Agradeço aos que tentaram argumentar com respeito, mas ao menos no caso do São Paulo que é comandado por um bando de conselheiros que ja se mostraram incapazes, o clube ser administrado como uma empresa seria um grande avanço.
Com a divida beirando a 1 bilhão a questão não vai ser "se" o São Paulo vai virar empresa e sim quando vai acontecer. Seja com um proximo Leco da vida afundando o clube na serie B, ou se criamos vergonha na cara e fazemos isso antes de chegar nesse ponto.
Parece que a única esperança de quem é contra o clube virar empresa é acreditar no conto de fadas de que vai surgir um presidente que faça uma gestão tão maravilhosa que o clube ficará no topo para sempre.
Acho que estao colocando expectativas de mais nesse conceito de clube empresa, isso nunca foi garantia de sucesso ou certeza de títulos, alias 99% desse pessoal que fica fazendo quase que campanha desconhecem totalmente tudo oque envolve um clube de futebol virar empresa, e pensam que so pelo fato de ser administrado profissionalmente nao ocorrera erros. E o clube vai nadar em dinheiro, voces que ficam ai reclamando de autoritarismo e quebra de estatuto do casares pensam que quando o clube se tornar um bem privado vai ter "democracia"? Que o torcedor vai poder influenciar mais? Voces nao tem ideia do que estao falando.
Virar clube empresa não é sinónimo de sucesso , o Figueirense está na série C há alguns anos e não consegue se levantar , e vamos ver o Cruzeiro no que vai dar .
Me desculpa, mas os moldes de SAF no Brasil ainda não me convence que a melhor coisa a fazer seria vira clube-empresa. Muitos aqui pedem essa alteração, mas muito também não sabem muito ou não sabem nada sobre se tornar SAF.
A mudança para clube-empresa é na essência bem interessante, mas aqui no Brasil temos muitos fatores que ainda não são claros e muito menos interessantes para que um investidor venha a adquirir cotas destas sociedades anônimas. A realidade daqui com outros países que já implantaram ou até obrigaram os clubes a se tornar clubes-empresas é muito diferente. Começando pelas cargas tributárias e as responsabilidades fiscais que são impostas as empresas. Além, é claro, das metas que devem cumprir esses clubes para liquidar suas dívidas. Coisa que uma associação sem fins lucrativos (como nosso caso) não tem responsabilidade.
Alguns devem estar se perguntando: "Então por que temos alguns clubes já mudando para SAF?". Eu ACHO que por estarem em situação insolúvel e/ou por interesses que vão além da questão de gestão.
Em resumo, acho que muito aqui desejam que o SPFC consiga realinhar sua gestão. Muito aqui querem mudança de postura e de conduta. Mas ainda é cedo e inviável desejarmos essa mudança.
Resposta ao Marcelo Burríssimo:
Eu critico é usar o dinheiro das vendas para contratar medalhão de 38 anos voltando da Europa.
Nós precisamos de um investidor, e não um dono. Podem vir me cobrar daqui uns anos, mas nem Botafogo nem Cruzeiro vão voltar a ser fortes como um dia foram. A partir do momento que alguém compra o clube, o que eles vão visar é amortizar a dívida e fazer o clube virar rentável. O máximo que vai acontecer é se tornar uma espécie de Bragantino, que compra bons jogadores, e pintando oferta, vende. Mas em nenhum momento, o objetivo é fazer o time ganhar títulos. O objetivo é faturar.
Marcelo Verissimo como sempre esta contra a profissionalização do clube, parece que ele vai continuar babando ovo de conselheiro ate o fim da vida.
O Botafogo terá um aporte de 100 milhões por ano pelos proximo 7 anos, o SP por ser maior ter uma torcida 5 vezes maior iria arrecadar muito mais dinheiro.
Mano o carinha deu exemplo do Ronaldo, so que são moldes diferentes em relaçao a Bayern e outros. Veja o Cruzeiro, ele so fez o favor de assumir as dívidas, não ira trasformar em potência!
SPFC precisa virar clube empresa, gente que entende de Gestão pra comandar, tirar ess coja de velhos conselheiros, precisamos transformar o SPFC em potência mundial novamente como nos tempos áureos.
Enfátizo que Casares em relação a patrocínios está muito bem, falta gerir melhor esse $$$ que esta entrando.
