Gostaria de explicar para vocês a situação do Hernanes e o do porque acredito numa possível vinda dele nessa janela.
Para entender a situação dele, precisamos entender os contratos dos jogadores no geral, que funciona assim:
Quando um clube contrata um jogador, conforme vai se aproximando do fim do contrato dele, o jogador tende a ter seu passe desvalorizado (passe não é valor de mercado), justamente pela facilidade de saída por multa recisória, por isso os clubes tem por prática renovar os contratos quando se passam de 50 a 60% do tempo dele, para garantir uma multa maior e que o jogador não sairá de graça por pré-contrato.
Via de regra um jogador em início de carreira tende a ter seu valor de mercado em crescimento conforme os anos passam, ao passo que com os veteranos é o inverso, a cada ano o valor de mercado vai caindo e o que isso muda? O valor do passe do jogador tende-se a estar atrelado ao seu valor de mercado e a cada renovação, coloca-se uma multa acima do valor de mercado e compatível com uma prévia de um valor futuro dele, para que não ocorra de um jogador ter uma multa no valor de x e seu valor de mercado ser 2x, assim o time sairia perdendo!
Tá, mas qual a relação com Hernanes? Acontece que o Profeta está em fim de contrato e em Julho poderá assinar um pré contrato e sairia de graça, o time chinês já sabe disso e como ambas as partes não vão renovar, o clube quer barganhar o máximo pra não ter prejuízo com uma venda!
Assim sendo poderíamos definir o Profeta com 2 valores: o passe dele e o valor de mercado!
O valor de mercado dele é por volta de 2 milhões, sendo que os chineses o compraram por 8 milhões, desvalorização normal pela idade!
O valor do passe dele, via de regra deveria estar nessa base, considerando a desvalorização por tempo de contrato, mas aí que entra a dificuldade dita pelo SPFC na contratação!
Quando o jogador está a 6 meses de poder assinar um pré-contrato, o clube dono de seus direitos tende a querer um valor acima do valor do passe, para minimizar o prejuízo, a depender obviamente do clube que quer comprar o jogador, um exemplo claro disso era o Militão, que com a urgência do Porto em tê-lo em seu elenco, fez com que o Porto desembolsasse uma grana boa para comprá-lo naquela oportunidade, sendo que o valor do passe dele era quase 0 naquela ocasião!
Uma negociação de compra e venda no futebol tem-se 3 partes: jogador, clube comprador e clube vendedor e todas elas devem estar em comum acordo para acontecer um negócio, porém no caso do Profeta, segundo informações, falta o clube vendedor e aí onde entra a dificuldade mencionada na compra!
Numa negociação simples, imaginando um cenário sem querer barganhar muito, se o SPFC pagasse cerca de 4 milhões de Euros, levaria o Hernanes na hora afinal os chineses recuperariam 50% o investimento no fim do contrato, podendo perder ele de graça fim do ano, mas o SPFC também não ofereceria de cara esse valor, logo a negociação está emperrada nesse ponto, um valor de equilíbrio onde os chineses aceitem vender e o SPFC pagar, sem mencionar forma de pagamento e etc.
Dito tudo isto, tenho quase certeza que nessa janela o Hernanes chegue!