Não vi o França jogar, quando comecei a acomoanhar o São Paulo ele ja tinha saído, mas meu pai viu, até hoje meu pai olha os vídeos dele no youtube também, era um baita craque!
É difícil comparar as épocas e os contextos em que elas se encaixam, porque muita coisa muda, não só a concorrência, que de fato era maior, mas a parte tática mudou muito também..por exemplo, o França era jogador extremamente técnico, não era um atacante de força, de velocidade, era mais cerebral em campo, seguia o estilo do Dennis Bergkamp, que foi atacante mais técnico que eu já vi..antigamente este tipo de jogador perdia espaço nas seleções para os centroavantes de força e velocidade por uma questão tática mesmo, hoje em dia com o "falso 9" vigorando, o França sobraria em relação a muito dos jogadores em que ele perdeu espaço!
Era a grande concorrência da época né? Um Roberto Firmino que hoje é visto como "craque", nessa época se conseguisse jogar uma série B seria muito
os mais injustiçados com certeza foram Alex, Djalminha mas tinham muitos jogadors de qualidade na epoca então não da pra falar q foi injustos exatamente
França e Muller forma os 2 atacantes mais talentosos que eu vi jogar no SPFC, craques.
Decada de 90 tinhas muito craques...
Hj o tem jogador superestimado!!!
Futebol brasileiro não revela mais nada.
Não temos lateral direito nem esquerdo. Zagueiros ainda continuam uns velhos pq os novos são mais ou menos. Meia clássico já não existe. Muito menos um 9. Jogador de lado só corre e não sabe pensar.
Os brasileiros tem sorte que os europeus e outros grandes compradores ainda acreditam que vão acertar em uma grande revelação e continuam comprando nossos jogadores.
Jogou muito! É Tricolor até hj!
Acontece muito com jogadores do SPFC!!
Hoje muitos jogadores com grande potencial não conseguem espaço porque não tem um empresário com nome forte entre os clubes.
França era um grande jogador, assim como muitos daquela geração. Quem viu a época de ouro do Ronaldo Fenômeno, antes das contusões, sabe que ele foi absurdamente diferenciado antes dos problemas físicos.
Naquela época empresário não tinha influência. Jogadores que progrediam nos clubes eram os que realmente jogavam bola - e isso reflete diretamente na qualidade técnica dos jogadores, porque, com a máfia dos empresários muitos jogadores promissores não conseguem nem oportunidade no futebol brasileiro. Suas carreiras morrem antes mesmo de começar.
Se você pegar a década de 80, por exemplo, havia muitos jogadores que hoje seriam titulares da seleção brasileira, e que atuavam em times do interior. Hoje esses jogadores, se não conseguirem negociar e encher o bolso de algum grande empresário do futebol, não entram em time algum.
É só ver o caso do SP. De 2009 em diante chegamos a ter um elenco quase completo de jogadores ruins, porém, empresariados por um mesmo empresário forte no futebol. Poucos comentaram a respeito disso.
Por causa disso e de outros fatores a qualidade técnica dos jogadores brasileiros decaiu muito nos últimos anos. O último jogador brasileiro a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo foi Kaká, em 2006 (se bem me lembro).
Não sei se em outros países os empresários do futebol têm tanto poder assim, mas no Brasil é assim que as coisas acontecem.
É como o Palhinha, que um colega citou aqui embaixo: olhe os números do Palhinha, a quantidade de jogos que esse atletas decidiu. Hoje, Palhinha jogaria num Barcelona fácil. E tem gente que nem lembra direito dele. Veja como o nível do futebol caiu.
Até mesmo o Danilo que jogou aqui no São Paulo e no Corinthians merecia disputar Copa do Mundo e sequer foi convocado para disputar um amistoso
Foi excelente jogador, mas na época dele a competição na seleção era alta. Aqui no SP sempre foi muito bem, porém depois que saiu não se adaptou bem a Alemanha na passagem dele lá e ficou apagado. Depois foi pro Japão e jogou até o fim da carreira, inclusive continuou a residir no Japão apos a aposentadoria. Nos dias de hoje seria titular fácil da seleção.
A vdd é que naquela época a qualidade do futebol brasileiro era muito mais alta, tinha jogadores de alto nível até aqui no Brasil. Hoje em dia o nível no Brasil e ruim na minha opinião, sei que muitos aqui discordam pq sempre negativam quando eu falo nisso, mas pra mim é muito claro
França, ao lado de Palhinha, foi o jogador mais técnico que já vi. Só não foi para Copa do Mundo porque naquela época existiam duas "prateleiras" aqui no Brasil: os super craques e os craques.
O França no São Paulo sem dúvidas ficou marcado , jogou muito aqui , mas depois que ele saiu do São Paulo , a carreira dele não foi mais a mesma , ele não deu certo no futebol alemão e ele foi parar no futebol japonês . Na época tinha jogadores melhores do que ele e mesmo se continuasse no São Paulo ou desse certo na Europa , não era garantia dele ser convocado . O França ficou muito identificado com o São Paulo pelo título paulista de 98 e para os são-paulinos que viveram aquela época , ficou muito marcado . Mas eu sou muito mais identificado com o Luís Fabiano por exemplo do que com o França , apesar de gostar dele
Felipão teve a chance de ter uma seleção em 2002 nível 1970, 1982 e 2006, em termo de grandes nomes. Sorte a dele que mesmo com a teimosia conseguiu ser campeão.
Imagina se tirasse daquela seleção:
Edilson, Denilson, Ricardinho e Kaká... colocaria Romário, França, Djalminha e Alex.
Teriamos um quarteto com Ronaldo, Romário, Ronaldinho e Rivaldo, com França, Luizão, Djalminha e Alex de reservas, olha o que seria esse time.
Houve um momento na carreira de França que ele vinha jogando tanta bola, que o Ronaldo fenômeno e o Romário não estavam tão bem, principalmente por causa de contusões, que se discutia na época é quem deveria fazer dupla de ataque com França que jogou ótimas pela seleção. Contudo, França não foi bem em outras partidas seguidas foi perdendo a confiança e depois foi desaparecendo; não foi o primeiro caso no futebol e nem será o último, mas no São Paulo ele sempre jogou em um patamar elevado, ele não sentia o peso da camisa.
Se o cara fuçar muitos vídeos dessa geração, fica até confuso. O Juninho Paulista, por exemplo, era reserva absoluto e era muito mais técnico que um Phyllliyhlpe Coutinho da vida, que hoje é titular. Naquele tempo era difícil entrar na seleção, pois tinha uma porrada de jogador começando com a letra R...
Isso pq não citei outros como Jardel, Paulo Nunes, Giovanni...eram muitos meias/atacantes bom de bola mesmo naquela época.