O verdadeiro momento do SPFC dentro e fora de campo - Por Layla Reis
Últimas Notícias
publicidade

O verdadeiro momento do SPFC dentro e fora de campo - Por Layla Reis

0 0 0
Acredito que desde a nova "Era-Aidar" no SPFC, este é o momento mais complicado que o São Paulo passa e até me abdiquei de escrever por um tempo enquanto as informações apareciam. Nosso querido tricolor passa por turbulências notáveis dentro e fora de campo e passei semanas pensando nos variados motivos. Nosso vexame futebolístico parte de uma união de fatores.

O fator político
Entrelinhas de entrevistas, e-mails que vazam, frases pela metade em coletivas, excesso de Notas com a necessidade de demonstração de apoio (por que não feitos pessoalmente em vez de Notas Oficiais?), vestiários vazios, mudanças de diretorias, alterações partidárias, enfim. Todos os tipos de matérias que cobrem os bastidores do SPFC deixam um fiapo solto para a imaginação rolar solta em possíveis debates entre dirigentes.

Muita gente não acompanha esse lado, lê somente as notícias de futebol. Eu entendo, mas se não entender a história não poderá julgar o resultado.

São vias de fato que turbulências extra-campo levam ao mal ambiente que podem resultar em uma má atuação. A presidência e suas diretorias não só precisam, como devem, demonstrar apoio ao principal setor do clube: o futebol. Se um mal-entendido, por exemplo, persiste por dias, semanas e meses nasce uma bola de neve que cresce ao decorrer da temporada.

Athaíde teve de blindar o CT da Barra-funda cerca de um mês atrás. Por que? O que acontecia internamente que não poderia atingir os jogadores? Agora essa proteção vindo pelo vice-presidente de futebol tem sido culpada por acomodar em demasia nossos atletas e isso os teria feito jogar mal. Que explicação mais conveniente.. eu não engoli.

Presidência e diretorias, se unam! Nosso futebol precisa de vocês unidos. A boa relação entre vocês é quase tão importante quanto a presença do torcedor no estádio. Vocês são a base de tudo!

Mas isso não é desculpa para os jogadores apresentarem um lixo de futebol, é?

O fator Muricy & elenco
Se você leu a primeira parte do texto e pensou "Tá, tem um clima tenso político no ar mas o que isso tem a ver com as escalações e substituições absurdas do Muricy ou com nosso elenco dorminhoco?". Okay, concordo, quem quer jogar bem joga e não se esconde atrás de desculpas.

Desde o ano passado existem boatos de rixas no elenco. E sim, isso é verdadeiro quer você ache que é a mídia querendo tumultuar ou não. Enfim, Ganso entrou malhado e não joga de maneira adequada. Luis Fabiano rendeu-se às crises. Pato, sinceramente, sinto que está sendo queimado. Sobre o M1TO prefiro não comentar, cada um tem sua devida opinião porque o símbolo parece intocável aos torcedores mas deixo a pergunta: ele mais ajuda ou atrapalha (dentro e fora de campo)? Entre situações de egos e medalhões o elenco se rivaliza e se divide.

Elenco dividido precisa de pulso firme, precisa de um líder convicto. Muricy perdeu o controle dessa situação. Ataíde deu todos os reforços que foram pedidos e estavam ao alcance financeiro do SPFC e o treinador não sabe mais como usá-los.

Desde a metade de fevereiro reparei que Muricy não ficava mais na beira do campo se esguelando como sempre. Perdendo de 3x0 ou vencendo de 4x0, a posição era a mesma: braços cruzados, cara séria. Pensei que fosse o fator saúde, mas o treinador já teve sua saúde balançada desde a época do Santos e nunca foi assim. No último jogo, o professor voltou a "participar" freneticamente.

Estou querendo dizer que Muricy tem que sair? Não, definitivamente não estou nem perto de dizer isso. Já escrevi dois meses atrás que não há treinadores que poderiam assumir o elenco agora. Não me venham comentar "Luxa e Abel", pelo amor de Deus. Um está em meio de temporada no Flamengo e Abel onde passa deixa suas mágoas.

