930, por exemplo - apesar dele efetivamente ser atleta do clube, na ocasião. Como também não são legais as transferências posteriores à convocatória e/ou válidas somente para as "janelas" seguintes.

É necessário explicar também que entre 1954 e 1986 havia a publicação de uma lista de 40 nomes entregue à FIFA, dos quais, 22 ou 23 jogadores eram novamente selecionados e seguiam para o mundial. Em 2010 e 2014 ocorreu algo similar, mas limitado a 30 jogadores, em lista de espera, reserva. Em 2018, foram 35 jogadores pré-convocados, dos quais, 23 efetivados.

Além disso, em vários anos, ocorreram pré-convocações, anteriores a definição do grupo de 40 ou da relação final de 20 e tantos. Essas pré-convocações não são aqui levadas em conta para o ranqueamento.

O ranking é dividido em três classificações. A primeira considera somente os jogadores inscritos e presentes, juntos a Seleção Brasileira, em cada Copa do Mundo. Chamaremos esse ranking de Participações. Esta é a principal e mais tradicional forma de entendimento.

A segunda classificação leva em conta aqueles que foram inscritos para a competição, estando presentes ou não. Assim, aqui são consideradas recusas, afastamentos, não-idas, etc. São poucos casos assim, logo, poucas mudanças provoca. Chamaremos este ranking de Inscrições.

A terceira, e última, forma de classificação leva em conta a relação de todos os convocados. Tomam parte até mesmo aqueles jogadores que foram cortados (tanto da lista final quanto da pré-lista), impedidos de jogar por motivos burocráticos, que recusaram a convocação antes da inscrição ou ainda que fizeram parte das listas de espera de 30/35/40 nomes. Chamaremos aqui de Convocações.

O trabalho se baseia, em muito, nas pesquisas de André do Nascimento Pereira e Marcelo Leme de Arruda, como também em leituras de revistas e jornais de época. Assim, confiram os rankings:




Quer conhecer os 52 atletas são-paulinos que disputaram a Copa do Mundo? Confira a lista em Convocações para a Seleção Brasileira e em Convocações para outras seleções.

Como se vê, o São Paulo é o quarto clube sul-americano com mais atletas que participaram de Copas e o quinto não-europeu, de modo geral, somente atrás do Peñarol, Nacional, River Plate (e América do México). Em termos de convocaçãos, o Tricolor salta para 16º.

Mas o Clube do Morumbi se destaca mesmo é quando o assunto é assiduidade na competição. Vejamos o ranking de participações por edição da Copa do Mundo:

Participações por edição da Copa do Mundo

1º - Juventus, 20 edições com participação. Só não teve jogador participante em 1930.
1º - Internazionale, 20 edições com participação. Só não teve jogador participante em 1930.
3º - Milan, 19 edições com participação. Só não teve jogador participante em 1930 e 1938.
4º - São Paulo, 18 edições com participação. Só não teve jogador participante em 1930*, 1938 e 2010.
4º - Bayern München, 18 edições com participação. Só não teve jogador em 1930, 1950 e 1958.
4º - Manchester United, 18 edições com participação. Só não teve jogador em 1930, 1934 e 1938.
4º - Flamengo, 18 edições com participação. Só não teve jogador em 1934, 1962 e 2006.

Com 17 edições temos Botafogo, Fiorentina, Liverpool e Real Madrid;

Com 16, temos América-MEX, Anderlecht, Barcelona, Köln, Palmeiras, Roma, Schalke e Tottenham Hotspur;

Com 15, Atlético de Madrid, Brugge, Eintracht Frankfurt e Stuttgart;

Com 14, Arsenal, Boca Juniors, Borussia Dortmund, Chelsea, Corinthians, Fluminense, Grasshoper, Hamburg, Lazio, River Plate, Standard de Liège e Vasco da Gama.

*Não considerando o Araken Patusca, por litígio. Se considerássemos, o São Paulo empataria com o Milan.

Este feito torna o São Paulo, então, o clube não-europeu com mais participações em edições da Copa do Mundo, ao lado do Flamengo.

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 1

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade