publicidade

Maracutaia Carioca e a arbitragem: 2011 promete!

Estamos chegando a reta final do Brasileiro e atipicamente temos os quatro times do Rio na disputa de título. Isso significa que velhas manobras ladras virão por aí.

só pra lembrar...

Os Flamenguistas se blasonam que jamais perderam uma final de campeonato brasileiro, certamente, o mais difícil do mundo. E posso garantir que enquanto a CBF e o STJD estiverem sediados na Rua da Alfândega, 70, centro do Rio de Janeiro, jamais perderão. Enquanto houver grana de publicidade e transmissões globais em jogo, o flamengo e os times do Rio terão bons motivos pra rir.

De 1971 até hoje, o São Paulo foi vice campeão brasileiro cinco vezes; o Inter de Porto alegre também cinco vezes; o Santos e o Cruzeiro quatro vezes; o Cúrinthians e o Atlético-MG três vezes; o Grêmio duas vezes. Os times do Rio raramente perdem finais de Brasileiro. Geralmente perdem quando a final ocorre entre dois cariocas, e aí só um pode vencer, como ocorreu em 1984 (Flu x Vasco) e em 1992 (Fla x Bota). Se o finalista for o Flamengo, o "time de chegada", dificilmente o adversário poderá vencer, impossível. Os cariocas perderam apenas duas finais de Brasileiro: 1979 (Inter x Vasco) e 1985 (Bangu x Coritiba; Bangu não conta, mas consideraremos).
Venceram em 1974, 1980, 1982, 1983, 1989, 1995, 1997, 2000. A maioria dessas finais tem lances polêmicos no qual a arbitragem decidiu o jogo, como o Santos prejudicado em 1995, a atuação mafiosa de Eurico Miranda como diretor de futebol da CBF em 1989, o episódio fatídico de São Januário em 2000 com a intervenção providencial do senho Luiz Sveiter, os títulos manipulados de 1982 e 2009 do Flamengo, etc.
Resumindo: enfrentar um time carioca numa eventual final de Brasileiro — ou no caso de pontos corridos, ter um carioca no páreo — é indício de derrota na certa.
O São Paulo conhece bem essa história...

Em 2009, O STJD suspendeu por três partidas quatro jogadores do São Paulo para que o time jogasse fragilizado, sem os titulares. Se o tribunal usasse o critério regular, a suspensão dos são paulinos deveria ser de um jogo, não três. Todos se recordam que no confronto direto entre São Paulo x Flamengo o Juiz candango Wilton Pereira Sampaio, após marcar um penalti duvidoso para os rubro-negros, anulou a primeira cobrança de Petkovic defendida por Rogério Ceni. Além disso, o STJD retirou dois mandos de jogos no Morumbi, obrigando o São Paulo a jogar partidas decisivas em campo neutro; permitiu que o atacante Jobson do Botafogo tivesse seus dois gols válidos contra o São Paulo mesmo sendo flagrado no exame anti-doping por uso de cocaína. Sabemos que em 1999, o STJD retirou seis pontos do São Paulo e os repassou ao quase rebaixado Botafogo por que o tricolor escalou o jogador Sandro Hiroshi com idade adulterada. Se o STJD tivesse usado o mesmo critério no caso de doping de Jobson e no caso Sandro Hiroshi (que, aliás, não foi decisivo em jogo algum porque era reserva), o campeão de 2009 seria o São Paulo.
Este ano, com quatro equipes cariocas no páreo, posso afirmar que será quase impossível para qualquer time paulista ser campeão.

PS. Wilton Pereira Sampaio nasceu em Teresina-PI, mas é árbitro de Brasília. É um Flamenguista fanático. Foi colocado para apitar aquele jogo em 2009 de propósito. Aliás, em 2009 ele foi o maior responsável pelo título do Flamengo.

http://blogdoavallone.wordpress.com/2009/10/25/a-tal-boa-fase-do-flamengo-e-de-wilton-pereira-sampaio/
Avalie: 6 3

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias