Com a bola: A primeira opção a jogar com passe curto. Capacidade de ler o jogo e encontrar a melhor opção possível. Colocação adequada para dar linha de passe ao companheiro que tem a bola, sem precipitação, oferecendo segurança. Boa técnica de domínio e chute. Boa reposição de bola com as mãos.
Sem a bola: Boa colocação em relação à bola e o gol. Liderança, caráter, capacidade de decisão e antecipação às possíveis ocasiões do jogo. Capacidade de salto e bom jogo aéreo. Bom bloqueio da bola. Agilidade, velocidade de reação e elasticidade. Bom no 1×1.
Centrales/Centrais
Com a bola: Adotar uma posição aberta na fase de início de jogo, com personalidade e sem medo. Boa técnica de domínio e passe. Oferecer segurança. Passe longo em diagonal e em profundidade aos atacantes. Superar linhas de pressão rival com passes verticais. Subir ao ataque quando houver espaço e criar situações de 2×1. Voltar rápido.
Sem a bola: Contundente e com personalidade. Capacidade de marcação. Não ir ao solo, nem bater. O primeiro, é defender. Jogadores ágeis. Quando a bola for à faixa lateral, bascular em sua direção e realizar coberturas. Não perder de vista o outro central e o atacante adversário. Nunca perder o conceito de marcação. Jogador de costas com a bola não gira nunca e o obriga a jogar de primeira. Não fazer faltas. Não permitir que corram em suas costas.
Laterales/Laterais
Com a bola: Abrem o campo na fase de início de jogo para dar saída. Recebem de lado e bem posicionados. Capacidade para incorporar ao ataque pela faixa ocupando o espaço que o atacante deixou livre. Sempre atento à formação de triângulos. Boa técnica de domínio e passe. Boa técnica de cruzamento.
Sem a bola: Com jogador de costas, não fazer falta. Fechar a defesa quando o lateral do lado contrário apoiou o ataque. Controle do jogador adversário que caiu pela faixa lateral. Evitar os cruzamentos do rival. Não permitir que corram em suas costas.
Mediocentro/Volantes
Com a bola: Ler as situações de jogo para posicionamento em relação à bola. Saída rápida, passes e conduções curtas. Evitar riscos de perda da bola quando recebe de costas ao gol adversário, jogar de primeira. Movimentos laterais para facilitar a ação dos meias na fase de criação. Capacidade de mudar a orientação do jogo com passes curtos ou em profundidade. Boa técnica de domínio e passe.
Sem a bola: Capacidade de comunicação e liderança. Pressão para recuperação da bola. Cobertura dos meias. Fechar espaços e linhas de passe pra o adversário. Diminuir o espaço entre linhas.
Interiores/Meias
Com a bola: Visão de jogo e alta qualidade técnica. Muita segurança. Fundamentais em gerar situações de gol. Assistências e chegadas ao gol. Boa finalização de fora da área. Chegada com triangulações ou jogadas individuais. Receber de lado e jogar de primeira. Mover-se entre linhas e oferecer-se constantemente.
Sem a bola: Pressão para recuperação da bola. Comunicação com o volante. Defender dentro e junto. Ajudas constantes. Fechar espaços e linhas de passe.
Extremos/Atacantes
Com a bola: Muita profundidade. Bom 1×1 por velocidade e qualidade. 1×1 perto da área, nunca no meio do campo. Normalmente se vão pelas faixas e passam bem. Se cruzam a bola do lado oposto, devem chegar dentro da área para alcançar as bolas que passarem. Jogadores rápidos e ágeis. Inteligentes na tomada de decisão.
Sem a bola: É o primeiro defensor. Não tem que recuperar a bola. Frear o ataque e femeias).
Delantero centro/Centroavante
Com a bola: Deve entrar no primeiro poste nas ações pelas faixas laterais. Buscar finalização. Tem que ser goleador. Bom de cabeça, rápido e explosivo. Ter muita visão de jogo. Dominar jogo de costas, favorecendo paredes e entradas. Jogar de primeira, proteger a bola e profundidade.
Sem a bola: Posicionamento entre os dois centrais. Saber o momento correto de apertar o adversário. É o primeiro defensor.