publicidade

A ideia de clube-empresa é burra

Acabei de ver o vídeo do bandana, que está apoiando esse projeto e algumas pessoas aqui estão pedindo para assistir. Pensava que no vídeo que tinha algo mais útil, mas não, nenhuma informação contundente do benefício específico ao São Paulo, nenhum projeto viável e nenhuma empresa interessada no caso.

Vou listar vários pontos do porquê essa ideia não é a solução para porra nenhuma.

Antes, quero dizer que sou a favor da separação administrativa do futebol do social, mas isso não significa a venda da parte de futebol para uma empresa privada. Sou a favor de ter eleição para o social, com seus duzentos mil conselheiros para gerir o clube social do SPFC e esporte amador, e uma eleição para a parte de gestão do futebol, cuidando da base e do profissional, enxuta, de grande fiscalização e com responsabilidades pelos atos, inclusive respondendo civilmente pelos atos feitos de má fé, e buscar responsabilidade pelo patrimônio em casos comprovadamente de má fé ou omissão.

1 - No vídeo traz a premissa que os grandes clubes são empresas:
Verdade, mas mentira. Todos os clubes grandes são clubes que historicamente já eram fortes. Cada país europeu tem de 2 a 4 grandes clubes, e esses clubes sempre tiveram dominância no mercado europeu. Não foi a mudança de alguns deles para uma gestão empresarial que mudou algo. Ao contrário, existem diversos e diversos clubes que nasceram de empresas, e nunca chegaram aos pés dos clubes associativos. Quer saber quais não são empresas? Simplesmente Bayern, Real e Barça, os 3 maiores da Europa.

2 - Ele usa exemplos do Flamengo, que é clube associativo, e tenta enrolar a verdade tentando dizer que o Flamengo e gerido por uma empresa! E NÃO É. A distância financeira do Flamengo para o SPFC é basicamente televisiva, isso se resolve com uma melhor forma do contrato televisivo, que começará a ser mais igualitária a partir de agora.

3 - Oras! O problema não é ser clube associativo? Então porque diabos está dizendo que o SPFC tem que virar empresa para poder correr atras de um clube associativo????

4 - No vídeo ele insiste em dizer do PSG e do City. Meu amigo, esses dois times tem receita da lavagem de dinheiro do petróleo árabe! Você está confiante que o interesse do mercado financeiro árabe ou russo virá aqui para lavar 500 milhões de euros? Só assim mesmo para um time "empresa" fazer sucesso. Isso é uma agulha no palheiro, 99% dos clubes empresas não são bosta nenhuma.

5 - Quer um modelo de clube empresa sério? Red Bull. Mas o Red Bull tem interesse em ganhar títulos? NÃO. A missão do Red Bull é ganhar dinheiro. Ele pega os melhores do RB Brasil e mandam pra Áustria ou Alemanha, e lá tentam fazer esses jogadores aparecerem na Champions para valorizarem. Esse é o modelo tradicional de um clube empresa.

6 - Para mim, o que esses panacas estão querendo é tomarem posse do SPFC, o maior formador de talentos do Brasil, para conseguirem colocar mais fácil as mãos nas revelações do time! Não vejo nenhum torcedor do Flamengo ou Cruzeiro ou Grêmio falando de clube empresa. Sabe por que nós falamos? Porque estamos na fila! Porque a administração ta zuada! Porque vemos escândalos de corrupção! Não confundam má administração com necessidade de clube empresa.

Essa entrevistado Bandana é ridícula, a proposta não fala nada com nada e não mostra vantagem alguma para o SP. Só suposições que o autor do projeto tirou de seus próprios delírios.
Avalie: 9 34

Comentários (7)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias