Aleluia! Até que enfim o São Paulo disse oficialmente (através do diretor de futebol João Paulo Jesus Lopes) que vai elaborar um plano de marketing para trazer um camisa dez para o clube.
É um tardio despertar, que não condiz com a condição vanguardista que o clube sempre teve desde sua fundação. Vários clubes já trabalham com esse procedimento. O São Paulo, que foi pioneiro na aquisição de jogadores em fim de contrato (foi o primeiro que entendeu a incompleta Lei Pelé, o que gerou muita ciumeira e acusações infundadas) e na vinda de jogadores após tratamento clínico em seu Reffis, parece que finalmente se rendeu a modernidade: Jogador de nome pode sim ser “pago” pelo seu retorno de marketing.
Dessa maneira, o Blog do Torcedor do São Paulo sugere um atleta que tem a capacidade de unir todos os predicados de um ótimo retorno de investimento dentro e fora de campo: O camisa dez da seleção uruguaia Diego Forlán.
Penso que 99,9% do torcedor são-paulino adoraria ver o “Melhor da Copa de 2010 ” vestindo o manto sagrado do melhor e maior clube do Brasil. Sua técnica refinada e vibrante ainda desequilibra jogos; sua experiência, liderança e bom comportamento influenciaria positivamente os jogadores mais jovens, sua alma celeste combina perfeitamente com o histórico tricolor de aquisição de uruguaios e seu DNA é genuinamente de três cores: É filho de Pablo Forlan, um dos mais raçudos laterais que o tricolor já teve no Morumbi.
Forlán sempre desejou realizar o sonho de seu pai e vestir o manto tricolor. A revista oficial do clube (foto) não desmente essa afirmação. Pablo Forlán, que já foi técnico do clube e agora vive em Montevideo, tem ótimas relações com os diretores tricolores, o que facilitaria ainda mais o negócio. Quer mais? Esse não pipoca; tá jogando o fino da bola até hoje e não vive só do nome.
Não seria a hora de vermos Diego Forlán no Maior do Mundo? Não seria o uruguaio um ótimo investimento de marketing para preencher a lacuna deixada na camisa dez desde a aposentadoria de Raí? Não seria ele o perfil ideal que o tricolor procura dentro e fora das quatro linhas? Com um bom plano de marketing que explore bem seu DNA, história, origem e talento eu acredito que a sua chegada ao Morumbi renderia muito retorno de marketing, exposição de marca e lucros para o clube, além do retorno dentro de campo.
Imagine só quantas camisas do Forlán seriam vendidas na pré-venda… Eu compraria na hora.