publicidade

Garotinho (Little Boy) entra com requerimento para "acelerar" investigação contra CBF

Daniel Favero

"O deputado federal Antony Garotinho (PR-RJ) protocolou, nesta quarta-feira, um requerimento na Câmara de Deputados contra o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), por não dar prosseguimento a tramitação da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC), uma espécie de mini CPI, contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Garotinho diz que a proposta foi aprovada há 12 semanas na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, e que deveria ser numerada pelo presidente da Casa e devolvida à Comissão em, no máximo, duas sessões para que fosse nomeado um relator e os trabalhos tivessem início.

"Vou ler o requerimento em Plenário porque há 12 semanas o presidente não devolve a Proposta de Fiscalização e Controle à Comissão, quando, pelo regimento interno, ele é obrigado a fazê-lo em, no máximo, duas sessões. Vou dizer que se ele não der prosseguimento, vou entrar com um mandando de segurança contra ele", afirmou o deputado.

Antes de emplacar a PFC, Garotinho tinha tentado levantar votos para uma CPI, mas disse que, apesar de conseguir o número de votos necessários, a comissão não foi adiante por intervenção do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

"A PFC tem os mesmos poderes de uma CPI, pode convocar, solicitar balancete, investigar, quebrar sigilo, mas é restrita a entidades do poder público ou que recebem verba pública", disse ele ao explicar que a CBF, Fifa e seus representados receberam incentivos fiscais de R$ 1,1 bilhão.

Segundo Garotinho, Ricardo Teixeira é sócio de empresas que trabalham com o Comitê Organizador da Copa, como pessoa física, e tem os poderes de indicar quem vai realizar qualquer tipo de atividade relacionada com a Copa 2014.

"É uma vergonha ele ser sócio do Comitê Organizador local. Ele recuou na distribuição de cotas sem levar em consideração a proporcionalidade, mas ainda continua sendo uma imoralidade ele ser sócio do comitê organizador local como pessoa física", afirmou.

Segundo Garotinho, Teixeira tem o direto de indicar as empresas que ele quiser para realizar qualquer tipo de atividade. "Essas empresas vão receber incentivos fiscais, municipais, estaduais e federais. Qualquer tipo de evento, vender medalha, promover bufês... é ele que indica, e não paga imposto nenhum", explicou.

Ele diz ainda que já havia denuncia no envio de um e-mail da Fifa solicitando que os patrocinadores fossem bem tratados pelos comitês locais. "Lavagem de dinheiro. Tudo isso eu estou denunciando aqui no Congresso", disse Garotinho.

A CBF foi procurada pela reportagem do Terra, mas disse que o responsável por responder por questões relativas à Copa de 2014 é o Comitê Organizador, que ainda não se pronunciou sobre o caso.

A assessoria de imprensa do presidente da Câmara dos Deputados informou que Marco Maia está analisando cuidadosamente cada um dos pedidos de investigação feitos na Câmara. A assessoria informa que ele tem analisado cada uma das solicitações para evitar que ocorra uma banalização desse tipo de instrumento, o que não quer dizer que ele não vai atender as solicitações".

Terra.oom
Avalie: 0 0

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade