publicidade

Pintado nega mágoa com São Paulo e projeta confronto

Pintado em treino do São Caetano (Foto: São Caetano/Fabrício Cortinove )

Se no começo do Paulistão o São Caetano se preocupava – com razão – em ficar na elite do estadual, depois da chegada de Pintado ao comando o Azulão se prepara para enfrentar o ex-clube de seu treinador nas quartas de final: o São Paulo. O primeiro duelo será neste sábado, às 16h, no Anacleto Campanella.



Sem time desde que havia deixado a comissão técnica do Tricolor, em junho de 2017, Pintado desembarcou no São Caetano para tentar evitar o rebaixamento para a Série A2 do Paulistão. O time tinha apenas três pontos conquistados dos quinze em disputa e viu o então treinador, Luiz Carlos Martins, pedir demissão.

Em entrevista ao GloboEsporte.com, o ex-jogador do São Paulo na década de 90 nega que tenha alguma mágoa do ex-clube, que o demitiu após a chegada de Dorival Júnior.

– São opções, né? Tanto da diretoria do clube como da comissão técnica nova que chegou na época. Cada um tem sua preferência, eu respeitei, nunca contestei nada disso. Com o Rogério (Ceni), com o (Edgardo) Bauza, o Ricardo Gomes, eu tive total abertura para trabalhar, um relacionamento muito bacana, inclusive fico feliz de ter aprendido com esses profissionais o que eu coloco em prática – afirmou Pintado.

Grande responsável pela "virada" do São Caetano no Campeonato Paulista, Pintado falou também sobre o que mudou desde sua chegada ao comando do Azulão, mesmo sem nenhuma troca no elenco.

– É o mesmo time, são os mesmos jogadores. O que eu coloquei foi uma metodologia diferente, colocando mais intensidade, fazendo com que os jogadores acreditassem que era possível a gente sair (da zona de rebaixamento) num primeiro momento. A gente foi construindo mais confiança, um sistema de jogo que facilitou para todos os jogadores, acho que isso foi o grande mérito da comissão técnica.

O treinador ainda voltou a falar sobre o São Paulo, e analisou a situação do ex-clube, que demitiu o técnico Dorival Júnior e mais uma vez troca de comando – Diego Aguirre é o novo treinador do time.

– Se você não planejar, se você não visualizar um caminho que queira, é muito difícil chegar a um objetivo, é impossível se não sabe para onde quer ir. Você tem que encontrar esse caminho, com as pessoas capazes, com as pessoas do futebol, e isso eu falei dentro do São Paulo, fui muito claro lá dentro, falei que na minha opinião precisa encontrar, planejar e seguir esse planejamento – comentou o ex-auxiliar do Tricolor.

Veja abaixo mais trechos da entrevista de Pintado:

GloboEsporte.com: Como foi voltar para o São Caetano?
Pintado:
– Eu já tinha passado duas vezes anteriormente. Tinha chegado, na primeira vez, conseguido a classificação para a Copa do Brasil até as quartas de final, foi bem bacana. Depois vim num momento final, de rebaixamento para a Série B, então não conseguimos escapar. Agora eu volto de novo com essa missão difícil, com esse momento bem complicado, e consegui resolver isso, consegui sair da última colocação no momento em que ninguém acreditava mais para uma classificação. É mérito de todos nós, fico feliz por poder ter ajudado.

Quem se destaca no São Caetano? Qual o ponto forte do time?
– Acho que o ponto forte é que não há uma individualidade. Temos um grupo, uma equipe de trabalho, com a diretoria, que se uniu no momento de dificuldade e transformou numa força que impulsiona muito no dia a dia. Esse é o grande mérito do São Caetano ser uma equipe forte, um grupo, com pessoas capacitadas. Os jogadores dentro de campo têm entregado mais do que o coração pelo São Caetano.

O que dá para se esperar do time contra o São Paulo?
– O São Caetano não tem o objetivo de só passar pelo São Paulo ou só vencer mais um jogo. O São Caetano quer chegar o mais longe que puder. Não colocamos limite até onde a gente vai. Vamos lutar até o último minuto do último jogo para buscar um caminho mais longe, a maior conquista que a gente possa, porque o momento é muito bom, muito positivo, queremos colher frutos de onde a gente puder.

A vaga na fase final também garantiu a volta à Série D do Brasileirão. O quão importante é isso?
– Temos um calendário, isso é muito importante para um clube que tem um objetivo, tem um planejamento. São conquistas fundamentais: a permanência na A1 e a classificação para a Série D.

Em algum momento você foi cogitado pela diretoria como treinador do São Paulo?
– Na verdade, nunca houve essa conversa de virar técnico do São Paulo, nem por mim nem pela diretoria. O que eu fiz foi assumir interinamente o time por quatro jogos, neles eu ganhei três e perdi só um, contra o Santos, na Vila.


Pintado conversa com André Jardine em treino do São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Há algum sentimento diferente em enfrentar o seu ex-clube?
– É frio, cara, não tem nada especial, confesso. Só tenho amigos dentro do São Paulo, não tenho motivos para... O São Paulo não me deve nada, eu não devo nada para o São Paulo, não tem nenhuma mágoa, para mim já é passado. Infelizmente não pude ajudar o São Paulo como estou ajudando o São Caetano agora. Então meu trabalho é aqui e vou fazer o máximo para vencer o jogo seja contra quem for.

Como você vê o pessoal que está lá?
– Eu só tenho amigos lá dentro. Falo quase que diariamente com o pessoal de lá, nunca vai mudar o respeito e a amizade. Sinto muito por eles, sinto muito pelos amigos que são profissionais super competentes, são muito preparados e talvez não consigam desenvolver seu melhor, tem dificuldades, então eu só posso ficar triste por eles, mas hoje eu vou trabalhar no São Caetano e fazer o máximo possível para enfrentar com muita força o São Paulo.

Acha que faltam oportunidades para bons profissionais no São Paulo?
– Acho que os profissionais lá poderiam ser mais ouvidos, poderiam ter um pouco mais de oportunidades de falar o que estão vendo errado. Agora é importante que as pessoas que dirigem aceitem a informação, pelo menos avaliem se esse profissional é capaz de identificar as dificuldades que o São Paulo vem tendo. É isso que eu enxergo.

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 0

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.