Muricy tem identidade no SPFC, torce pelo time, ama o clube, tem história. Deve esquecer o momento político, esquecer as rivalidades no elenco e se posicionar como um líder. Modernizar-se taticamente com nossos nomes e tomar a postura do "tudo ou nada" a cada jogo.

Ainda tenho uma desconfiança também pela comissão técnica na parte física do SPFC. Parecem estar sempre cansados. Mas isso fica pra outro texto.

O que o momento pede?
União. De todas as formas e em todos os setores. Entre os jogadores, comissão técnica, dirigentes e presidência. Sem brigas de egos, sem rivalidades, bases salariais ou ganhos financeiros envolvidos. Difícil pedir isso com o futebol moderno rolando solto, mas o clube que tiver uma base unida será o diferenciado.

Ainda dá pra resgatar. Ninguém desaprendeu a jogar bola ou esqueceu o caminho do gol. Muricy não deixou de ser um bom técnico e nem esqueceu como trabalhar. Os dirigentes também não desaprenderam a se relacionar e se apoiar. Aidar, com certeza, não esqueceu o caminho do CT para fazer uma visita e manter o bom ambiente.

Dá tempo de se unir, de chamar a torcida para o estádio e de entender que o momento de futebol do SPFC é decisivo e que vale a temporada, vale o ano de 2015. É preciso resgatar o tradicionalismo tricolor e reverter esse processo de palmeirização que estamos passando.

O SPFC.Net tentará uma campanha junto ao Dpto. de Futebol em prol da união dos jogadores e da volta da raça. Já a parte política é extra-oficial e cabe a nós pedir apenas que haja paz nos bastidores. Não é possível que um time com Ganso, Pato, Souza, Luis Fabiano, Alan Kardec, Toloi, Dória, etc. não dê certo.

Enfim, essa é parte da minha opinião sobre o momento atual. O que vocês acham?

Layla Reis http://www.twitter.com/SPFC_Net

VEJA: Retorno de Rojas fará São Paulo lidar com "superlotação" no ataque


E MAIS: São Paulo jogará contra Bahia e Cruzeiro no Pacaembu; CBF dá aval


LAYLA RESPONDE: LUCAS LIMA NO SÃO PAULO? VEM CONTRATAÇÕES POR AÍ? VAI TER LISTA DE DISPENSA?



Avalie esta notícia: 108 60

Comentários (37)

01/04/2015 12:41:43 murphy

Na minha opinião o Muricy pipocou em tirar quem não esta jogando bem. As vezes colocar jogador no banco é melhor para o próprio jogador,pois mante-lo como titular vai faze-lo se acomodar e o mesmo vai se achar intocável.O Muricy tinha que ter feito algumas mudanças...mas acredito que o Muricy esta querendo até perder esse jogo para sair fora do São paulo com boa justificativa!

31/03/2015 21:51:50 Everton_asg

Concordo com sua opinião Layla.
Você levantou muitos dos pontos problemáticos do São Paulo, e se fosse falar de cada um, teria que ter um post exclusivo pra cada.
Principalmente a parte política.
Pois me preocupa muito mais uma administração ruim e talvez até mal tendenciada do que um temporada ruim e/ou crise no futebol.

Mas queria destacar um ponto que você colocou sobre o Muricy.
Eu ja avisa comentado em algum post aqui no site, sobre essa questão de ele ficar sentado. Não vi quase ngm falar a respeito deste detalhe.
Muricy sempre foi treinador de beira de campo, de pé, gritando e cobrando... E este ano realmente ele fica sentado ganhando ou perdendo, deixando os jogadores resolverem por si só.

Ano passado tinha o Kaka dentro do campo que falava, orientava e cobrava os jogadores o jogo todo e isto fazia com que todos jogassem intensamente os 90 minutos. Hoje não temos este cara. Então ja que no campo não temos este perfil, acredito que quem deveria cumprir este papel é o próprio Muricy.

Vimos várias entrevistas dele falando do grupo, que não tem um lider em campo, que eles não se cobram e tal.
Mais ai eu pergunto: com que moral ele vai cobrar raça e gana dos jogadores se ele próprio não esta se envolvendo 100% nas partidas.
Quero muito ver o Muricy de antigamente, brigando e jogando com o time.

