O River, conhecido como o "mais grande" e também como "milionários" foi rebaixado em 2011 e hoje é o maior finalista de libertadores dos últimos 5 anos. Segue o resumo do que foi feito de lá pra cá:
1 - Troca de diretoria em 2013
2 - Profissionalização da gestão, que promoveu corte de gastos e renegociação de dívidas
3 - Valorização do torcedor com a restruturação do programa sócio torcedor com descontos para levar a torcida ao estádio, o que ocasionou um crescimento de quase 100% do faturamento em 5 anos
4 - Em 2014, ainda com praticamente o mesmo elenco da segunda divisão, contratou Gallardo, que vinha de 2 títulos uruguaios com o Nacional-URU e chegou no River e já levou a Sulamericana de 2014. Vendo que o treinador deu resultado, o River deu continuidade ao trabalho de Gallardo.
5 - Depois das finanças arrumadas e com filosofia de jogo definida após 4 anos de trabalho do Gallardo construindo o time, montou um elenco investindo R$128,5 milhões, sendo assim o time da América Latina que mais investiu em 2018. O São Paulo que foi o time brasileiro que mais investiu (mal) em 2018 investiu R$59,6 milhões.
Resultado: 13 finais em 8 anos, ganhando 10. Uma das 3 que perderam foi para o Barcelona no mundial.
Então não tem nada de mirabolante: gestão profissional, valorização do torcedor, finanças arrumadas, treinador acima da média e alto investimento em elenco.