Raio-X da crise: como o São Paulo desmoronou em apenas sete meses
SE QUISER ENTENDER O VERDADEIRO MOTIVO DA CRISO DO SPFC LEIA COM PACIENCIA POIS É GRANDE , POR FAVOR!!
Era o semestre mais esperançoso dos últimos anos no São Paulo. Afinal, o time campeão da Copa Sul-Americana em dezembro começaria 2013 em alta. Rogério Ceni, Lúcio, Jadson, Ganso e Luis Fabiano formavam quase meio time só com jogadores caros, idolatrados pela torcida e renomados no mercado. Mas, na prática, não funcionou. Junte a má fase técnica aos erros de planejamento de uma diretoria polêmica com as falhas de uma comissão técnica já demitida e você terá um time mergulhado na crise desde o início do Campeonato Brasileiro.
Os problemas do Tricolor começaram muito antes do gramado. Ney Franco passou meses cobrando a chegada de um jogador mais experiente para suprir a saída do ídolo Lucas, vendido ao Paris Saint-Germain. Os pedidos não foram atendidos. A direção preferiu apostar no, teoricamente, “bom e barato” para economizar os milhões recebidos e acabou sobrecarregando as duas principais peças do setor, Osvaldo e Luis Fabiano.
Juvenal, Adalberto e os erros
A cúpula do departamento de futebol, aliás, fracassou em praticamente todos os reforços que trouxe para a temporada. A lista não é das maiores, mas reflete o atual momento: Wallyson já foi embora, enquanto Lúcio não consegue se firmar. Roni, Silvinho e Caramelo, vindos de clubes do interior do estado, pouco atuaram. Negueba sequer estreou por causa de uma lesão no joelho direito, e Renan Ribeiro aguarda uma chance no gol. Aloísio, destaque no Figueirense, é um dos poucos a se salvar.
Não bastassem os erros nos reforços, o São Paulo passa também por um período ruim administrativamente. Juvenal Juvêncio, sim, é o verdadeiro soberano. Há sete anos no cargo (o entregará em abril de 2014), dita as regras da maneira que bem entende. Em algumas vezes, vira motivo de piada pelo discurso ditatorial e ao mesmo tempo cômico. Foi o que aconteceu na apresentação de Paulo Autuori, quando falou mais que o novo treinador e preferiu listar as últimas trocas de comando do Corinthians a admitir erros em sua administração.
Apenas o diretor de futebol Adalberto Baptista tem certo poder. Herdeiro de um famoso laboratório farmacêutico, ele é visto por Juvenal como um grande negociador – nas mãos deles estiveram as transações por Ganso e Luis Fabiano. Mas, internamente, não agrada a funcionários e jogadores. Muitos reclamam do “nariz empinado” e por não ter força para fazer cobranças ao grupo.
A esperança recai agora sobre Paulo Autuori. Não só para encontrar um time considerado ideal, mas também para recuperar algumas peças-chave do elenco. Rogério Ceni, Lúcio, Ganso e Luis Fabiano, as apostas para montar uma equipe de sucesso, vivem um período negativo e puxam para baixo outros jogadores que tiveram boas atuações anteriormente, como Rafael Toloi, Wellington, Denilson e Osvaldo.
A dificuldade, porém, será grande. A direção não pretende fazer investimentos pesados para reforçar o elenco. A disparidade é visível, principalmente depois que sete jogadores foram liberados por causa da eliminação nas oitavas da Libertadores.
Estrelas sem brilho
Nem mesmo Ceni escapa da instabilidade. Perto da aposentadoria, que provavelmente acontecerá em dezembro, o ídolo tricolor o relacionamento dele com Ney Franco não era dos melhores.
A crise passa também pela zaga. Lúcio era a aposta de Juvenal para ser um segundo líder para o time, mas as atuações não condizem com o status. O pentacampeão teve problemas com o antigo treinador e não rendeu o esperado até o momento. Longe disso. Falha seguidamente e abriu espaço para a diretoria procurar zagueiros no mercado.
A paciência dos torcedores está acabando com Paulo Henrique Ganso. Contratado por mais de R$ 23 milhões no ano passado, o ex-santista é uma mistura de dúvida e decepção. Recuperado dos problemas físicos, não consegue jogar em alto nível e deve virar reserva muito bem breve, acabando de vez com qualquer sonho de voltar à seleção brasileira até a Copa de 2014. No comparativo dentro do próprio clube, fica bem abaixo de Jadson, principal jogador da equipe no ano.
O São Paulo tenta impedir que a contratação de Ganso se transforme em um “mico”. O clube, famoso por fazer bons negócios com o exterior, já começa a cogitar uma possível venda caso surja alguma proposta para, no mínimo, igualar o valor investido.
A mesma situação vive Luis Fabiano. O centroavante é o artilheiro tricolor no ano, com 17 gols, mas está longe de agradar. A irritação dos dirigentes começou com a suspensão de quatro jogos imposta pela Conmebol ainda na primeira fase da Libertadores depois que ele foi expulso após o apito final da partida contra o Arsenal, no Pacaembu. Juvenal ameaçou vendê-lo, o Fabuloso ameaçou sair, mas fizeram as pazes.
Paz que acabou na semana passada, quando ele recebeu cartão vermelho na derrota para o Bahia, no Morumbi. Desta vez, foi a torcida quem não gostou e passou a chamá-lo de “pipoqueiro”. Luis se irritou e, ironicamente, aplaudiu ao sair do gramado.
O São Paulo vive uma semana em que pode passar do inferno ao céu em 90 minutos. Se vencer o Corinthians e conquistar a Recopa, todos os erros ficarão no passado. Mas, se perder o troféu para o grande rival dos últimos anos, mergulhará ainda mais fundo em uma crise que será difícil de afastar do Morumbi.
- Tricolor nos Estados Unidos? Empresário Diego Fernandes anuncia evento São Paulo Day em Nova York para reunir investidores para SAF
- Crespo pede meio-campista e São Paulo avalia ex-Santos em cenário de aperto no caixa
- OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
Notícias
São Paulo admite fragilidades no lado esquerdo, mas não prioriza reforços para o setor
São Paulo mira novo "time" após anunciar primeiro reforço para 2026 e movimentar mercado
Marcos Antônio brilha no São Paulo e torcedores exaltam temporada na reta final do campeonato
São Paulo define negociação com Coritiba e prepara empréstimos de dupla para a Série B
São Paulo avança em negociações por Gastón Ávila, que deseja seguir no Brasil e reforçar o time
Craque anunciado! São Paulo oficializa craque e destaque do Brasileirão 2025
Botafogo e São Paulo em negociação intensa: Ferraresi aceita aumento, Tucu Correa na mira
Mara Casares se afasta do Conselho do São Paulo após polêmica sobre camarote exclusivo
Crise política em São Paulo: investigações em meio a planos para 2026 e o impasse no horizonte
Mais um goleiro de saída? São Paulo fecha emprestimo de mais um goleiro ao Juventude
São Paulo e Botafogo negociam troca: Ferraresi, Pablo Maia e Rodriguinho nas mesas de acordo
São Paulo confirma saída de Jandrei para o Juventude, dando novo rumo ao goleiro paulista
Ex-esposa de Julio Casares solicita licença do Conselho do São Paulo após polêmica nos bastidores
Se afastou após escândalo? Conselheiro decide se afastar do Conselho Deliberativo após ser escândalo no São Paulo estourar
Oposição no São Paulo dispara contra Casares, ensaiando golpe decisivo nos bastidores do clube
Tricolor nos Estados Unidos? Empresário Diego Fernandes anuncia evento São Paulo Day em Nova York para reunir investidores para SAF
Lembra dele? São Paulo faz homenagem a ídolo que trouxe o primeiro titulo brasileiro da história do Tricolor
São Paulo segura Vi Amaral até 2028, após acordo nos bastidores do clube e com a torcida
Joia se saída? São Paulo não consegue renovar com joia do time e pode perde-lo de graça em 2026
Crespo pede meio-campista e São Paulo avalia ex-Santos em cenário de aperto no caixa
São Paulo confirma contratação de Danielzinho, ex-Mirassol, até 2027 e promete reforço na campanha
São Paulo confirma a chegada de Danielzinho, meio-campista que brilha no Mirassol
OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
ESPERANÇA: Em meio à crise no São Paulo, Marcos Antônio surge como um dos raros alentos
Estafe nega avanço, mas São Paulo vê negociação por Rodriguinho evoluir
Ministério Público do SP reage e solicita inquérito pela venda ilegal do camarote do clube
Áudio expõe diretores do São Paulo e MP pede inquérito por venda ilegal
Caos, lesões e vexames: São Paulo fecha 2025 como uma das piores temporadas recentes
Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
Marcos Antônio no São Paulo: torcedores debatem desempenho em temporada decisiva e cheia de altos e baixos