Também concordo com a permanência dele, ele é muito bom treinador. Porém deveria rever alguns conceitos.

Acredito no time, e tenho ctza que esta é a hora.
Todos estão no limite, agora ou se acertam ou desistem do ano.

Saudações tricolores!!!

31/03/2015 21:51:22 DeleonLemos

Pra min não tem técnico no mundo que consiga fazer um time jogar bem com jogadores mercenários e descompromissados. E o SPFC tem alguns ja a algum
tempo fazendo parte dos seus elencos. Dificilmente esse time terá união com jogadores assim fazendo parte do elenco, Já dizia o ditado "a união faz a força" sendo assim sem união não tem força por isso estamos nessa situação.

31/03/2015 21:45:56 Juvenal_Juvencio_Flex

Vou deixar minha opinião, simples e direta:

O problema do SPFC chama-se Carlos Miguel Aidar.

Quem viver, verá.

31/03/2015 10:49:54 SampaDeCoração

No quesito elenco todos sabem que muitos medalhões atrapalham qualquer elenco, pois a soberba tomou conta, falta humildade pra eles reconhecer que precisam melhorar e as vezes darem lugar pra quem estiver melhor, pois se acham os craques acima da média não aceitam serem contrariados nem ir pro banco, fazendo biquinho e sempre esses caras conseguem rachar time e derrubar treinador pois são ídolos do passado e são referencia e manipuladores para os mais novos e mais fracos tecnicamente e os medalhões vivem do que jogaram, tais como RC, LF, Ganso etc. Outro detalhe que considero mais importante é esse racha da diretoria pois o juju declarou que faria um inferno na gestão do aidar e conseguiu, parabéns, pra eles naum importam a saúde do time se vai ser prejudicado ou naum o quwe querem eh guerra por poder. Quando Juvenal soltou que aidar queria derrubar o muricy desde o começo isso naum soou bem, foi engolido seco, mas isso foi ficando notório que aidar pelo fato de muricy estar no sao paulo e ser amigo intimo de juvenal, aidar começou a fritar o muricy colocando ate a independente contra muricy desde então muricy perdeu a motivação e perdeu a mão do time, naum quero isentá-lo de muitas escalaçoes pessimas, mas uma coisa digo, sou lider e lider quando naum tem respaldo superior desanima e perde autoridade, perde confiança em relaçao aos seus subordinados, pois como pode sacar um problematico jogador se a diretoria não da suporte e naum eh fechado com o treinador? Eh muito burburinho os discipulos de JJ soltam tudo, um prato cheio para a midia gambá, há muito vazamento de inf sigilosas que tiram a paz do ambiente, essa guerra acirrada politica vem acabando com o sao paulo há anos isso tem q mudar.

31/03/2015 09:36:05 Vagão

LAILA, VOCE TEM UMA BOA LEITURA DO DRAMA PELO QUAL ESTAMOS PASSANDO, E EU ACRESCENTO MAIS;
UMA CRISE NÃO SE ESTABELECE APENAS POR CAUSA DE ALGUMAS DERROTAS, MESMO QUE CONTRA ESSE OU AQUELE RIVAL. MAS, NOTICIAS PONTUAIS COM TERCEIRAS INTENSÕES COMO VÁRIAS QUE ESTÃO SURGINDO NOS ÚLTIMOS TEMPOS , SUTILMENTE MINISTRADAS EM DOSES HOMEOPATICAS, VÃO MINANDO A RESISTENCIA DA INSTITUIÇÃO SPFC E, ASSIM, VÃO CAUSANDO DESORDEM E PROVOCANDO AS TAIS CRISES, E DIVISÕES ... QUE POR SUA VEZ VÃO TRAZENDO MAIS E MAIS INSTABILLLIDADES E CONFUSÕES... ATÉ CHEGAR AO PONTO DE NOS TORNARMOS UM TIMINHO DE FRACASSADOS.
É ESSA A INTENSÃO DOS NOSSOS RIVAIS ... INFELIZMENTE ELES SE FORTALECERAM E AGORA ESTÃO INTELIGENTEMENTE APROVEITANDO AS MIDIAS PARA FOMENTAR ESSA PROFUSÃO DE PROBLEMAS, PLANTANDO RACHAS E DIVISÕES NO SPFC ... E NOSSA DIRETORIA NÃO ESTÁ PERCEBENDO ISSO E AINDA PRODUZ MOTIVOS (DECLARAÇÕES IMPENSADAS) PARA NOS ODIAREM AINDA MAIS ... E NÓS (TORCIDA) ESTAMOS CAINDO NESSAS ARMADILHAS E DANDO COMBUSTIVEL PARA ELES NOS SUBJUGAREM.
NÃO É HORA DE DIVIDIR ... É HORA UNIR E DE APOIAR O NOSSO TIME (SEJA QUAL FOR A ESCALAÇÃO QUE ENTRAR EM CAMPO).
.
___A_C_O_R_D_E_M_O_S___
.
ESTAMOS NO MEIO DE UMA LIBERTADORES !

31/03/2015 08:57:59 tricolo_Ba

temos um dos melhores elencos do país, os dos maiores treinador um gênio de nome Ganço... mas vejo o Muricy desmotivado, sem criatividade técnica, não varia o time, não valoriza o elenco a garotada, me parece que pra ele tanto faz. Meu time hohe seria.
R. Ceni
TOLOI________________LUCAO__________________ED. SILVA
SOUZA
BBRUNO_______________________________%_____MM. BASTOS
GANCO_______________BBOSQUILHA
PATO_______ KARDEKE
com esse time teríamos marcação, M.Bastos viando pela ala e Ganco fazendo o que elaele sabe fazer que é armar o jogo.

31/03/2015 08:33:30 AndreEngeluz

Em pleno 2015 não existe mais isso de o técnico é tricolor, e torcedor do time, isso é balela, o cara não precisa ser torcedor, basta dar uma cara taticamente e tecnicamente pro time, pode ser quem for, identificado com o clube ou não, Marcelo Oliveira sempre foi símbolo do At. MG e hoje é o melhor técnico do Brasil exatamente no rival Cruzeiro. Precisamos de tática, variações, jogadas, o que convenhamos nunca foi o forte do Muricy, com jogadores técnicos igual temos e um puta elenco o que precisa é tática e variações, se tivesse um time mais cabeçudo aí sim Muricy daria certo, time bom na sua mão ele não faz jogar, ele faz jogar jogadores medianos lhe tirando o máximo, mais craques não e seu forte!!!

30/03/2015 22:12:19 beatsaopaulo

Poucas pessoas sabem o que realmente acontece no SPFC. Mas continuo com a opinião de que o principal problema é o treinador, que não perde a chance de, a todo momento, dar uma cutucada na direção.
Muricy foi atentido em tudo e não quer ser cobrado? Sinceramente, ele tem me desapontado bastante. Para alguma coisa mudar agora, seria importante a troca de comando na comissão técncia e estou vendo que isso não vai acontecer.
Muito importante ter tocado no assunto Rogério e, respondendo sua pergunta, creio que hoje atrapalha muito mais, parcecendo que o São Paulo está a seus serviços pra que ele consiga superar muitos recordes, mas pra que os torcedores continuem passando vexame com suas constantes falhas. L. Fabiano? é outro que não pode continuar no time titular. Por que tanta tolerância com ele? Manda alguma coisa lá?

30/03/2015 21:14:46 Tatotricolor

Layla na boa se vc fala se essas palavras no vestiario pros jogadores eles iriam dar gargalhadas , infelizmente ....

30/03/2015 20:55:47 marschal

essa layla é uma tremenda duma oportunista

30/03/2015 20:16:04 Unico_Hexa

Minha opinião é a demissão do Muricy, tornar oficial o afastamento do LPF e ja arregaçar as mangas para aposentadoria do RC.

Isso não irá acontecer de imediato, o que resta é blindar todos( mais do que já o são )

Não adianta para muitos " verdadeiros são paulinos" jogadores e técnicos serão maiores que instituição SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

O que resta é torcer pelo melhor, esperar pelo pior e administrar o que vier.

