Garotinho (Little Boy) entra com requerimento para "acelerar" investigação contra CBF

Garotinho (Little Boy) entra com requerimento para "acelerar" investigação contra CBF

mauricio.rcf

Daniel Favero

"O deputado federal Antony Garotinho (PR-RJ) protocolou, nesta quarta-feira, um requerimento na Câmara de Deputados contra o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), por não dar prosseguimento a tramitação da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC), uma espécie de mini CPI, contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Garotinho diz que a proposta foi aprovada há 12 semanas na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, e que deveria ser numerada pelo presidente da Casa e devolvida à Comissão em, no máximo, duas sessões para que fosse nomeado um relator e os trabalhos tivessem início.

"Vou ler o requerimento em Plenário porque há 12 semanas o presidente não devolve a Proposta de Fiscalização e Controle à Comissão, quando, pelo regimento interno, ele é obrigado a fazê-lo em, no máximo, duas sessões. Vou dizer que se ele não der prosseguimento, vou entrar com um mandando de segurança contra ele", afirmou o deputado.

Antes de emplacar a PFC, Garotinho tinha tentado levantar votos para uma CPI, mas disse que, apesar de conseguir o número de votos necessários, a comissão não foi adiante por intervenção do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

"A PFC tem os mesmos poderes de uma CPI, pode convocar, solicitar balancete, investigar, quebrar sigilo, mas é restrita a entidades do poder público ou que recebem verba pública", disse ele ao explicar que a CBF, Fifa e seus representados receberam incentivos fiscais de R$ 1,1 bilhão.

Segundo Garotinho, Ricardo Teixeira é sócio de empresas que trabalham com o Comitê Organizador da Copa, como pessoa física, e tem os poderes de indicar quem vai realizar qualquer tipo de atividade relacionada com a Copa 2014.

"É uma vergonha ele ser sócio do Comitê Organizador local. Ele recuou na distribuição de cotas sem levar em consideração a proporcionalidade, mas ainda continua sendo uma imoralidade ele ser sócio do comitê organizador local como pessoa física", afirmou.

Segundo Garotinho, Teixeira tem o direto de indicar as empresas que ele quiser para realizar qualquer tipo de atividade. "Essas empresas vão receber incentivos fiscais, municipais, estaduais e federais. Qualquer tipo de evento, vender medalha, promover bufês... é ele que indica, e não paga imposto nenhum", explicou.

Ele diz ainda que já havia denuncia no envio de um e-mail da Fifa solicitando que os patrocinadores fossem bem tratados pelos comitês locais. "Lavagem de dinheiro. Tudo isso eu estou denunciando aqui no Congresso", disse Garotinho.

A CBF foi procurada pela reportagem do Terra, mas disse que o responsável por responder por questões relativas à Copa de 2014 é o Comitê Organizador, que ainda não se pronunciou sobre o caso.

A assessoria de imprensa do presidente da Câmara dos Deputados informou que Marco Maia está analisando cuidadosamente cada um dos pedidos de investigação feitos na Câmara. A assessoria informa que ele tem analisado cada uma das solicitações para evitar que ocorra uma banalização desse tipo de instrumento, o que não quer dizer que ele não vai atender as solicitações".

Terra.oom

Avalie esta notícia: 0 0
VEJA TAMBÉM
- Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo
- Sem gastar, São Paulo articula troca com River por Enzo Díaz e Gonzalo Tapia
- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Novo craque: Joia de Cotia estreia no time principal em triunfo do São Paulo sobre o Internacional
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net