Também não vou nesse hype de clube empresa.
O Ronaldo comprou o Real Sociedad lá na Espanha e não deu em nada. Comprou o Cruzeiro por míseros 400 milhões de reais agora. Povo acha que é muito, mas pra um clube de futebol isso não é nada. Isso é a receita do SP no ano.
Esses comprados estão botando essa grana inicialmente de uma vez só, mas depois vão só tentando administrar. O Cruzeiro está contando moeda pra pagar o elenco. Dispensaram vários lá porque não aceitaram redução salarial.
Precisamos é de um investidor. Tipo um doido como a Crefisa ou do Galo. Alguma empresa que veja o SP como potencial de expansão da marca.
Cara vc querendo ou n o casares tá me surpreendendo muitos patrocínios vai vender o nome do estádio e vender jogadores ,todos presidentes fazem errados mais o j j fazia o errado depois de fazer o certo e o casares e desse primeiro a casa em ordem
Agora vc me responde de onde botafogo cruzeiro e Vasco e estruturado Corinthians Palmeiras e Atlético veio ter centro de treinamento agora e flamengo colocava sua base em contêiner me ajuda isso e só mais um golpe ,e onde vc acha q essa corja vai sumir ,o presidente de botafogo e cruzeiro continua lá
Eu não vejo a hora que isso aconteça e essa corja maldita suma do spfc
E os argumentos contra são constrangedores de tão ruins, e sempre os mesmos...
"Ain mas clube empresa não é a solução pra tudo, não vai mudar tudo da noite pro dia"
Isso é tipo falar que "É mas pode dar errado"...Nossa, sério que pode dar errado?Oloco, ainda bem q sempre tem um Mr Óbvio pra avisar essas coisas...
Já que é assim vamos continuar do jeito que tá, sem modernizar e nem profissionalizar nada, com o mesmo modelo do século passado e confiando em conselheiros e abnegados pra gerir o clube pq isso com certeza dá muito certo...
É inacreditável que ainda tenha gente que acredite nesse modelo falido e antiquado de associação sem fins lucrativos...
E sim, infelizmente só existe a possibilidade do São Paulo abrir os olhos pra modernidade e sair dos anos 60 se acontecer alguma catástrofe...
mr.diditricolor89 clube-empresa é caminho inevitável, óbvio que não é garantia de sucesso, mas a única forma de ter profissionalismo no SP. Todos os grandes clubes do Brasil se tornarão clube-empresa nos próximos anos, os grandes clubes em situação dramáfica foram os primeiros a aderirem a esse modelo porque no Brasil infelizmente as coisas só mudam quando se chega no fundo do poço.
mr.diditricolor89,
Vendas dos destaques da base ja acontece ate entre os clubes estruturados que você citou, isso é algo que infelizmente vai acontecer por muitos anos ainda pelo poder financeiro dos Europeus.
Tem muita gente empolgada com essa coisa de clube empresa, mas até agora só vi time pequeno aderir a isso, e clubes grandes que chegaram ao fundo do poço tipo cruzeiro e botafogo... Acredito que para se estruturar não precisa ser vendido, olha o exemplo do flamengo... E como o amigo do facebook disse, esses investidores não querem montar times pra serem campeões, o que eles querem é formar jogadores (ou comprar) no mercado interno e revender, esse é o business, é uma perspectiva mercantilista que vai tornar o futebol mais chato do que já está...
campelotricolor,
Para com esse pensamento atrasado, se um clube empresa falir, a empresa que comprou terá muito prejuizo. Se um cartola como o Leco e Casares falirem o clube nada muda na vida deles, pois não é o dinheiro deles que estão em jogo.
Clube empresa clube empresa q porra declive empresa ,quando vc virá clube empresa vc passa a ter preço e se vc for comprado por pessoas erradas aí já era ,ou vc acha q clube empresa também n fali ,agente tem q vender pagar as dúvidas me ontar time forte e se organizar para se reerguer sem precisar de virar clube empresa e mostrar pro mundo q vc vive sem ser essa porcaria de clube empresa
Claro que se o Clube se afundar em dividas e cair pra série B ficaria muito mais facil virar S.A, mas ninguém quer ver o time passar por isso só pra tomar vergonha na cara.