30/03/2015 19:08:05 FABRICIOITATIBA

Layla , gostei se suas ponderações mas você tocou num ponto muito superficial e que nos aflige há anos sem se quer ser questionado pela mídia esportiva : PREPARAÇÃO FÍSICA !
Sempre fomos vanguardas nessa matéria agora estamos há anos luz dos adversários . Os jogadores já não querem correr muito e os que querem não conseguem , entra ano e sai ano e nossos jogadores sempre atrasados ou correndo atrás dos adversários . Quando puder , nos brinde com esse tema.
Vamos São Paulo !

30/03/2015 19:05:37 ricardorocha

Boa Layla, ótimo texto!!

Agora é a hora da União!!! A torcida esquece que só dependemos de nós nas duas competições que estamos disputando.

Alias, ainda podemos ficar em primeiro na fase de grupos da libertadores, basta ganhar os jogos... E eu acredito perfeitamente nisso, vamos depenar as galinhas no Morumbi.

30/03/2015 19:00:41 gled

Parabéns pelo texto.

30/03/2015 18:48:23 1dos221

O que eu estranho é que em 2013, quando estávamos quase para sermos rebaixados, não existia tanto burburinho nesse site ou nas redes sociais, como hoje..

Claro que existiam os mais exaltados, mas lembro, que era bem menos do que acontece agora.

O grande "problema" que eu vejo hoje, se deve à expectativa por termos um elenco qualificado, ao contrário de 2013.

É certo que o Muricy está perdido. É certo que o RC e o LF já não são os mesmos. É certo que existe panelinha no elenco (como já existia em 2013).

Mas crise, CRISE mesmo, eu não vejo...

Em 2013 sim, a crise existia. Hoje, eu consigo mais é perceber o fantasma do JJ presidente, com os grilhões barulhentos rondando os muros do CT e do Morumbi.

Nos resta esperar que esse ectoplasma consiga fazer a transição daqui, para uma melhor e deixe de assombrar a nossa instituição, que amamos muito...

30/03/2015 18:07:14 BASSETTO

POLITICA: O SPFC parece o desgoverno da Dilma, mas passado o deslumbre da eleição do Aidar, agora ele vê que ser presidente nos dias de hoje
é PANK, muito diferente da outra época. Mas vejo que não mede esforços para reforços. O resto se o time não rende, não é culpa dele. Qual time do Brasil esta bem de grana? Quantos clubes devem meses disso ou daquilo a jogadores? Tem muitos que não tem nem comida boa, e o mínimo de estrutura, mesmo assim os caras correm.

MURICY: É sim um bom treinador, mas nunca passou de bom. Iguais a ele o futebol esta cheio. Nuca mereceram ganhar esse absurdo de dinheiro, nunca.

Nos tempos de hoje, não basta falar só a chamada língua dos boleiros, a coisa mudou, papo não ganha jogo. Treino meu filho.. treino, e muita inteligência dentro de campo. Como:

Se a coisa não esta dando resultado atacando os grandes !! Jogue na RETRANCA !!! Se não ganhar... pelo menos tente não perder !!!

Ai pode sair uma falta... um gol de escanteio... um cruzamento.. etc...

Não esta bom... coloque 3 zagueiros... 3 volantes... 2 atacantes velozes ...

....e aperte a tecla foda-se !!!

O que não pode Sr Muricy, é ficar com um zagueiro a menos no jogo e vc tirar o atacante mais veloz em campo !!! Isso é um erro primário... e ai me preocupa muito !!!

30/03/2015 17:54:16 Leandro_Jorge

o time estava montadinho ano passado, era só colocar o michel no lugar do kaka, mas desde o ano passado o muricy insiste em luis fabiano que alem de não jogar mais nada é mal visto no elenco, e reclama muito em campo, ai veio 2015, Luis fabiano ainda intocável sendo que o time teve a melhor faze ano passado com pato e kardec, ai para piorar ele quis enfiar o maicon no time, ai foi tudo por terra a baixo naquela escalação ridicula e PESADA contra a galinhada na chicken arena, resumindo o time estava montado com ganso, michel, pato e kardec, ele foi mexer e acabou se perdendo por completo, com isso as derrotas e a crise que estamos hoje.

30/03/2015 17:50:42 Bocage

Uma boa análise, bem fundamentada.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.