Brasil cai para 5.º no ranking da Fifa; Espanha lidera
Extraído de: Diario do Grande ABC
O ranking da Fifa foi atualizado nesta quarta-feira e exibiu uma série de modificações no grupo dos dez mais bem colocados. Entre elas, destaque para o Brasil , que caiu duas posições e agora figura em quinto lugar, com 1.130 pontos.
O País foi ultrapassado pela Alemanha , que subiu uma posto e está na quarta posição, e também pela Inglaterra , que saltou da sexta para a quarta colocação. Já a Espanha e a Holanda se mantiveram respectivamente na ponta e na vice-liderança, respectivamente.
A Itália também de destacou ao galgar três posições e chegar ao sexto lugar, seguida por Portugal , que subiu uma, e pela Croácia, que saltou duas. Já o México entrou com destaque no top 10 ao ascender nada menos do que 19 colocações e assumir o nono posto, consequência da conquista do título da Copa Ouro na Concacaf, obtida no último domingo, nos Estados Unidos . É a primeira vez desde julho de 2007 que os mexicanos figuram entre os dez primeiros.
A Argentina , que despencou cinco colocações, completa o top 10. Brasileiros e argentinos, porém, terão grande chance para recuperar terreno e status no ranking em julho, quando lutarão para conquistar o título da Copa América, que começa na próxima sexta-feira.
A grande movimentação de colocações no ranking foi provocada pela realização da Copa Ouro, de vários jogos de eliminatórias para copas continentais e pela desvalorização da primeira fase de partidas da Copa do Mundo de 2010, que passaram a ter peso menor.
Entre as grandes mudanças, destaque também para a queda do Uruguai , quarto colocado no último Mundial, que perdeu 11 posições e agora ocupa o 18.º lugar. Os uruguaios, porém, também apostam no sucesso na Copa América para manter seu status em alta.
Já Montenegro, que galgou oito posições e está em 16º, e a Costa do Marfim , 14º após subir sete posições, alcançaram suas melhores classificações desde que a listagem da Fifa foi criada.
A próxima atualização do ranking da entidade ocorrerá no próximo dia 27 de julho, três dias depois da disputa da final da Copa América, em Buenos Aires, na Argentina .